A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

8.3.19

OPORTUNIDADE 5.0


Olá!
Sejam bem-vindos mais uma vez ao nosso encontro no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas e assuntos correlatos.

Após algumas semanas sem postar no nosso blog, por conta de um trabalho que estávamos desenvolvendo, minha intenção hoje pela manhã era escrever um pouco sobre o Lean Manufacturing para pequenas e médias empresas.

Não sou nenhuma autoridade no assunto, tem muita gente fera por aí que poderia discorrer sobre o assunto com os dois pés amarrados nas costas e mordendo a ponta da própria língua.

Mas então decidi mudar o assunto, achei melhor falar sobre Oportunidades.



As pessoas falam de Industria 4.0, Lean Manufacturing, Design Thinking, Storytelling e Agile Transformation, ficam repetindo mantras e mais mantras capturados na Internet na esperança de que isso mude a realidade dos seus empregos e de suas empresas.

Fico imaginando quantas oportunidades são desperdiçadas diariamente pelas pessoas e consequentemente como isso afeta as empresas que elas representam.

É quase que um Firewall humano, você liga numa empresa qualquer, seja para se apresentar profissionalmente ou mesmo para se informar sobre um serviço ou produto que por ela é vendido mas precisa atravessar uma série de barreiras: ou é um porteiro mal informado, ou uma recepcionista com pouca boa vontade, um comprador que acha que conhece (tuuuuudooo!), um vendedor que não quer saber das suas necessidades reais mas quer empurrar qualquer coisa e fechar um pedido contigo de qualquer jeito.



E ás vezes você pacientemente consegue ultrapassar todas essas barreiras e pensa que vai falar com quem pode te ajudar ou tem a palavra final, mas aí vem a decepção: o cara, fantasiado de Meu Malvado Favorito, mal te ouve e ainda por cima dispara em você o famigerado raio congelante.

Isso aconteceu conosco quatro semanas atrás, contatamos uma empresa para nos apresentamos e oferecer nossos serviços, falamos com pelo menos cinco pessoas (uma delas o faxineiro inclusive) que simplesmente não sabiam dizer quem era o responsável pela engenharia deles, nem que tipo de software gráfico utilizavam.

Por fim conseguimos falar com o “CEO” porque um contato do LinkedIn em comum, nos forneceu o número do seu celular.



Desastre total! A pessoa nos atendeu aos berros e depois de nos identificamos disse que estaria entrando em uma reunião e nos deu cinco minutos apenas.

Quem consegue passar uma informação em cinco minutos sabendo que do outro lado a Boa vontade passou longe? Catástrofe!

Muito bem tentamos! Informação anotada na planilha de prospecção, empresa classificada como “sem interesse”, toca o barco...

No início disse que estávamos desenvolvendo um trabalho e por conta disso não pude postar no blog, pois bem parte desse trabalho era auditar e homologar um grupo de 15 empresas escolhidas por nosso cliente que pudessem prestar serviços e eventualmente oferecer suporte caso algum imprevisto ocorresse em suas instalações.  

Todas as visitas foram agendadas pelo nosso cliente, exceto uma que estava impresso em vermelho, que só de bater o olho já identifiquei de quem se tratava: nossa velha desconhecida.

-E essa última aqui? – Perguntei a pessoa responsável pelo trabalho.

- Ah estou tentando falar com alguém da empresa, mas não consigo, até mandei email para o dono, mas nem recebi resposta. Deixe estar, vou substituir por outro nome e assim o fez.



Quando se fala em aumentar a receita gerada por um negócio, primeira coisa que vem a cabeça do dono, diretor, líder é bolar e implementar um daqueles programas milagrosos: reposicionar máquinas e armários,  deslocar pessoas, inventar novos nomes para coisas velhas.

Tudo que é novo salta aos olhos com certeza.

As pessoas falam de Industria 4.0, Lean Manufacturing, Design Thinking, Storytelling e Agile Transformation, tudo isso com certeza trará melhorias aos negócios  mas nenhum deles servirá de nada se antes conexões  interpessoais não forem estabelecidas.

Procure observar como andam os relacionamentos de sua empresa com o mundo externo. Como funciona o seu Firewall? Será que sua empresa não está perdendo oportunidades e você ainda nem percebeu?

Tenham todos uma ótima semana e aproveitem bem o seu tempo ao lado daqueles que lhe querem bem.

Um abraço!

carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!