A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

30.1.19

Novos Materiais, novos Profissionais.


Olá!

Sejam bem-vindos mais uma vez ao nosso encontro no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas e assuntos correlatos.



Preste atenção na conversa fictícia de um engenheiro de uma montadora com o proprietário de uma pequena ferramentaria:
“...
- Nós aqui não trabalhamos com projetos não. Tenho um bom ferramenteiro, seu Oscar (nome fictício), a gente joga a peça na mão dele e ele “bola” a tira e a ferramenta de cabeça. Garanto que funciona!
- Como assim joga a peça na mão dele? É um modelo matemático! Você vai precisar de um computador para poder abrir o modelo 3D e estudar como produzir.
- Xii!!! O Sr. Oscar não sabe mexer no computador não! Computador aqui só serve para a secretária ler email, emitir pedidos de compra e ver saldo bancário da empresa. Vocês não têm um protótipo da peça não?
- Preciso de um cronograma detalhado da construção da ferramenta...
- Ah isso eu não tenho não... posso fazer na mão mesmo? ”



Essa conversa poderia muito bem ter acontecido ainda no século XX onde como diziam alguns bons profissionais com quem tive a sorte de trabalhar, tudo era feito na “unha”, com poucos recursos; mas pasmem, ela ainda é passiva de acontecer nos dias de hoje, principalmente quando o objetivo é reduzir investimentos.

Projetos que exigem um mínimo de tecnologia, como um computador, uma ferramenta CAD, usinagem CNC, ás vezes são entregues para empresas desprovidas de qualquer tecnologia, no melhor estilo “se vira! ”.

Nas últimas três décadas, milhares de novos tipos de aços foram sendo introduzidos no mercado, consequentemente o negócio de estampar peças em chapas de aço, também mudou, assim como o conhecimento sobre estampagem de metais expandiu.



Os Aços de alta resistência (AHSS) são materiais complexos e sofisticados, diferente dos aços doces de trinta anos atrás; são exclusivamente leves e projetados, sim projetados, para atender aos desafios dos veículos quanto ás rigorosas regulamentações de segurança, redução de emissões e de desempenho, tudo isso mantendo os custos acessíveis.

A experiência do Sr. Oscar, embora ainda valorizada nos dias de hoje, não é mais a única medida da capacidade de um colaborador, novos requisitos surgiram; hoje é necessário ser competente em computação, ter uma base sólida em matemática, saber elaborar uma boa análise de dados, conhecer as propriedades mecânicas de chapas metálicas, ser adaptável ​​a mudanças e principalmente saber como fazer uma comunicação eficaz para obter sucesso.

Poderá se interessar também por:

Novos Materiais - Desafios

Foco na Velocidade

Novos Materiais



Empregados mais velhos como o Sr. Oscar geralmente precisam aprender novas habilidades e claro principalmente saber se adaptar às mudanças.



Óbvio que isso não se aplica tão somente ao colaborador do chão de fábrica, tal mudança precisa ser absorvida também pelas empresas e principalmente pelos seus dirigentes, do contrário será cada vez mais difícil para esta acompanhar as mudanças do seu setor e fornecer continuamente componentes de qualidade aos seus clientes.

É fato que o ambiente de fabricação da indústria 4.0 (seja de qual setor for), está baseado em ciência e matemática e exige que os colaboradores tenham uma sólida base educacional e que seus empregadores desenvolvam programas de treinamentos contínuos. Isso permitirá que tanto a Empresa como seus colaboradores possam se adaptar às mudanças nas novas tecnologias e novos materiais que prometem serem cada vez mais rápidas.



Tenham todos uma ótima semana e aproveitem bem o seu tempo ao lado daqueles que lhe querem bem.

Um abraço!


Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos.