A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

28.2.10

Construindo modelos em Clay


Olá muito boa tarde!
Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre carrocerias automotivas.
Eu já estava com a minha postagem da semana pronta, quando quase por acidente meu filho de nove meses brincando no teclado, abriu o email do blog e fez o download das mensagens da semana...esse menino vai ser um gênio da informática...te cuida Bill!
Hoje aqui no Blog “Carroceiros” de Plantão, falaremos sobre Construções de Modelos. O que me motivou a postergar a postagem pronta e fazer uma nova foi o email do nosso colega Luciano que segue abaixo:
...
Acabei, por acaso, encontrando o seu Blog e achei muito legal os posts e as matérias ali abordadas! Eu não sou Designer (sou Engenheiro Civil), mas sempre curti muito o assunto ligado à construção de carrocerias.
Especificamente,me interessou muito o post "Ajuda ao meu Projeto", pois lembro que você sugeriu a quem estava te consultando, considerar como alternativa do projeto citado - uma reestilização do Opala em fibra de vidro - isso desenvolvido com uso das modernas ferramentas de modelagem que podemos ver no Blog do irmão do Décio.
A minha dúvida é: Uma vez concluída a modelagem (no 3D Studio-Max?), como o amador poderia começar a construir a carroceria em tamanho natural e chegar a um resultado bem próximo ao apresentado na imagem modelada?
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Bom muitas vezes o amador por assim dizer, vai recorrer á um amigo funileiro ou alguém que tenha um pouco de conhecimento na construção de protótipos.

Se o projeto parte de um carro que já existe como base, há uma boa chance de sair um trabalho, é o que acontece basicamente com o pessoal que faz aqueles pára-choques diferenciados, Protetores de Soleira e Aerofólios personalizados, mas quando se trata de um carro inteiro, é necessário estudar cada passo minuciosamente.

Uma vez tentei fazer uma carenagem para uma moto, utilizando madeira compensada, papelão, isopor, pregos, fita adesida e massa de funileiro, ficou até que bom mas poderia ter ficado melhor ainda não fosse a minha pressa em ver os resultados.

Por isso é preciso muita PACIÊNCIA!!! Quanto mais você tiver, melhor será a qualidade do seu trabalho.
Eu diria que partir diretamente para fazer o modelo em escala 1:1 sem conhecer as técnicas de modelagem em Clay seria suicídio, muito provavelmente haveria gasto de material, mão-de-obra, dinheiro e tempo, por isso eu surgiro que em paralelo á modelagem eletrônica do carro, faça-se um curso de modelagem em Clay e antes de se aventurar á fazer o modelo em 1:1 que o faça numa escala menor, talvez 1:4 ou 1:5 para a pessoa sentir as dificuldades do trabalho.

Tomei a liberdade de fazer uma pesquisa sobre o assunto e encontrei algumas coisas interessantes:
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&source=hp&q=clay+modelar&btnG=Pesquisa+Google&meta=&rlz=1R2GGLL_en&aq=f&oq=

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&source=hp&q=clay+modelar&btnG=Pesquisa+Google&meta=&rlz=1R2GGLL_en&aq=f&oq=


Abaixo alguns vídeos que encontrei no Youtube relacionados ao assunto:















Feliz 2010! Vamos mudar!
Uma boa semana á todos e não deixem de curtir á vida ao lado daqueles que lhes fazem bem.
Um abraço!
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