Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre carrocerias automotivas.
Primeiro gostaria de agradecer mais uma vez aqueles que tem acessado o Blog “Carroceiros” de Plantão freqüentemente, mais uma vez batemos o nosso próprio recorde: no mês de junho foram quase 7700 visitas.
Apenas por curiosidade, as dez cidades que mais visitas fizeram ao Blog editado em português foram: Sao Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Brasilia ,Fortaleza, Joinville e Goiania e as dez cidades que mais visitas fizeram ao Blog editado em espanhol foram: Cidade do Mexico, Bogota, Caracas, Cordoba, Buenos Aires, Puebla Las Palmas de Gran Canaria, Madrid, Quito e Barcelona.
Sem duvida alguma isso me motiva muito á continuar o “trabalho” de Blogueiro, mas fica uma pergunta no ar: O que você faz com prazer é trabalho ou diversão?
Se souber a resposta, me enviem por e-mail por favor.
Mas voltando á nossa pauta Carroceria, a montadora alemã Audi está inovando mais uma vez com sua expertise e vai utilizar em suas carrocerias montadas na planta em Neckarsulm, peças plásticas reforçadas com fibra de carbono.
Como a Audi foi o primeiro fabricante de automóvel á utilizar o alumínio em larga escala de produção, este know-how servirá como base para a industrialização da Tecnologia de Fibra de Carbono para uso em produção em série, esse Step é parte integral da estratégia de Construções Leves da marca.
O Conselho de Desenvolvimento Técnico da Audi, tem a intenção de usar a fibra de carbono em uma mistura inteligente de materiais, como alumínio e aço, de modo que eles possam melhorar os valores atuais de Stifness ( flexão, torção e peso) das carrocerias.
Mas o que é a fibra de Carbono? A Fibra de Carbono é um material composto mais freqüentemente utilizada na construção de carros de corrida e super-esportivos caros, embora, como toda a tecnologia disponível hoje, já possa ser encontrando em mais e mais veículos. É de uma relativa facillidade de se trabalhar e o seu alto custo é compensado pela sua alta resistência e extrema leveza.
A Fibra de Carbono é um material anisotrópico ou seja, um material cujas propriedades de rigidez e resistência dependentes da orientação das fibras no componente. O potencial de redução do peso da Fibra de Carbono depende então do tipo de carga que o componente do veículo será submetido e poderá trazer uma redução de até 25 por cento.
Uma boa semana á todos e não deixem de curtir á vida ao lado daqueles que lhes fazem bem.
Um abraço!
Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!O Especialista está também no Twitter.