Olá muito boa tarde!
Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas.
Ao longo deste mês tenho recebido alguns e-mails pedindo comentários sobre a decisão do DENATRAN em tornar obrigatório que os carros fabricados aqui no Brasil já saiam de fabrica com Air Bag e ABS.
Enquanto no Brasil avançamos á passos de tartaruga (perneta e manca) para melhorar a segurança de nossos veículos, quiçá estradas e ruas um dia; em alguns países o objetivo já é outro: Proteger o pedestre.
E o que isso tem á ver com Carroceria?
Ao longo dos anos foram inseridos reforços laterais para proteger os ocupantes, utilizaram-se novos materiais para que a absorção do impacto fosse mais eficiente e a célula de sobrevivência mais segura, mas e para o pedestre o que foi feito?
Acontece que para proteger o pedestre, a Carroceria também precisou evoluir, os Projetistas, passaram á estudar novas formas que permitam ao pedestre, no caso de um atropelamento, que este role sobre o veículo e não bata em superfícies cortantes durante a colisão.
Acidentes entre carros e pessoas acontecem, mas a morte pode ser evitada; para tanto, a carroceria precisa ser desprovida de tudo aquilo que aumente os ferimentos dos pedestres: cantos vivos e arestas e superfícies cortantes. Por isso em alguns carros, os símbolos situados sobre a Tampa Dianteira agora são retráteis, os pára-choques ganharam formas mais arredondadas e até mesmo o limpador de pára-brisas ficou escondido sobre a Tampa Dianteira.
Alguns Projetistas inovaram utilizando novos materiais como Alumínio ou Magnésio, ou reforços internos providos de regiões com deformação programada na construção das tampas dianteiras e dos Frontends.
Hoje a Europa já dispõe de uma diretriz que dita os ângulos máximos e mínimos permitidos para tampas dianteiras, portas, pára-choques, que os fabricantes tem de seguir visando aumentar a segurança do pedestre.
Mas as iniciativas não param por aí, as pesquisas continuam sempre.
As alemãs Siemens e Bosch desenvolveram cada um, um sistema que consiste em sensores instalados no pára-choque do carro, estes reconhecem um atropelamento em questão de milissegundos e deflagram um sistema de proteção, que consiste num leve levantamento da tampa do motor, para amortecer o choque.
Outros estudos procuram desenvolver Air Bags que ficariam na região situada entre o Pára-brisa e a Tampa Dianteira que seriam também acionados por sensores.
Vale a pena perder alguns minutos e entrar no Site do EuroNCAP e ver o quão á serio é levada a questão de proteção aos pedestres
http://www.euroncap.com/Content-Web-Page/ed4ad09d-1d63-4b20-a2e3-39192518cf50/pedestrian-protection.aspx
Abaixo o link que traz um comparativo entre 143 modelos europeus feito pelo ADAC:
http://www.adac.de/images/Knautschzone_Mensch_tcm8-123949.pdf
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego paulistana (CET-SP), foram registradas 670 mortes por atropelamento em São Paulo em 2008.
Nossas cidades não só precisam de veículos mais seguros como também precisamos de mais educação e principalmente mudar o comportamento dos motoristas.
Tenham todos uma ótimo fim de semana, não deixem de aproveitá-lo com aqueles que lhes fazem bem.
Um abraço!
O Especialista
carroceria.2008@gmail.com
Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!
Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas.
Ao longo deste mês tenho recebido alguns e-mails pedindo comentários sobre a decisão do DENATRAN em tornar obrigatório que os carros fabricados aqui no Brasil já saiam de fabrica com Air Bag e ABS.
Enquanto no Brasil avançamos á passos de tartaruga (perneta e manca) para melhorar a segurança de nossos veículos, quiçá estradas e ruas um dia; em alguns países o objetivo já é outro: Proteger o pedestre.
E o que isso tem á ver com Carroceria?
Ao longo dos anos foram inseridos reforços laterais para proteger os ocupantes, utilizaram-se novos materiais para que a absorção do impacto fosse mais eficiente e a célula de sobrevivência mais segura, mas e para o pedestre o que foi feito?
Acontece que para proteger o pedestre, a Carroceria também precisou evoluir, os Projetistas, passaram á estudar novas formas que permitam ao pedestre, no caso de um atropelamento, que este role sobre o veículo e não bata em superfícies cortantes durante a colisão.
Acidentes entre carros e pessoas acontecem, mas a morte pode ser evitada; para tanto, a carroceria precisa ser desprovida de tudo aquilo que aumente os ferimentos dos pedestres: cantos vivos e arestas e superfícies cortantes. Por isso em alguns carros, os símbolos situados sobre a Tampa Dianteira agora são retráteis, os pára-choques ganharam formas mais arredondadas e até mesmo o limpador de pára-brisas ficou escondido sobre a Tampa Dianteira.
Alguns Projetistas inovaram utilizando novos materiais como Alumínio ou Magnésio, ou reforços internos providos de regiões com deformação programada na construção das tampas dianteiras e dos Frontends.
Hoje a Europa já dispõe de uma diretriz que dita os ângulos máximos e mínimos permitidos para tampas dianteiras, portas, pára-choques, que os fabricantes tem de seguir visando aumentar a segurança do pedestre.
Mas as iniciativas não param por aí, as pesquisas continuam sempre.
As alemãs Siemens e Bosch desenvolveram cada um, um sistema que consiste em sensores instalados no pára-choque do carro, estes reconhecem um atropelamento em questão de milissegundos e deflagram um sistema de proteção, que consiste num leve levantamento da tampa do motor, para amortecer o choque.
Outros estudos procuram desenvolver Air Bags que ficariam na região situada entre o Pára-brisa e a Tampa Dianteira que seriam também acionados por sensores.
Vale a pena perder alguns minutos e entrar no Site do EuroNCAP e ver o quão á serio é levada a questão de proteção aos pedestres
http://www.euroncap.com/Content-Web-Page/ed4ad09d-1d63-4b20-a2e3-39192518cf50/pedestrian-protection.aspx
Abaixo o link que traz um comparativo entre 143 modelos europeus feito pelo ADAC:
http://www.adac.de/images/Knautschzone_Mensch_tcm8-123949.pdf
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego paulistana (CET-SP), foram registradas 670 mortes por atropelamento em São Paulo em 2008.
Nossas cidades não só precisam de veículos mais seguros como também precisamos de mais educação e principalmente mudar o comportamento dos motoristas.
Tenham todos uma ótimo fim de semana, não deixem de aproveitá-lo com aqueles que lhes fazem bem.
Um abraço!
O Especialista
carroceria.2008@gmail.com
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