
Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas.
Ao longo deste mês tenho recebido alguns e-mails pedindo comentários sobre a decisão do DENATRAN em tornar obrigatório que os carros fabricados aqui no Brasil já saiam de fabrica com Air Bag e ABS.

Enquanto no Brasil avançamos á passos de tartaruga (perneta e manca) para melhorar a segurança de nossos veículos, quiçá estradas e ruas um dia; em alguns países o objetivo já é outro: Proteger o pedestre.
E o que isso tem á ver com Carroceria?
Ao longo dos anos foram inseridos reforços laterais para proteger os ocupantes, utilizaram-se novos materiais para que a absorção do impacto fosse mais eficiente e a célula de sobrevivência mais segura, mas e para o pedestre o que foi feito?
Acontece que para proteger o pedestre, a Carroceria também precisou evoluir, os Projetistas, passaram á estudar novas formas que permitam ao pedestre, no caso de um atropelamento, que este role sobre o veículo e não bata em superfícies cortantes durante a colisão.

Acidentes entre carros e pessoas acontecem, mas a morte pode ser evitada; para tanto, a carroceria precisa ser desprovida de tudo aquilo que aumente os ferimentos dos pedestres: cantos vivos e arestas e superfícies cortantes. Por isso em alguns carros, os símbolos situados sobre a Tampa Dianteira agora são retráteis, os pára-choques ganharam formas mais arredondadas e até mesmo o limpador de pára-brisas ficou escondido sobre a Tampa Dianteira.
Alguns Projetistas inovaram utilizando novos materiais como Alumínio ou Magnésio, ou reforços internos providos de regiões com deformação programada na construção das tampas dianteiras e dos Frontends.
Hoje a Europa já dispõe de uma diretriz que dita os ângulos máximos e mínimos permitidos para tampas dianteiras, portas, pára-choques, que os fabricantes tem de seguir visando aumentar a segurança do pedestre.
Mas as iniciativas não param por aí, as pesquisas continuam sempre.

As alemãs Siemens e Bosch desenvolveram cada um, um sistema que consiste em sensores instalados no pára-choque do carro, estes reconhecem um atropelamento em questão de milissegundos e deflagram um sistema de proteção, que consiste num leve levantamento da tampa do motor, para amortecer o choque.

Outros estudos procuram desenvolver Air Bags que ficariam na região situada entre o Pára-brisa e a Tampa Dianteira que seriam também acionados por sensores.
Vale a pena perder alguns minutos e entrar no Site do EuroNCAP e ver o quão á serio é levada a questão de proteção aos pedestres
http://www.euroncap.com/Content-Web-Page/ed4ad09d-1d63-4b20-a2e3-39192518cf50/pedestrian-protection.aspx
Abaixo o link que traz um comparativo entre 143 modelos europeus feito pelo ADAC:
http://www.adac.de/images/Knautschzone_Mensch_tcm8-123949.pdf
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego paulistana (CET-SP), foram registradas 670 mortes por atropelamento em São Paulo em 2008.
Nossas cidades não só precisam de veículos mais seguros como também precisamos de mais educação e principalmente mudar o comportamento dos motoristas.
Tenham todos uma ótimo fim de semana, não deixem de aproveitá-lo com aqueles que lhes fazem bem.
Um abraço!
O Especialista
carroceria.2008@gmail.com
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