Olá muito boa noite!
Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre carrocerias automotivas.
Hoje aqui no Blog “Carroceiros” de Plantão, gostaria de abrir um parênteses para me dirigir á um colega que me enviou nesta semana o seguinte E-mail:
Olá amigo, tudo bem?
Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre carrocerias automotivas.
Hoje aqui no Blog “Carroceiros” de Plantão, gostaria de abrir um parênteses para me dirigir á um colega que me enviou nesta semana o seguinte E-mail:
Olá amigo, tudo bem?
Tenho uma idéia e gostaria de saber se você tem alguma dica boa para me ajudar.
Na verdade meu projeto é tão bom que ninguém quis ficar do meu lado.
Minha idéia é trazer de volta à venda a carroceria de um antigo nacional. O Opala, por exemplo.
Nos EUA você compra a carroceria do Mustang ou do Camaro como simples peça de reposição e recebe ela em casa.Agora preciso entrar em valores das matrizes para a estampagem.
Saberia dizer por onde eu devo começar?
Confesso que fiquei meio assustado no início e por esse motivo antes de mandar minha resposta para o colega, conversei com alguns amigos do ramo para saber se a opinião deles era a mesma que a minha e depois de ouvi-los mandei a seguinte resposta:
Olá... boa noite.
Nos Estados Unidos ainda vendem-se carrocerias do Mustang e do Camaro porque ainda existe uma demanda muito grande, embora o carro tenha parado de fabricar, muitos entusiastas que possuem os modelos antigos prezam por mantê-los funcionando, o que não foi o caso do Opala. Em 92 quando ele parou, logo ele foi deixado no esquecimento.
...
Respondendo a sua pergunta, para você fazer o levantamento dos custos envolvidos para produzir novamente a carroceria, primeiro você precisaria ter os desenhos das peças e dos conjuntos.
Certamente aqui você iria encontrar a sua primeira barreira, pois hoje a maioria das empresas que constroem estampos só trabalham com arquivos 3D então para gerar esses arquivos, você precisaria digitalizar peça por peça, este é o tipo de trabalho que custa muito caro e leva tempo para ficar pronto. Depois de digitalizados, você teria a peça em 3D e então iria desenhar as peças unitárias e fazer os desenhos de conjuntos soldados.
Provavelmente você precisaria construir um protótipo em massa clay para fazer os painéis externos (laterais, portas, teto, pára-lamas e tampas) e aqui já corre o risco de não ficar igual ao original. Teria ainda de adequar o projeto original aos tipos de aço existentes hoje no mercado
Passado esta fase, você teria de contratar uma empresa para fazer os dispositivos de solda e essas empresas também só trabalham com 3D.
Uma outra barreira seria a matéria-prima, já que os aços evoluíram muito nesses quase 20 anos, você iria precisar adequar a matéria prima de todos os componentes e isso leva muito tempo e exige um bom conhecimento de simulação.
Em suma, seu projeto parece bom, mas tem muitas variáveis e vai ficar muito caro. Para você ter uma idéia, estes dias levantei os custos para a duplicação de uma ferramenta de assoalho de um carro que ainda está á venda e ficou em 3 milhões de reais.
Eu sugiro que você faça algo diferente, que tal você restilizar o Opala e fazer uma versão em fibra de vidro mais Spaceframe tubular. Um bom exemplo de restilização você encontra no Blog irmão do Décio.
Parabéns pelo empreendedorismo!
Depois de ter enviado a minha resposta, pensei que ela poderia ter sido mais completa, pois me pareceu que o colega tinha uma vaga idéia do que seria construir um carro.
Para ser completa a minha resposta, talvez eu devesse ter mandado a apostila de um curso de Engenharia Automobilística anexo, mas mesmo assim acho que faltaria algo.
Por eu inseri alguns vídeos relativos ao desenvolvimento do carro alemão Loremo.
Os vídeos estão em alemão mas acredito que as imagens possam transmitir aos colegas a mensagem de que produzir um carro não é lá muito fácil mas também não é um bicho de sete cabeças.
Espero que o colega não desista do seu sonho de construir um carro, aliás aqui vai a minha dica:
O segredo do sucesso é fazer boas alianças! Procure por pessoas que compartilhem o mesmo sonho e mãos á obra!
Feliz 2010! Vamos mudar!
Uma boa semana á todos e não deixem de curtir á vida ao lado daqueles que lhes fazem bem.
Um abraço!
O Especialista
carroceria.2008@gmail.com
Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!
O Especialista está também no Twitter.
Confesso que fiquei meio assustado no início e por esse motivo antes de mandar minha resposta para o colega, conversei com alguns amigos do ramo para saber se a opinião deles era a mesma que a minha e depois de ouvi-los mandei a seguinte resposta:
Olá... boa noite.
Nos Estados Unidos ainda vendem-se carrocerias do Mustang e do Camaro porque ainda existe uma demanda muito grande, embora o carro tenha parado de fabricar, muitos entusiastas que possuem os modelos antigos prezam por mantê-los funcionando, o que não foi o caso do Opala. Em 92 quando ele parou, logo ele foi deixado no esquecimento.
...
Respondendo a sua pergunta, para você fazer o levantamento dos custos envolvidos para produzir novamente a carroceria, primeiro você precisaria ter os desenhos das peças e dos conjuntos.
Certamente aqui você iria encontrar a sua primeira barreira, pois hoje a maioria das empresas que constroem estampos só trabalham com arquivos 3D então para gerar esses arquivos, você precisaria digitalizar peça por peça, este é o tipo de trabalho que custa muito caro e leva tempo para ficar pronto. Depois de digitalizados, você teria a peça em 3D e então iria desenhar as peças unitárias e fazer os desenhos de conjuntos soldados.
Provavelmente você precisaria construir um protótipo em massa clay para fazer os painéis externos (laterais, portas, teto, pára-lamas e tampas) e aqui já corre o risco de não ficar igual ao original. Teria ainda de adequar o projeto original aos tipos de aço existentes hoje no mercado
Passado esta fase, você teria de contratar uma empresa para fazer os dispositivos de solda e essas empresas também só trabalham com 3D.
Uma outra barreira seria a matéria-prima, já que os aços evoluíram muito nesses quase 20 anos, você iria precisar adequar a matéria prima de todos os componentes e isso leva muito tempo e exige um bom conhecimento de simulação.
Em suma, seu projeto parece bom, mas tem muitas variáveis e vai ficar muito caro. Para você ter uma idéia, estes dias levantei os custos para a duplicação de uma ferramenta de assoalho de um carro que ainda está á venda e ficou em 3 milhões de reais.
Eu sugiro que você faça algo diferente, que tal você restilizar o Opala e fazer uma versão em fibra de vidro mais Spaceframe tubular. Um bom exemplo de restilização você encontra no Blog irmão do Décio.
Parabéns pelo empreendedorismo!
Depois de ter enviado a minha resposta, pensei que ela poderia ter sido mais completa, pois me pareceu que o colega tinha uma vaga idéia do que seria construir um carro.
Para ser completa a minha resposta, talvez eu devesse ter mandado a apostila de um curso de Engenharia Automobilística anexo, mas mesmo assim acho que faltaria algo.
Por eu inseri alguns vídeos relativos ao desenvolvimento do carro alemão Loremo.
Os vídeos estão em alemão mas acredito que as imagens possam transmitir aos colegas a mensagem de que produzir um carro não é lá muito fácil mas também não é um bicho de sete cabeças.
Espero que o colega não desista do seu sonho de construir um carro, aliás aqui vai a minha dica:
O segredo do sucesso é fazer boas alianças! Procure por pessoas que compartilhem o mesmo sonho e mãos á obra!
Feliz 2010! Vamos mudar!
Uma boa semana á todos e não deixem de curtir á vida ao lado daqueles que lhes fazem bem.
Um abraço!
O Especialista
carroceria.2008@gmail.com
Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!
O Especialista está também no Twitter.