Olá muito boa noite!
Sejam bem vindos mais uma vez ao Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas.
Como alguns de vocês devem desconfiar, O Especialista já não é mais um menino, apesar de não aparentar a idade que tem (isso quem diz são as pessoas educadas), esse que vos escreve já tem muita história para contar.
Quando o primeiro filme da Série Star Wars passou no cinema (eu freqüentei cinemas), eu era apenas um estudante de colégio técnico e confesso que fiquei maravilhado com os Sabres de Luz e aqueles robôs que falavam e aprontavam mil e umas.
Assisti aos três filmes da série, cresci, me formei no colégio técnico e esqueci um pouco daquele mundo de fantasia quando ingressei na Faculdade. O mundo deu várias voltas em torno de si e do sol, atravessei umas vinte vezes o Atlântico, morei dois anos na Alemanha e eis que estou aqui, de volta com os Lasers e robôs.
Não estamos preparando uma emboscada contra Darth Vader e nem sendo ameaçados pela Estrela da Morte, mas estamos construindo veículos cada vez mais seguros e leves: Vamos falar sobre Solda Laser.
A solda laser é uma técnica relativamente nova que vem sendo utilizada cada vez mais pelas montadoras de automóveis.
As vantagens dessa técnica residem no aumento da resistência da ligação e novas possibilidades para o design.
A solda laser é um processo que produz a fusão dos materiais com o calor obtido da aplicação de um feixe luminoso concentrado que é aplicado em cima das superfícies á serem unidas.
Sua principal diferença em relação aos processos tradicionais da solda de arco elétrico (solda á ponto) está na modalidade de transferência de energia. Ao contrário da transferência de energia do arco elétrico, a absorção de energia do laser por um material é regida por vários fatores tais como o tipo do laser, da sua densidade, angulo de incidência e da condição de superfície de metal.
Sejam bem vindos mais uma vez ao Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas.
Como alguns de vocês devem desconfiar, O Especialista já não é mais um menino, apesar de não aparentar a idade que tem (isso quem diz são as pessoas educadas), esse que vos escreve já tem muita história para contar.
Quando o primeiro filme da Série Star Wars passou no cinema (eu freqüentei cinemas), eu era apenas um estudante de colégio técnico e confesso que fiquei maravilhado com os Sabres de Luz e aqueles robôs que falavam e aprontavam mil e umas.
Assisti aos três filmes da série, cresci, me formei no colégio técnico e esqueci um pouco daquele mundo de fantasia quando ingressei na Faculdade. O mundo deu várias voltas em torno de si e do sol, atravessei umas vinte vezes o Atlântico, morei dois anos na Alemanha e eis que estou aqui, de volta com os Lasers e robôs.
Não estamos preparando uma emboscada contra Darth Vader e nem sendo ameaçados pela Estrela da Morte, mas estamos construindo veículos cada vez mais seguros e leves: Vamos falar sobre Solda Laser.
A solda laser é uma técnica relativamente nova que vem sendo utilizada cada vez mais pelas montadoras de automóveis.
As vantagens dessa técnica residem no aumento da resistência da ligação e novas possibilidades para o design.
A solda laser é um processo que produz a fusão dos materiais com o calor obtido da aplicação de um feixe luminoso concentrado que é aplicado em cima das superfícies á serem unidas.
Sua principal diferença em relação aos processos tradicionais da solda de arco elétrico (solda á ponto) está na modalidade de transferência de energia. Ao contrário da transferência de energia do arco elétrico, a absorção de energia do laser por um material é regida por vários fatores tais como o tipo do laser, da sua densidade, angulo de incidência e da condição de superfície de metal.
A saída do laser não é elétrica, não exige a continuidade elétrica, não é influenciada pelo magnetismo e não é limitada aos materiais eletricamente condutores.
Os dois tipos de lasers de uso geral são o laser de estado sólido e o laser de gás.
A solda laser permite a construção de peças de carroceria com abas de soldagem reduzidas, pois quando este é utilizado cria-se uma zona termicamente afetada de dimensões reduzidas, com superfície com pouca rugosidade além de um cordão de solda de melhor qualidade, o que beneficia a aparência do conjunto soldado.
Aplicada de modo pulsado ou contínuo é a técnica ideal para aplicações que exigem precisão e baixos danos à peça.
Basicamente na construção de carroceria, a solda laser é aplicada na junção do teto com as laterais, no fechamento da coluna “A”, abas do vão da porta, na junção das laterais junto ás soleiras, no fechamento do Porta-pacotes e etc..
O uso do Laser permite também a elaboração de um projeto mais robusto sem a preocupação de garantir acesso de ferramentas para aplicação de pontos de solda e etc..
Segue abaixo alguns links de vídeos que demonstram a aplicação de solda laser por robôs, na armação de carrocerias e também peças plasticas.
http://www.youtube.com/watch?v=dkjCsxWwpXg
http://www.youtube.com/watch?v=lP66CbwvxS4
http://br.youtube.com/watch?v=925M-a8e868
Caso você tenha curiosidade em aprender mais sobre solda laser, sugiro que você faça uma busca no Google, há várias matérias interessantes em várias línguas, basta ter tempo e paciência para pesquisar.
Aproveito a oportunidade para enviar um abraço aos novos leitores da Itália e Espanha que nesta semana se fizeram presentes no nosso blog.
Aproveitem bem o seu final de semana ao lado daqueles que lhe fazem bem.
Um abraço!
O Especialista
carroceria.2008@gmail.com
Alguma sugestão ou crítica? Mande um Email para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!
Os dois tipos de lasers de uso geral são o laser de estado sólido e o laser de gás.
A solda laser permite a construção de peças de carroceria com abas de soldagem reduzidas, pois quando este é utilizado cria-se uma zona termicamente afetada de dimensões reduzidas, com superfície com pouca rugosidade além de um cordão de solda de melhor qualidade, o que beneficia a aparência do conjunto soldado.
Aplicada de modo pulsado ou contínuo é a técnica ideal para aplicações que exigem precisão e baixos danos à peça.
Basicamente na construção de carroceria, a solda laser é aplicada na junção do teto com as laterais, no fechamento da coluna “A”, abas do vão da porta, na junção das laterais junto ás soleiras, no fechamento do Porta-pacotes e etc..
O uso do Laser permite também a elaboração de um projeto mais robusto sem a preocupação de garantir acesso de ferramentas para aplicação de pontos de solda e etc..
Segue abaixo alguns links de vídeos que demonstram a aplicação de solda laser por robôs, na armação de carrocerias e também peças plasticas.
http://www.youtube.com/watch?v=dkjCsxWwpXg
http://www.youtube.com/watch?v=lP66CbwvxS4
http://br.youtube.com/watch?v=925M-a8e868
Caso você tenha curiosidade em aprender mais sobre solda laser, sugiro que você faça uma busca no Google, há várias matérias interessantes em várias línguas, basta ter tempo e paciência para pesquisar.
Aproveito a oportunidade para enviar um abraço aos novos leitores da Itália e Espanha que nesta semana se fizeram presentes no nosso blog.
Aproveitem bem o seu final de semana ao lado daqueles que lhe fazem bem.
Um abraço!
O Especialista
carroceria.2008@gmail.com
Alguma sugestão ou crítica? Mande um Email para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!