A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

10.10.08

Solda Laser

Olá muito boa noite!

Sejam bem vindos mais uma vez ao Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas.

Como alguns de vocês devem desconfiar, O Especialista já não é mais um menino, apesar de não aparentar a idade que tem (isso quem diz são as pessoas educadas), esse que vos escreve já tem muita história para contar.

Quando o primeiro filme da Série Star Wars passou no cinema (eu freqüentei cinemas), eu era apenas um estudante de colégio técnico e confesso que fiquei maravilhado com os Sabres de Luz e aqueles robôs que falavam e aprontavam mil e umas.

Assisti aos três filmes da série, cresci, me formei no colégio técnico e esqueci um pouco daquele mundo de fantasia quando ingressei na Faculdade. O mundo deu várias voltas em torno de si e do sol, atravessei umas vinte vezes o Atlântico, morei dois anos na Alemanha e eis que estou aqui, de volta com os Lasers e robôs.

Não estamos preparando uma emboscada contra Darth Vader e nem sendo ameaçados pela Estrela da Morte, mas estamos construindo veículos cada vez mais seguros e leves: Vamos falar sobre Solda Laser.

A solda laser é uma técnica relativamente nova que vem sendo utilizada cada vez mais pelas montadoras de automóveis.

As vantagens dessa técnica residem no aumento da resistência da ligação e novas possibilidades para o design.
A solda laser é um processo que produz a fusão dos materiais com o calor obtido da aplicação de um feixe luminoso concentrado que é aplicado em cima das superfícies á serem unidas.

Sua principal diferença em relação aos processos tradicionais da solda de arco elétrico (solda á ponto) está na modalidade de transferência de energia. Ao contrário da transferência de energia do arco elétrico, a absorção de energia do laser por um material é regida por vários fatores tais como o tipo do laser, da sua densidade, angulo de incidência e da condição de superfície de metal.
A saída do laser não é elétrica, não exige a continuidade elétrica, não é influenciada pelo magnetismo e não é limitada aos materiais eletricamente condutores.

Os dois tipos de lasers de uso geral são o laser de estado sólido e o laser de gás.


A solda laser permite a construção de peças de carroceria com abas de soldagem reduzidas, pois quando este é utilizado cria-se uma zona termicamente afetada de dimensões reduzidas, com superfície com pouca rugosidade além de um cordão de solda de melhor qualidade, o que beneficia a aparência do conjunto soldado.

Aplicada de modo pulsado ou contínuo é a técnica ideal para aplicações que exigem precisão e baixos danos à peça.

Basicamente na construção de carroceria, a solda laser é aplicada na junção do teto com as laterais, no fechamento da coluna “A”, abas do vão da porta, na junção das laterais junto ás soleiras, no fechamento do Porta-pacotes e etc..

O uso do Laser permite também a elaboração de um projeto mais robusto sem a preocupação de garantir acesso de ferramentas para aplicação de pontos de solda e etc..

Segue abaixo alguns links de vídeos que demonstram a aplicação de solda laser por robôs, na armação de carrocerias e também peças plasticas.

http://www.youtube.com/watch?v=dkjCsxWwpXg

http://www.youtube.com/watch?v=lP66CbwvxS4

http://br.youtube.com/watch?v=925M-a8e868

Caso você tenha curiosidade em aprender mais sobre solda laser, sugiro que você faça uma busca no Google, há várias matérias interessantes em várias línguas, basta ter tempo e paciência para pesquisar.

Aproveito a oportunidade para enviar um abraço aos novos leitores da Itália e Espanha que nesta semana se fizeram presentes no nosso blog.

Aproveitem bem o seu final de semana ao lado daqueles que lhe fazem bem.

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um Email para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!