Começo dividindo com vocês um dado muito interessante que chegou do Google Analytics:
O blog nas versões em Português, Inglês e Espanhol já é visitado por pessoas que se encontram em 40 países diferentes pelo mundo.
Isto é motivo de orgulho para O Especialista, sinal de que o objetivo de fazer um bom trabalho, procurando incentivar a curiosidade das pessoas sobre um assunto tão interessante e importante está aos poucos sendo alcançado.
Pelo menos aqui no Brasil, culturalmente falando, o brasileiro presa muito mais pelo Design do que pela Segurança que um veículo pode oferecer.
É desconfortante saber que um carro que oferece o mínimo de segurança aos seus ocupantes aqui no Brasil, custe quase o dobro de um carro 4 estrelas NCAP na Europa.
Um dia este panorama muda!
Hoje vamos falar sobre Analise Modal.
Você tem um carro e ele lhe oferece um nível de conforto incrível. As vedações de portas e tampas não permitem que o ruído externo invada o habitáculo e internamente não há ruído algum.
Como isto é possível? Os engenheiros são o máximo?
Na verdade não. Há uma série de ferramentas e testes que no decorrer do desenvolvimento do carro, vão orientando a equipe envolvida.
A análise modal é uma ferramenta desenvolvida para estudar o comportamento das estruturas sob excitação vibracional.
Vibrações mecânicas em estruturas afetam o passeio em veículos á motor tornando a experiência desagradável, influi no desempenho de máquinas-ferramenta, diminui a resistência à fadiga nos aviões e a vida útil de uma ponte - para citar apenas alguns exemplos.
Para reduzir as grandes vibrações indesejadas numa estrutura, você deve primeiro conhecer as oscilações ditas naturais.
A análise modal experimental tem por objetivo medir e analisar a resposta dinâmica das estruturas (ou dos líquidos) quando excitadas por uma entrada.
Os exemplos incluem a medição da vibração de uma carroceria quando é gerada por um acelerômetro eletromagnético, ou do teste padrão do ruído em um quarto quando excitados por um alto-falante.
A análise modal experimental é um processo computadorizado, utilizado para identificar as freqüências naturais, suas correspondentes atenuações e as formas de estruturas mecânicas mais apropriadas.
Isso é possível por que o sistema de análise modal é baseado em um software, que calcula e apresenta os resultados graficamente, mostrando em câmara lenta como o componente está vibrando.
A vantagem desse sistema computadorizado é justamente a visualização da vibração, que reduz o número de testes e as horas de análise, aumentando a precisão e a qualidade do desenvolvimento.
Com o sistema de análise modal é possível trabalhar o protótipo ainda no computador, antes de ele assumir a forma física, por meio de recursos de modelos matemáticos.
E se você tiver um pouco mais de curiosidade sobre o assunto, no Site Carbodydesig existem alguns trabalhos realizados sobre analise modal, segue o link abaixo: http://www.carbodydesign.com/pages.php?main=Automotive%20Engineering&cat=Body%20and%20Chassis&subcat1=FEM%20Analysis
Termino esta Postagem desejando á todos um ótimo resto de fim de semana.
Tenham todos uma ótima semana de trabalho e até a próxima!
Um abraço!
O Especialista
carroceria.2008@gmail.com
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