A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

18.10.08

Analise Modal

Olá muito boa noite!
Bem vindos mais uma vez ao Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas.
Começo dividindo com vocês um dado muito interessante que chegou do Google Analytics:
O blog nas versões em Português, Inglês e Espanhol já é visitado por pessoas que se encontram em 40 países diferentes pelo mundo.
Isto é motivo de orgulho para O Especialista, sinal de que o objetivo de fazer um bom trabalho, procurando incentivar a curiosidade das pessoas sobre um assunto tão interessante e importante está aos poucos sendo alcançado.
Pelo menos aqui no Brasil, culturalmente falando, o brasileiro presa muito mais pelo Design do que pela Segurança que um veículo pode oferecer.
É desconfortante saber que um carro que oferece o mínimo de segurança aos seus ocupantes aqui no Brasil, custe quase o dobro de um carro 4 estrelas NCAP na Europa.
Um dia este panorama muda!
Hoje vamos falar sobre Analise Modal.
Você tem um carro e ele lhe oferece um nível de conforto incrível. As vedações de portas e tampas não permitem que o ruído externo invada o habitáculo e internamente não há ruído algum.
Como isto é possível? Os engenheiros são o máximo?
Na verdade não. Há uma série de ferramentas e testes que no decorrer do desenvolvimento do carro, vão orientando a equipe envolvida.
A análise modal é uma ferramenta desenvolvida para estudar o comportamento das estruturas sob excitação vibracional.
Vibrações mecânicas em estruturas afetam o passeio em veículos á motor tornando a experiência desagradável, influi no desempenho de máquinas-ferramenta, diminui a resistência à fadiga nos aviões e a vida útil de uma ponte - para citar apenas alguns exemplos.
Para reduzir as grandes vibrações indesejadas numa estrutura, você deve primeiro conhecer as oscilações ditas naturais.
A análise modal experimental tem por objetivo medir e analisar a resposta dinâmica das estruturas (ou dos líquidos) quando excitadas por uma entrada.
Os exemplos incluem a medição da vibração de uma carroceria quando é gerada por um acelerômetro eletromagnético, ou do teste padrão do ruído em um quarto quando excitados por um alto-falante.

A análise modal experimental é um processo computadorizado, utilizado para identificar as freqüências naturais, suas correspondentes atenuações e as formas de estruturas mecânicas mais apropriadas.
Isso é possível por que o sistema de análise modal é baseado em um software, que calcula e apresenta os resultados graficamente, mostrando em câmara lenta como o componente está vibrando.
A vantagem desse sistema computadorizado é justamente a visualização da vibração, que reduz o número de testes e as horas de análise, aumentando a precisão e a qualidade do desenvolvimento.



Com o sistema de análise modal é possível trabalhar o protótipo ainda no computador, antes de ele assumir a forma física, por meio de recursos de modelos matemáticos.
E se você tiver um pouco mais de curiosidade sobre o assunto, no Site Carbodydesig existem alguns trabalhos realizados sobre analise modal, segue o link abaixo: http://www.carbodydesign.com/pages.php?main=Automotive%20Engineering&cat=Body%20and%20Chassis&subcat1=FEM%20Analysis
Termino esta Postagem desejando á todos um ótimo resto de fim de semana.
Tenham todos uma ótima semana de trabalho e até a próxima!

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

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