A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

31.1.09

Fibra de vidro ou aço? Qual o mais pesado?

Olá muito boa tarde!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas.

Começo me desculpando com os colegas pelo fato de não ter postado na ultima semana pois O Especialista se tornou mais uma vítima do cerol.

Aconteceu que o filho de algum vizinho muito atencioso e preocupado, utilizando esta substância perigosa, conseguiu cortar o fio do meu telefone não apenas uma vez, mas quatro vezes o que acabou por atrapalhar a minha postagem da ultima semana.

Se tivesse sido apenas o fio da minha residência, o problema tinha sido resolvido rapidamente, mas acontece que outros cortes estavam além da minha jurisdição legal e só me restou aguardar a Telefônica.

Bons tempos aqueles em que a gente comprava papel, linha e vareta para fazer um “Maranhão” bem colorido e soltar na praça ou no campinho até que a linha na lata acabasse.

Hoje respondo tardiamente ao e-mail do colega André que escreveu o seguinte:

Quanto pesa a carroceria de um carro médio só em aço?
Quanto pesaria se fosse feito de fibra de vidro?
No aguardo.

Minha Resposta:

Em média o peso de uma carroceria de um carro pequeno é de cerca de 280 Kg.

Hoje com o emprego de aços de alta resistência e com o emprego de ligas de alumínio, peças de magnésio, etc. este peso pode cair para 250 até 230Kg. ( A USALB tem um objetivo de redução para 205 Kg só utilizando aços ).

Eu estimo que uma carroceria feita em tubo e fibra de vidro possa alcançar uns 170 Kg.

É importante lembrar que ao optarmos por construir uma carroceria em fibra de vidro, com certeza este será mais leve do que a construída em aço, mas dependendo do seu uso e das premissas de construção utilizadas, essa carroceria pode não ter as mesmas características mecânicas daquela produzida em aço.

Espero André que a minha respostas tenha lhe atendido satisfatoriamente.

E deixo aqui um atalho para que as pessoas interessadas em veículos de Fibra de vidro possam ler um pouco mais sobre os veículos da Gurgel.

Aproveitem o seu fim de semana com quem lhe faz bem.

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um Email para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!