Muito obrigado por visitar novamente o blog “Carroceiros” de Plantão para conversarmos sobre Carrocerias Automotivas.
Antes de abordarmos o assunto desta semana, gostaria de comentar que na semana passada aconteceu em Ludwigsburg na Alemanha, a 38ª Conferência do Internationaler Rohbau-Expertenkreis ou conferência internacional dos experts em carrocerias.
Infelizmente o Especialista não pôde participar desta vez mas recebeu um resumo das palestras proferidas pelos colegas, ao time do Internationaler Rohbau-Expertenkreis os meus agradecimentos.
Hoje o assunto é Estrutura de Carroceria. Existem 3 tipos básicos de estruturas de carroceria utilizadas na Industria Automobilística: estrutura de carroceria monobloco, Chassi tipo escada e Armação de tubos em Treliça.
Boa parte dos veículos fabricados atualmente, tem Estrutura de Carroceria Monobloco que é o resultado da união de várias peças estampadas em metal (aço, alumínio); com espessuras de 0,6mm á 1,5mm. A união dessas peças por solda (á ponto, cordões de MIG e/ou MAG ou ainda Laser ou Adesivo Estrutural) resulta em perfis, estrategicamente localizados, que propiciam maior resistência á carroceria quando num impacto ou mesmo quando solicitada dinâmica ou estaticamente.
A Armação de tubos em Treliça ou Spaceframe é comumente utilizado quando na Fabricação de carros de corrida (Stockcars), esportivos de alto desempenho e também na construção de réplicas. Pelo fato dos tubos utilizados nesse tipo de construção, serem de perfis diferentes e em geral dispostos em diferentes ângulos, torna-se quase que um trabalho artesanal a sua construção. Em geral esse tipo de construção apresenta valores de resistência e rigidez muito acima das carrocerias do tipo Monobloco.
Fora esses tipos comentados acima ainda existe outro tipo de estrutura de carroceria: a Carroceria Monocasco.
Até então bastante utilizado na construção de carros de corridas é utilizado hoje em dia por alguns fabricantes quando na construção de veículos esportivos; é o caso do Porsche Carrera GT e do Mercedes SLR; em geral esse tipo de construção tem o habitáculo construído de materiais compostos de pouco peso e alta resistência como por exemplo plástico reforçado com fibra de carbono.
Tomara que o tema abordado hoje, tenha aguçado ainda mais a sua curiosidade. Reserve um tempo na Internet e pesquise mais sobre o assunto.
Aproveite bem o seu final de semana com sua familia e com quem lhe faz bem.
Um abraço!
O Especialista
carroceria.2008@gmail.com
Alguma sugestão ou crítica? Mande um Email para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!