A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

12.7.08

O que é Plataforma?



Olá boa noite.

Mais uma vez nos encontramos aqui no blog “carroceiros” de Plantão para falarmos de carrocerias automotivas.

Depois de novos lançamentos no mercado e uma enxurrada de informações vindas através das revistas especializadas, creio que muitas duvidas ficaram no ar.
Nem sempre essas duvidas são esclarecidas e ás vezes as pessoas ficam meio encabuladas de perguntar.As informações muitas vezes vem pulverizadas no meio de uma frase e perdem o seu interêsse no meio de tantas palavras vagas. Por exemplo, nestas ultimas semanas muito se ouviu sob Plataforma mas pouco se falou sobre o assunto.

Você sabe o que é Plataforma?
Generalizando, Plataforma é a parte inferior de um veículo mas sob o ponto de visto técnico uma Plataforma é composta pelo assoalho do veículo, suspensões (com eixos), compartimento do motor reforço das partes inferiores
A Plataforma de um veículo basicamente é definida pelas seguintes caracteristicas:
• O Assoalho, parte principal da Estrutura de Carroceria Monobloco;
• a distância entre os eixos dianteiro e traseiro;

• o tipo de Mecanismo de Direção ( Mecânica, Hidráulico, Elétrica ou eletrohidraulico) e dirigibilidade;
• Tipo de Suspensão Traseira e Dianteira;
• escolha do motor e outros componentes.


A Estratégia de Plataformas adotadas pelas montadoras permitiu que elas reduzissem drasticamente o desenvolvimento de produtos e agregando á essa estratégia de “concepção modular” permitiu ainda uma maior variedade de veículos a partir de um conjunto básico de componentes de engenharia.

É o caso da Fiat por exemplo, que com a Plataforma 178 tem nada mais nada menos do que sete carros diferentes: Palio, Siena, Strada, Idea, Weekend, Albea e Dobló.

A utilização de uma Estratégia de Plataformas proporciona vários benefícios ás montadoras:

• a possibilidade de transferir parte da produção de uma fábrica para outro devido à padronização,

• Redução dos custos obtidos através da utilização dos recursos em escala global,

• maior produtividade devido à redução do número de diferenças e

• Redução do número de plataformas, como resultado da sua localização em uma escala mundial.
Todas as montadoras no mundo tem a sua estratégia de Plataformas desenvolvidas de modo que atendam ás suas necessidades, algumas montadoras compartilham suas plataformas com outras concorrentes e coligadas , como é o caso da Peugeot, Renaul, Citroen, Fiat, GM, Nissan e outras.

Espero mais uma vez ter alcançado o objetivo deste Blog que é de aguçar a sua curiosidade no que diz respeito ao tema Carrocerias Automotivas.
Obrigado por sua visita e até a próxima postagem.
Um abraço!

O Especialista



Alguma sugestão ou crítica? Mande um Email para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!