A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

6.9.08

Dica do Especialista: construindo um carro


Olá muito boa noite!
Mais uma vez muito obrigado á todos por visitarem o Blog Carroceiros de Plantão para falarmos um pouco mais sobre carrocerias automotivas.
Hoje da fila do aeroporto, abrimos um parêntese para responder ao email do colega Danilo da cidade de Curvelo, Minas Gerais.
Danilo é um jovem de 22 anos que tem o sonho de construir um carro. Ele me escreveu há algumas semanas atrás me contando deste sonho e me pedindo se por acaso eu não tinha uma Plataforma.
Eu gostei do email do Danilo. Acho salutar as pessoas procurarem realizar o seu sonho ao invés de virar as costas e deixá-lo lá até esquecer dele por completo.
Bom, como eu já disse ao Danilo, por email, é difícil ter uma plataforma já pronta que caiba diretinho naquilo que se está pensando construir, muitas vezes a gente precisa pegar algo bem parecido e moldar até que chegue próximo daquilo que queremos. Ás vezes o algo parecido acaba mais diferente ainda do que no início.
Uma vez tentei fazer carenagens de fibra de Carbono para as antigas Honda XL-250 e sei como é difícil.
Mas como eu tenho certeza de que o Danilo não é o único cara que tem o sonho de construir um carro só seu eu gostaria aqui de dar umas dicas.

Dar um norte ao Projeto:
Normalmente numa montadora a primeira coisa que se faz quando no início de um projeto, é a descrição técnica do projeto.
Costuma-se dividir em cinco ou seis grupos: Carroceria, chassis, elétrica, acabamento e Powertrain e dentro desses grupos costuma-se detalhar ao máximo possível o que está previsto para o carro.
Por exemplo,
Primeiro, você faz uma descrição breve do carro:
Veiculo com “y” m de largura por “x”m de comprimento, “z” cm de altura do solo e altura total de “j” m (solo/teto) com espaco para n oculpantes.
Depois começa á detalhar cada um dos grupos, por exemplo Carroceria:
- Spaceframe de aluminio com perfilados comerciais soldados
- Laterais em fibra de vidro ( ou carbono) parafusados e colados ao Spaceframe
- portas confeccionadas em chapa de aço ( um exemplo!)
- vidros dianteiros e traseiros copy do Celta
- vidros laterais planos
Procure imaginar como se o carro estivesse já montado na sua frente, se você tem facilidade para desenho, compre um caderno de desenho e cada idéia que você for tendo, vá anotando ela, detalhe, faça um croquis, detalhe o croquis com o máximo de informação.
Surgiro ainda aos sonhadores que compartilhem o sonho com um ou dois colegas que tenham conhecimentos de mecânica e ou elétrica para trabalharem no projeto, é de uma ajuda inestimável ter com quem debater o projeto, mesmo porque a gente sempre acha que manja muito e só descobre que não é bem assim depois que o projeto está quase pronto. Mas atenção! Ouvir e respeitar a opinião do outro é muito importante.
E aqui de primeira mão a minha sugestão ao Danilo que também serve para os outros construtores:
Dediquem-se primeiro á construir um Chassis onde vocês podem montar o motor desejado, suspensão, a parte elétrica e etc. Eu digo isso porque com certeza a parte mais complicada será á de posicionar e fixar o motor, dimensionar suspensões e etc.
Pode ser que vocês tenham de montar e demontar varias versões de motores e suspensões e depois de vocês terem conseguido fazer com que o chassis funcione á contento, quem sabe até guiar ele, com certeza fazer a carroceria será muito mais fácil, talvez até não precise nem dela! Ou mudem o design
Anexo, mando um croquis de um chassis em alumínio que sugiro ao Danilo.

Duvidas, entrem em contato. Espero em breve estar divulgando fotos de muitos sonhos realizados pelos construtores de carros independentes do Brasil: vocês!

Aproveitem bem o seu final de semana com sua família e com quem lhe faz bem.
Um abraço!
O Especialista
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31.8.08

Teto Solar - um pedaço do céu só seu!

Olá boa tarde!
Mais uma vez nos encontramos no Blog Carroceiros de Plantão para falarmos de carrocerias automotivas.
E mais uma vez O Especialista se sente na obrigação de se desculpar com os colegas por não ter postado no dia certo; acontece que a frente fria que estacionou em São Paulo na ultima sexta-feira, trouxe alguns contratempos, a chuva que caiu na madrugada, provocou algumas avarias na fiação de telefonia da rua e ficamos sem Internet.

E hoje vamos falar sobre Teto Solar.

O Teto-solar é um equipamento importante que ajuda a controlar a temperatura e o conforto dentro do interior do veículo. Eles podem ser originais de fábrica ou adaptados depois que o veículo já saiu da fabrica.
O teto solar foi inventado nos anos 30 pelos alemães Wilhelm e Otto Baier.
Naquela époça os veículos mal atendiam as exigências básicas de segurança e o conforto para motorista e passageiros quase não existiam: os carros não dispunham de ventilação no verão e não havia como aquecê-los no inverno.
Pensando em inovar nesse sentido eles desenvolveram em 1932 uma solução caseira: uma tampa deslizante de tecido grosso para o teto do veículo, assim durante o verão ela poderia ser aberta para ventilação e no inverno poderia ser facilmente fechada mantendo o carro aquecido.
Em 1937 a Daimler-Benz tornou-se a primeira montadora á fornecer o teto solar em seus veículos.
Os Tetos solares estão disponíveis em diversas formas, tamanhos e estilos, e são conhecidos por diversos nomes. Em geral os tipos mais comuns são:
•Manual : neste modelo o vidro abre basculante oferecendo um respiro ao veículo e o vidro é geralmente removível. É um modelo que pode ser instalado na maioria dos veículos e é de preço relativamente acessível.

•Elétrico – Spoiler: combina a característica de inclinação do pop-up e também desliza o vidro para trás e por cima do teto. Esse modelo não tem uma abertura muito grande.Tem características opcionais como tapa sol integrado e fechamento automático. Dá uma aparência esportiva para o veículo, é ideal para carros de pequeno porte.
•Embutido – Inbuilt: modelo que tem um painel de vidro ou metal que desliza entre o forro e o teto, ele baixa o teto de 5 a 10cm, e proporciona a abertura total do teto. Este teto é o teto original de fábrica do Ômega, Vectra, Golf, etc. Tem características como fechamento automático, antiesmagamento, sensor de chuva, entre outras.
•Panorâmico: um novo modelo com um painel grande ou multi painéis que oferece luminosidade também para os passageiros. É elétrico e tem geralmente tapa sol integrado e quebra vento.
Do ponto de vista estrutural o teto solar original de fabrica leva vantagem considerável, pois as carrocerias ganham reforços adicionais que garantem a sua rigidez, o próprio teto já vem com a abertura.


Isto não significa que aqueles instalados em lojas são de qualidade duvidosa, embora haja necessidade de se recortar a carroceria, travessa de teto e etc.
Sendo o Teto solar um dispositivo que ajuda no controle do conforto do veículo, curiosamente ele é original de fábrica para poucos veículos, os carros ditos populares por exemplo, nenhum deles conta com este item original de fábrica.


Cabe aqui mostrar uma curiosidade que é propria da inventividade do Brasileiro; se você não tem dinheiro para comprar um teto solar ou tem pena de cortar o seu carro, você pode usar o pseudo teto solar, uma pelicula adesiva que você cola no teto do carro dando a parencia de que tem um teto solar. Não me causaria espanto se tivesse o selo das Organizações Tabajara...rs

Aproveitem bem o resto do seu fim de semana e tenham uma ótima semana de trabalho.

Um abraço!

O Especialista


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