Olá muito boa noite!
Mais uma vez muito obrigado á todos por visitarem o Blog Carroceiros de Plantão para falarmos um pouco mais sobre carrocerias automotivas.
Hoje da fila do aeroporto, abrimos um parêntese para responder ao email do colega Danilo da cidade de Curvelo, Minas Gerais.
Danilo é um jovem de 22 anos que tem o sonho de construir um carro. Ele me escreveu há algumas semanas atrás me contando deste sonho e me pedindo se por acaso eu não tinha uma Plataforma.
Eu gostei do email do Danilo. Acho salutar as pessoas procurarem realizar o seu sonho ao invés de virar as costas e deixá-lo lá até esquecer dele por completo.
Bom, como eu já disse ao Danilo, por email, é difícil ter uma plataforma já pronta que caiba diretinho naquilo que se está pensando construir, muitas vezes a gente precisa pegar algo bem parecido e moldar até que chegue próximo daquilo que queremos. Ás vezes o algo parecido acaba mais diferente ainda do que no início.
Uma vez tentei fazer carenagens de fibra de Carbono para as antigas Honda XL-250 e sei como é difícil.
Mas como eu tenho certeza de que o Danilo não é o único cara que tem o sonho de construir um carro só seu eu gostaria aqui de dar umas dicas.
Dar um norte ao Projeto:
Normalmente numa montadora a primeira coisa que se faz quando no início de um projeto, é a descrição técnica do projeto.
Costuma-se dividir em cinco ou seis grupos: Carroceria, chassis, elétrica, acabamento e Powertrain e dentro desses grupos costuma-se detalhar ao máximo possível o que está previsto para o carro.
Por exemplo,
Primeiro, você faz uma descrição breve do carro:
Veiculo com “y” m de largura por “x”m de comprimento, “z” cm de altura do solo e altura total de “j” m (solo/teto) com espaco para n oculpantes.
Depois começa á detalhar cada um dos grupos, por exemplo Carroceria:
- Spaceframe de aluminio com perfilados comerciais soldados
- Laterais em fibra de vidro ( ou carbono) parafusados e colados ao Spaceframe
- portas confeccionadas em chapa de aço ( um exemplo!)
- vidros dianteiros e traseiros copy do Celta
- vidros laterais planos
Procure imaginar como se o carro estivesse já montado na sua frente, se você tem facilidade para desenho, compre um caderno de desenho e cada idéia que você for tendo, vá anotando ela, detalhe, faça um croquis, detalhe o croquis com o máximo de informação.
Surgiro ainda aos sonhadores que compartilhem o sonho com um ou dois colegas que tenham conhecimentos de mecânica e ou elétrica para trabalharem no projeto, é de uma ajuda inestimável ter com quem debater o projeto, mesmo porque a gente sempre acha que manja muito e só descobre que não é bem assim depois que o projeto está quase pronto. Mas atenção! Ouvir e respeitar a opinião do outro é muito importante.
E aqui de primeira mão a minha sugestão ao Danilo que também serve para os outros construtores:
Dediquem-se primeiro á construir um Chassis onde vocês podem montar o motor desejado, suspensão, a parte elétrica e etc. Eu digo isso porque com certeza a parte mais complicada será á de posicionar e fixar o motor, dimensionar suspensões e etc.
Pode ser que vocês tenham de montar e demontar varias versões de motores e suspensões e depois de vocês terem conseguido fazer com que o chassis funcione á contento, quem sabe até guiar ele, com certeza fazer a carroceria será muito mais fácil, talvez até não precise nem dela! Ou mudem o design
Anexo, mando um croquis de um chassis em alumínio que sugiro ao Danilo.
Duvidas, entrem em contato. Espero em breve estar divulgando fotos de muitos sonhos realizados pelos construtores de carros independentes do Brasil: vocês!
Aproveitem bem o seu final de semana com sua família e com quem lhe faz bem.
Mais uma vez muito obrigado á todos por visitarem o Blog Carroceiros de Plantão para falarmos um pouco mais sobre carrocerias automotivas.
Hoje da fila do aeroporto, abrimos um parêntese para responder ao email do colega Danilo da cidade de Curvelo, Minas Gerais.
Danilo é um jovem de 22 anos que tem o sonho de construir um carro. Ele me escreveu há algumas semanas atrás me contando deste sonho e me pedindo se por acaso eu não tinha uma Plataforma.
Eu gostei do email do Danilo. Acho salutar as pessoas procurarem realizar o seu sonho ao invés de virar as costas e deixá-lo lá até esquecer dele por completo.
Bom, como eu já disse ao Danilo, por email, é difícil ter uma plataforma já pronta que caiba diretinho naquilo que se está pensando construir, muitas vezes a gente precisa pegar algo bem parecido e moldar até que chegue próximo daquilo que queremos. Ás vezes o algo parecido acaba mais diferente ainda do que no início.
Uma vez tentei fazer carenagens de fibra de Carbono para as antigas Honda XL-250 e sei como é difícil.
Mas como eu tenho certeza de que o Danilo não é o único cara que tem o sonho de construir um carro só seu eu gostaria aqui de dar umas dicas.
Dar um norte ao Projeto:
Normalmente numa montadora a primeira coisa que se faz quando no início de um projeto, é a descrição técnica do projeto.
Costuma-se dividir em cinco ou seis grupos: Carroceria, chassis, elétrica, acabamento e Powertrain e dentro desses grupos costuma-se detalhar ao máximo possível o que está previsto para o carro.
Por exemplo,
Primeiro, você faz uma descrição breve do carro:
Veiculo com “y” m de largura por “x”m de comprimento, “z” cm de altura do solo e altura total de “j” m (solo/teto) com espaco para n oculpantes.
Depois começa á detalhar cada um dos grupos, por exemplo Carroceria:
- Spaceframe de aluminio com perfilados comerciais soldados
- Laterais em fibra de vidro ( ou carbono) parafusados e colados ao Spaceframe
- portas confeccionadas em chapa de aço ( um exemplo!)
- vidros dianteiros e traseiros copy do Celta
- vidros laterais planos
Procure imaginar como se o carro estivesse já montado na sua frente, se você tem facilidade para desenho, compre um caderno de desenho e cada idéia que você for tendo, vá anotando ela, detalhe, faça um croquis, detalhe o croquis com o máximo de informação.
Surgiro ainda aos sonhadores que compartilhem o sonho com um ou dois colegas que tenham conhecimentos de mecânica e ou elétrica para trabalharem no projeto, é de uma ajuda inestimável ter com quem debater o projeto, mesmo porque a gente sempre acha que manja muito e só descobre que não é bem assim depois que o projeto está quase pronto. Mas atenção! Ouvir e respeitar a opinião do outro é muito importante.
E aqui de primeira mão a minha sugestão ao Danilo que também serve para os outros construtores:
Dediquem-se primeiro á construir um Chassis onde vocês podem montar o motor desejado, suspensão, a parte elétrica e etc. Eu digo isso porque com certeza a parte mais complicada será á de posicionar e fixar o motor, dimensionar suspensões e etc.
Pode ser que vocês tenham de montar e demontar varias versões de motores e suspensões e depois de vocês terem conseguido fazer com que o chassis funcione á contento, quem sabe até guiar ele, com certeza fazer a carroceria será muito mais fácil, talvez até não precise nem dela! Ou mudem o design
Anexo, mando um croquis de um chassis em alumínio que sugiro ao Danilo.
Duvidas, entrem em contato. Espero em breve estar divulgando fotos de muitos sonhos realizados pelos construtores de carros independentes do Brasil: vocês!
Aproveitem bem o seu final de semana com sua família e com quem lhe faz bem.
Um abraço!
O Especialista
Alguma sugestão ou crítica? Mande um Email para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!