A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

6.1.19

Uma conversa olho no olho.


Olá!

Sejam bem-vindos mais uma vez ao nosso encontro no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas e assuntos correlatos.

Antes de mais nada desejo a todos os visitantes do nosso blog um 2019 repleto de novos desafios e que todos tenham sucesso em sua caminhada individual.



Todos aqueles que já atuaram na indústria automobilística, já participaram ou ouviram discussões frequentes sobre a utilização de aços avançados de alta resistência, aumento do uso de peças de alumínio, magnésio e fibras de carbono.

Grande parte dessas discussões no setor automotivo se concentram em materiais e processos para aumentar a resistência do produto e reduzir a sua massa, me arriscaria a dizer que isso começou na engenharia de desenvolvimento de carrocerias e acabou migrando para outras engenharias responsáveis pelo desenvolvimento de outras partes do veículo.



Claro que essa nova preocupação de aumentar a resistência do produto, ao mesmo tempo reduzir a sua massa atendendo ás definições de forma do Departamento de Design, mudou significativamente o papel que o designer industrial desempenhava no desenvolvimento de novos produtos, este agora não é mais apenas um mero modelador 3D, precisa conhecer um pouco de processo e ser muito curioso; mas ainda assim, será que estamos olhando o suficiente no quesito Design do Produto para antecipar os desafios de formação adicionais que enfrentaremos na produção de novas geometrias utilizando novos materiais e novos processos?

O Design de um produto é cada vez mais valorizado em muitas indústrias de manufatura. A forma e a cor do produto afetam as percepções do cliente quanto à qualidade, funcionalidade e estilo, além é claro da durabilidade do produto.

À medida que a indústria desenvolve novos materiais, novas ferramentas e novos processos são necessários para atender às novas especificações e maior é a nossa expectativa quanto a aparência de novos produtos.

Esses problemas é claro vão muito além da indústria automotiva.




Por isso entende-se que a fase de construção de ferramentas não deveria ser tratada á parte, como muitas vezes ocorre hoje, mas sim como um elo importante no processo de desenvolvimento de produtos desde a fase inicial de definição do produto até o início da sua produção em série.

O aumento contínuo da pressão para redução de tempo no desenvolvimento de novos produtos por parte da alta direção e claro por parte da concorrência, requer uma integração mais forte do construtor de ferramentas já nos estágios iniciais do processo de desenvolvimento do produto.
Seja fornecendo inputs no sentido de viabilizar o “nascimento” do produto ou construindo protótipos em avançado que possam ser montados e testados.

No entanto, como já dito aqui, para cumprir esse papel fundamental, o construtor de ferramentas deve evoluir de um mero subcontratado para um parceiro do seu cliente apto a participar do processo de desenvolvimento do produto.

Então, seja você um desenvolvedor de produto ou um Construtor de ferramentas, que tal mudar a sua postura nesse novo ano que se inicia?

Que tal oferecer a sua expertise para aquele seu cliente que está desenvolvendo um novo produto ou por outro lado, que tal pedir uma ajuda para aquele seu parceiro Construtor de ferramentas para viabilizar seu produto?



Nós do Ingenieurbüro Lindner, agradecemos aqueles que acreditaram em nossa capacidade técnica e nos elegeram como seus parceiros no ano de 2018.

Sabemos que o caminho pela frente é árduo e estamos dispostos a manter nossa parceria em aberto para novos desafios, onde novamente levaremos alegria a muitos que precisam dos nossos serviços.

Tenham todos uma ótima semana e aproveitem bem o seu tempo ao lado daqueles que lhe querem bem.

Um abraço!



Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!