A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

21.6.08

Adesivo Estrutural para Carrocerias - Parte 2

Olá bom dia.

Quero agradecer mais uma vez o seu retorno ao Blog “Carroceiros” de Plantão para juntos aprendermos um pouco mais sobre Construção de Carrocerias Automotivas. Eu digo aprendermos, pois a sua visita também é um incentivo para mim, para que eu amplie as minhas pesquisas pessoais e procure sempre melhorar a qualidade de minhas postagens pesquisando.

E hoje continuamos o assunto: Adesivos Estruturais, eu começo com a pergunta:
Os carros que tem algumas de suas partes coladas com Adesivos Estruturais são mais seguros?

Por muito tempo as Montadoras mostraram-se céticas por uma tecnologia que substituísse outras técnicas de junção já conhecidas, mas hoje mesmo utilizando uma tecnologia mista, elas se mostram cada vez mais inclinadas á utilizar os adesivos estruturais, tanto pela segurança que propicia aos automóveis, como pelo seu apelo ecológico e também pelo custo.

Os adesivos Estruturais aperfeiçoaram o comportamento dos veículos em Crash, eu explico como.

Nas décadas passadas na construção das carrocerias utilizavam-se técnicas de junção de chapas convencionais como pontos de soldas, cordões de solda, rebites, parafusos e porcas de solda.

No caso de um acidente, as carrocerias deformavam-se muito pouco, porém a energia do impacto era toda transferida sem qualquer amortecimento aos passageiros.

Pergunte á quem já teve um Fusca e a triste experiência de sofrer um acidente, sofriam mais os ocupantes do que propriamente os carros.



Hoje a história é outra. Algumas peças da carroceria já são projetadas para se deformarem quando numa colisão e a própria carroceria como um todo é planejada para absorver uma parte do impacto, assim os passageiros estão na melhor maneira possível mais protegidos.




No caso de um impacto, as estruturas adesivas entre as peças metálicas fazem com que estas se dobrem de maneira mais consistente absorvendo mais energia, pois as partículas de borracha armazenadas em sua composição, trabalham como amortecedores: Os rasgos que surgem na emenda adesiva andam sempre até a camada de borracha macia e são parados lá. Para liberar um rasgo novo exige-se outra vez uma energia mais forte.

O Adesivo estrutural aumenta em até 30% a força de torsão e de rigidez da carroceria, desse modo o veículo não se distorce tão fortemente. Uma vantagem adicional é: quanto mais rígida é a carroceria, menos suscetìvel é o automóvel para as oscilações de superfície o que significa um trajeto mais tranqüilo sobre as ruas e estradas.

Para se ter uma idéia pratica da contribuição do adesivo, basta lembrar que antigamente alguns veículos construídos pelos métodos convencionais, quando estacionados em cima de uma calçada com duas rodas sequer conseguia-se fechar as portas direito devido á inconsistência dos pontos de solda, claro que isto também tinha um pouca á haver com o projeto da estrutura.

Os testes realizados até hoje pelas Montadoras confirmaram a superioridade da tecnologia dos Adesivos Estruturais, tanto que cada vez mais utiliza-se os Adesivos Estruturais em conjunto com os métodos convencionais de junção.



Um exemplo disto é o Jaguar XJ que tem a sua carroceria construída em Alumínio, que é 40% mais leve que a carroceria construída em aço onde são empregados 3200 rebites e 120 metros de Adesivo Estrutural.

Outras montadoras também empregam combinações de Adesivo Estrutural com pontos de Solda, por exemplo. É o caso da BMW na construção do 7er em sua fabrica situada em Dingolfing na Alemanha.




É interessante comentar também que os adesivos estruturais também são utilizados quando o acesso de ponteaderas é impossível ou a aplicação de um ponto de solda não é permitido, por exemplo num painel externo onde um ponto de solda só faria doer as nossas vistas.

Algumas montadoras européias que exportam para o mercado americano os seus modelos também utilizam os adesivos estruturais para fixação de alguns reforços extras para atendimento das normas de crash local.

E com isso terminamos a postagem de hoje, respondendo a pergunta lá no início.

Sim, os carros que utilizam adesivos estruturais são mais seguros.

Teremos um carro totalmente construído com Adesivos? Ah isso já é assunto para uma outra postagem.

Um abraço!

O Especialista
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