A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

11.12.18

Série Redução de Custos para Peças Estampadas - Ultima Parte


Olá!
Sejam bem-vindos mais uma vez ao nosso encontro no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas e assuntos correlatos.
Então, mais uma vez um fim de ano se aproxima e com ele uma mistura de sentimentos e reflexões nos envolve nesses últimos dias do mês de dezembro, nos fazendo lembrar de muitas lutas, dificuldades, mas também de algumas vitórias e conquistas e claro, nos trazendo a expectativa de um novo ano, a oportunidade de um recomeço com novas possibilidades, objetivos e esperança renovada.
Falta muito pouco para os fogos brilharem nos céus, convém manter a calma.

Hoje dia 11 de Dezembro é comemorado o Dia do Engenheiro. Parabéns á todos os colegas de profissão.



E hoje terminamos a nossa série Redução de Custos para Peças Estampadas, comentando mais alguns itens que podem influenciar nos custos das peças; espero que de alguma forma essa série tenha ajudado as pessoas que nos acompanham.

Vamos aos itens.



Gerenciamento de Projetos
Uma situação bastante comum:
Um componente estampado fornecido por um parceiro está com um dos furos fora das especificações e você precisa urgente desse componente para entregar um certo pedido.
Você entra em contato com o seu parceiro para solicitar reparos na ferramenta e reposição do lote, mas as ligações não se completam ou é informado que o responsável pela produção não se encontra ou está em visita em outro cliente.
Ou então, você reporta ao seu parceiro o problema, mas este ao invés de pensar em como solucionar o problema o mais breve possível, enumera todas as implicações e dificuldades que terá até lograr êxito.
Se você tem dificuldade para entrar em contato com seu parceiro de estamparia ou não tem confiança nas informações que ele te repassa, certamente haverá custos adicionais acumulados.
Convém sentar-se de tempos em tempos com seu parceiro e fazer uma profunda Revisão das informações do projeto e instruí-lo de como fazer um feedback com confiabilidade, conveniência, qualidade e precisão.
Se o gerenciamento de um projeto não é consistente e o “dono” do projeto toma para si a responsabilidade de gerenciá-lo, certamente haverá perda de tempo e adição de custos.
Mas vale aqui um adendo: as informações gerenciadas precisam estar niveladas sempre. Se você ou sua chefia mudam as regras do jogo constantemente, o seu fornecedor compreensivelmente perderá algum tempo para se adaptar ás novas regras e isso óbvio tem um custo!
Minha sugestão: Escolha sempre parceiros fortes para te ajudar no Gerenciamento de um Projeto, alguém que inspire confiança e que você possa delegar tarefas.



Familiaridade do seu parceiro com o seu Mercado
Da noite para o dia, uma conhecida estamparia, fabricante de peças de fogão foi nomeada fornecedora de peças estampadas de uma montadora.
Embora no seu corpo técnico houvesse pessoas que haviam atuado na indústria automotiva, ela não estava totalmente preparada para exercer aquele papel.
Haviam procedimentos e rotinas que precisavam ser desenvolvidos e assimilados, treinamentos que precisavam ser aplicados, sem falar dos novos equipamentos e dispositivos que precisariam ser adquiridos.
Claro que esse é um caso hipotético, mas quando for escolher um novo parceiro de estampagem esteja seguro que este tenha um profundo conhecimento de sua área de especialização.
Se ele atua para diferentes mercados, ele precisa estar consciente que precisará gerenciar etapas ou documentação de produção diferentes e que você não quer ficar educando seu parceiro de estampados sobre como fazer o trabalho indefinidamente.
Então encontre um parceiro que já esteja familiarizado com os requisitos de sua linha de atuação e aproveite seu conhecimento para te ajudar a melhorar o seu produto.



Volume de Produção
Quando o volume de produção aumenta, surge então a oportunidade de simplificar o design do produto para aumentar a capacidade de produção e revisar os seus cronogramas.
Se você ainda estiver usando o mesmo modelo matemático utilizado quando na fase de construção de protótipos ou o último modelo utilizado na fase de desenvolvimento da ferramenta, agora é a hora de sentar-se com seu parceiro e analisar onde alterações podem ser feitas visando reduções de custos e garantindo a funcionalidade necessária do componente.
Verifique com seu Departamento de compras quais sãos os preços praticados por seu parceiro de estampados, quanto pagou por peças protótipos e talvez aí você encontre uma surpresa:
Infelizmente, alguns parceiros não conseguem responder prontamente aos chamados de aumento do volume de produção, talvez por conta de uma estrutura enxuta e por conta de alguma inércia dos seus dirigentes.
Por isso talvez sua empresa pode estar pagando preços de protótipos para peças já em produção de alto volume, vale a pena sentar-se com se parceiro para revisar as planilhas de custos e para isso é claro, é preciso se colocar no lugar do outro, entender as suas necessidades e ter disposição para encontrar um ponto de equilíbrio.

Tenham todos uma ótima semana e aproveitem bem o seu tempo ao lado daqueles que lhe querem bem.

Um abraço!


carroceria.2008@gmail.com

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