A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

10.1.24

Kia na CES 2024: Revolucionando a Mobilidade com a Plataforma Beyond Vehicle (PBV)

 

Olá, Carroceiros de Plantão!

Sejam bem-vindos novamente ao nosso blog, onde exploramos o universo das carrocerias automotivas.



A Kia introduziu na CES 2024 uma visão inovadora de mobilidade com sua linha Platform Beyond Vehicle (PBV), notavelmente apresentando o conceito Kia PV5. A PBV busca criar plataformas de mobilidade altamente personalizáveis e conectadas, com veículos autônomos modulares.

A estratégia da Kia para a PBV é composta por três fases. Na primeira fase, a empresa foca na criação de um veículo versátil destinado a chamadas, entregas e serviços públicos. Esse veículo utilizará conectividade aprimorada de dados para integrar-se a uma frota definida por software.

Na segunda fase, a Kia pretende expandir a oferta de veículos PBV, oferecendo uma variedade mais ampla de opções aos usuários. A terceira fase visa uma frota altamente personalizável, totalmente autônoma e integrada aos futuros ecossistemas de mobilidade, inserida em cidades inteligentes conectadas.



Os veículos PBV da Kia são modulares, permitindo que a mesma plataforma de veículo atenda a diferentes finalidades ao longo do dia. A estrutura desses veículos é baseada em uma carroceria sem solda chamada Dynamic Hybrid, composta por aço tubular de alta resistência e polímeros de engenharia. Essa abordagem reduz significativamente o número de peças, aproximadamente 55%, mantendo a rigidez estrutural necessária.

A Kia planeja fornecer kits de estrutura aos clientes, facilitando a personalização rápida no local de trabalho através do conceito Easy Swap. Esse método envolve a conexão de módulos ao chassi do veículo por meio de acoplamentos eletromagnéticos e mecânicos. Essa flexibilidade possibilita a transformação do veículo para atender a diferentes usos, como táxi, van de entrega ou veículo recreativo.

O conceito Kia PV5 é destacado como parte central dessa visão futurista. Previsto para chegar às estradas na segunda metade da década, o PV5 será oferecido em quatro variantes: Basic, Van, High Roof e Chassis Cab. Durante a segunda fase, a Kia planeja introduzir outras variantes na mesma família, incluindo o PV7 (um veículo maior), o PV1 (projetado para transporte logístico ágil) e uma variante robotáxi em colaboração com a Motional, especialista em veículos autônomos.



A Kia está construindo uma fábrica dedicada à PBV na Coreia, programada para iniciar operações em 2025, com capacidade anual de 150.000 unidades. A abordagem inovadora busca oferecer soluções altamente personalizáveis, transformando a mobilidade para atender às diversas necessidades dos usuários.

Continue acompanhando o nosso Blog Carroceiros de Plantão para mais informações sobre o mundo dos automóveis e da tecnologia automotiva.

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com