A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

7.11.23

Toyota Setsuna, o Carro Conceito de Madeira

 

Olá a todos, sejam bem-vindos mais uma vez ao Blog Carroceiros de Plantão, para falarmos sobre carrocerias automotivas.



No mundo automobilístico, estamos acostumados a carros repletos de tecnologia de última geração, designs futuristas e velocidades extremas.

Mas e se houvesse um carro que desafiasse todas as convenções, celebrando a conexão entre o ser humano e a máquina de uma maneira única?



Conheça o Toyota Setsuna, um carro conceito que nos faz repensar nossa relação com os veículos. Neste post, mergulharemos nos detalhes fascinantes desse carro de madeira e descobriremos por que ele é tão especial.

O Toyota Setsuna não é apenas um veículo; é uma obra de arte que encapsula a passagem do tempo. Com seu medidor de 100 anos, ele simboliza a acumulação de memórias e a relação entre uma família e seu carro ao longo das gerações. Cada circuito completo do ponteiro curto representa um dia, enquanto o ponteiro longo marca os anos. É um lembrete de que um carro pode se tornar um membro precioso da família.



O Setsuna apresenta um emblema radial e circular que expressa a ideia de "acumulação de momentos". O design evoca a aparência de um relógio, sugerindo que a família e o carro crescerão juntos, assim como as árvores ficam maiores com o passar do tempo.

A madeira foi escolhida como o material principal para a construção exterior do carro. Sua cor e textura mudam com o tratamento e o cuidado ao longo dos anos. Cada veículo terá características físicas únicas, incorporando a natureza mutável de seu vínculo com seus proprietários. Os painéis exteriores podem ser cortados de duas maneiras diferentes, com fibra reta ou fibra cruzada, permitindo uma personalização visual.

O Setsuna incorpora técnicas tradicionais de marcenaria japonesa, como okuriari e kusabi, para unir a madeira sem o uso de pregos ou parafusos. Isso não apenas aumenta a resistência das juntas, mas também permite alterações futuras, tornando-o um veículo que pode ser apreciado por gerações.

O corpo do Setsuna é composto por 86 painéis feitos à mão. Se necessário, os proprietários podem substituir painéis individuais, criando áreas identificáveis onde o trabalho de reparação foi feito manualmente e aumentando as memórias transmitidas.



O Toyota Setsuna é mais do que apenas um carro; é uma celebração da conexão entre o ser humano e sua máquina. Com sua ênfase na passagem do tempo, nas memórias e no cuidado, desafia a ideia de que um carro é apenas um meio de transporte. O Setsuna nos lembra que um veículo pode ser uma parte preciosa de nossa história familiar, uma testemunha silenciosa dos momentos especiais que compartilhamos ao longo dos anos. Mesmo que ele não seja adequado para as ruas, o Setsuna nos faz sonhar com a possibilidade de um futuro automobilístico onde os carros se tornem verdadeiros membros de nossa família.



Continue acompanhando o nosso Blog Carroceiros de Plantão para mais informações sobre o mundo dos automóveis e da tecnologia automotiva.

 

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!

 

Até a próxima!