Olá!
Sejam bem vindos mais uma vez ao nosso encontro
no Blog “Carroceiros” de Plantão para
falarmos sobre Carrocerias Automotivas e assuntos correlatos.
Hoje
atendendo um pedido de um estudante de Engenharia de Minas Gerais, falarei um
pouco sobre a evolução dos materiais na indústria automobilística. A velocidade
de introdução de novos materiais na fabricação de automóveis está intimamente
ligada á rapidez com que esses materiais podem ser processados na linha de
produção.
Desde o
início da produção de veículos automotores até os dias de hoje, o aço tem sido
a opção preferida para componentes estruturais principalmente aqueles que exigem
alta resistência. Mas os
tempos mudaram e com a necessidade de produzir carros mais leves para atender
as novas regulamentações para emissão de CO2 impostos pelos governos para novas
construções de carros, isso também acabou mudando. O primeiro automóvel,
produzido em escala comercial, foi projetado em 1885 por Karl Benz. Utilizava
um spaceframe simplificado feito de tubos de aço e um compartimento de
motorista foi criado usando painéis de madeira (embora nesses veículos o
conceito de carroceria era bem diferente de como o entendemos agora).
O carro era
movido por um motor a gasolina de 0.75cv conectado a três rodas de aço e pneus
de borracha maciça. Fazer um
carro leve já era claramente uma preocupação de Benz que declarou que queria projetar um "anão
em termos de peso, mas um titã em termos de potência". Com 0,75 cv!!!
Mas o carro de
Benz tinha um problema: o processo de envernizamento da carroceria de madeira
para torná-la suficientemente resiliente era lento e isso tornava a sua construção demorada
e dispendiosa. Anos mais
tarde em 1912, a Budd, uma empresa americana de chapas e estampagem, fabricou o
primeiro carro todo em aço que rapidamente resultou em um pedido de 70.000
carros da Dodge Brothers.
Estes carros
eram menos caros de se fabricar, exigiam consideravelmente menos tempo de
produção e eram mais fortes que a combinação de madeira e aço. E a
introdução da linha de produção móvel integrada por Henry Ford em 1913
significou que os carros poderiam ser produzidos em volume muito maior do que
anteriormente. Em 1911, o fabricante
de automóveis americano Marmon fez as primeiras experiências com materiais
leves na construção de carrocerias, utilizando o mesmo o alumínio fundido que
era utilizado para a construção de aeronaves na construção de carros de corrida.
Desde então,
o Automobilismo foi um veículo importante para popularizar as inovações em
termos de materiais, novos equipamentos e mostrar as capacidades de desempenho
dos automóveis. Os
compósitos de fibra de vidro, por exemplo, foram usados pela primeira vez no
carro esportivo Lancer de Bill Tritt em 1951. Tempos mais tarde, a Lotus
desenvolveu seu primeiro carro de produção dedicado, o Elite, em 1959, que
tinha corpo e estrutura feitos de fibra de vidro e pesava apenas 773kg. O Stout
Scarab foi a primeira “minivan” feita com painéis de fibra de vidro, no
entanto, seu volume de produção sempre foi destinado a ser baixo pois era um
carro muito caro para ser acessível ao público em geral.
Atualmente,
as ligas de aço convencionais foram parcialmente substituídas por novas ligas
de aço de alta resistência, isso faz com que o aço ainda seja o material
preferido na construção de carrocerias de automóveis, mas o advento dos carros elétricos
acelerou a pesquisa e a utilização de novos materiais e novas ligas de alumínio,
embora em alguns casos, fabricar uma peça em alumínio ou em outro material ainda
custe mais caro do que o aço. Embora a
correlação do uso de componentes leves com a melhor eficiência do uso de
combustível já tenha sido entendida pelas OEMs á décadas, o emprego desses
materiais está vinculado ao desenvolvimento de novos componentes eletrônicos
que auxiliem o condutor e de novos componentes de segurança; significa dizer que
quanto mais leve o carro maior deverá ser a adição de tecnologia embarcada.
Se você se
interessou pelo assunto, sugiro ler os posts abaixo:
E antes de fechar o post vale aqui deixar uma dica:
Tenham todos uma ótima semana, aproveitem bem o seu
tempo ao lado daqueles que lhe querem bem. Um abraço!
carroceria.2008@gmail.com
Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista.
Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de
Plantão para os seus amigos!