A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

21.2.20

Mudanças


Olá!

Sejam bem-vindos mais uma vez ao nosso encontro no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas e assuntos correlatos.

O Pro-Ferramentaria já está aí, batendo á sua porta: um programa exclusivo do Estado de São Paulo, que beneficiará os setores automotivo e de ferramentaria.



Na última quarta-feira, dia 19 de fevereiro, no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia , em São Caetano do Sul, aconteceu o primeiro seminário presencial, onde vários aspectos do programa foram apresentados.

Os caras que fomentaram essa ideia e trabalharam duro para colocar ela em pratica merecem os parabéns! Fodásticos eu diria!

Basicamente o que o Pro-ferramentaria faz é autorizar as empresas paulistas do setor automotivo a utilizar créditos acumulados de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para pagar por ferramentais usados na sua produção e produzidos por ferramentarias instaladas no Estado de São Paulo.

E vem mais por ai! O mesmo time já está articulando nos Estados do RS, PR e MG e há potencial para os estados do RJ, GO, BA e PE.

O time é pequeno, são poucos braços, ínfimos recursos financeiros, mas Garra é o que não falta!

Minha impressão pessoal é de que os primeiros que aproveitarão os louros desse programa de São Paulo, com certeza serão aquelas Ferramentarias que fizeram a lição de casa lá atrás: Investiram em máquinas mais modernas, investiram em ferramentas CAD, CAE e CAM, treinaram seu pessoal...organizaram a casa!



Não estarão nadando de braçadas mas conseguirão certamente desenvolver um bom ritmo nessa travessia.

Mas, e as outras? E quem não quis pular na água, porque achou que estava muito fria, que a correnteza era desfavorável ou porque estava com medinho?

Acho que ainda dá tempo de se lançar na água, contudo é preciso que os proprietários e gestores dessas ferramentarias façam uma profunda reflexão:




- Será que eu como gestor estou pronto para inserir minha empresa nesse novo programa? Caso não, devo procurar alguém mais capacitado, para me ajudar nessa empreitada?

-Estou apto a sugerir e aceitar participar de parcerias com outras empresas do meu setor?

- Quais mudanças físicas precisam acontecer na minha empresa? Implanto 5S?

- Quais Mindsets preciso mudar em mim e nos meus colaboradores?

- Meus colaboradores estão preparados para me ajudar nessa empreitada? Caso não, o que faço? Substituo ou treino?

E por fim uma pergunta que é um soco no estômago:

- De qual estatística quero fazer parte? Das empresas que fecharam por falta de preparo ou das que fizeram o dever de casa, se prepararam e seguiram adiante?

Que tal senhores proprietários e gestores começarem as discutir não só o Pró-Ferramentaria com seus pares (clientes, parceiros, concorrentes) nas suas redes sociais, presencialmente, mas também discutirem formas de fortalecerem uma entidade que os represente, como a ABINFER ou de comprarem serviços e materiais coletivamente ou ainda, formas de manter suas maquinas o máximo possível ocupadas?



Networking!

Demonstre seus interesses, exponha suas opiniões, fale de suas dúvidas, talvez elas sejam as mesmas de muitos outros proprietários e gestores de ferramentarias. Quem sabe juntos, a solução não é encontrada mais rápido do que se pensa?

Se você é dono de uma ferramentaria ou gestor, imagino que deve estar sentido o estômago embrulhado e se perguntando como fazer parcerias com seus concorrentes. Simples! Basta não vê-lo mais como concorrente mas como PARCEIRO.

P-A-R-C-E-I-R-O entendeu?

Se você dono ou gestor de ferramentaria não conhece a ABINFER, deixo abaixo o link do site, link da sua página no Linkedin e o link do perfil do seu presidente Christian Dihlmann no Linkedin.




Vale a pena você seguir as publicações da ABINFER, participar dos seus eventos e porque não acompanhar de perto os passos dados no objetivo de fortalecer a Ferramentaria no Brasil.

Tem muita gente conversando e escrevendo sobre o assunto.



Para encerrar uma frase da série Vikings:

Se não pode confiar nos homens que estão ao seu lado, ou à sua frente, já é um homem morto.

Tenham todos uma ótima semana e aproveitem bem o seu tempo ao lado daqueles que lhe querem bem.



Um abraço!
carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!