Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas.
Hoje vamos falar de uma peça de grande importância para o comportamento estrutural da carroceria e também para a montagem de outros componentes do veículo: O Front End.
O Front End para quem não sabe é aquela peça situada na frente dos veículos onde são montados os radiadores do motor e do sistema de ar condicionado, faróis,a lâmina do Pára-choque dianteiro e o próprio Pára-choque, pode ser construído em chapa de aço ou alumínio, tubos perfilados ou em plástico com reforços metálicos.
Muitos pensam que o Front End é uma peça que serve apenas para se “pendurar” outros componentes, pelo contrário, ele tem uma função estrutural muito importante.
Algumas versões de Front End são soldadas á carroceria, outras versões são aparafusadas, geralmente em pontos situados nas longarinas dianteiras superiores e inferiores.
Além disso, é o Front End quem literalmente segura a Tampa Dianteira, pois se verificarem, em alguns veículos a fechadura é montada no Front End ou na própria tampa, imagine então um carro numa velocidade de 100km/h, apesar da forma aerodinâmica da tampa, há uma tendência natural da Tampa ser jogada para trás.
Se a Travessa do Front End não for bem dimensionada, qualquer deformação nesta pode soltar a Tampa.
Em alguns paises onde a legislação de proteção ao pedestre deverá entrar em vigor á partir de 2010, algumas empresas já se dedicam á desenvolver um Front End que se adeque á nova legislação, é o caso da Valeo que desenvolveu um novo Front End prometendo reduzir a gravidade das lesões em Pedestres na faixa de 20 á 40%.
Espero que tenham gostado da postagem de hoje.
Aproveitem bem o seu fim de semana com aqueles que lhe fazem bem.
Um abraço!
O Especialista
carroceria.2008@gmail.com
Alguma sugestão ou crítica? Mande um Email para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!