A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

2.6.13

Benchmarking Automotivo



Olá muito boa noite!

Obrigado mais uma vez por visitarem o Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre carrocerias automotivas.

 


Você já teve a sensação de ao abrir o seu carro e já ter visto uma peça de carroceria ou mesmo de acabamento semelhante em outro veículo? Por exemplo, a dobradiça da tampa traseira? Se a resposta é sim, não estranhe, isso é muito mais comum do que você possa imaginar, isso se chama Benchmarking.



Mas o que é de fato Benchmarking? Inicialmente o Benchmarking foi definido como o processo de comparar os processos de negócio de uma empresa com os de outras empresas concorrentes ou não concorrentes e as suas métricas de desempenho; este processo é usado na gestão e gerenciamento estratégico, no qual as organizações avaliam vários aspectos de seus processos em relação aos processos de melhores práticas das empresas concorrentes.


O benchmarking pode ser um evento único, mas é muitas vezes tratado como um processo contínuo em que as organizações procuram continuamente melhorar as suas práticas.

A técnica inicialmente utilizada para comparar estratégias corporativas existentes com o objetivo de alcançar o melhor desempenho possível em novas situações foi recentemente estendida para a comparação de produtos técnicos. Este processo é geralmente chamado de "técnica de benchmarking" ou "avaliação comparativa de produtos." Seu uso é bem difundido dentro da indústria automotiva, onde é vital para projetar novos produtos que correspondam às expectativas do usuário, á um custo mínimo, através da aplicação das melhores tecnologias disponíveis em todo o mundo. Os dados são obtidos através da Engenharia Reversa ou seja com a desmontagem total dos veículos da concorrência e analise minuciosa de seus sistemas (carroceria, painéis de portas, painel central, sistemas de freio, suspensão e etc.).



Tais análises foram inicialmente realizadas em casa pelas próprias montadoras e seus fornecedores, no entanto, como estas análises são caras, eles estão cada vez mais sendo terceirizados para empresas que se especializam nesta área.



A terceirização tem permitido uma redução drástica nos custos de cada empresa (através da partilha de custos) e no desenvolvimento de ferramentas eficientes (padrões, software).



No mundo são poucas as empresas que prestam esse tipo de serviço para as montadoras e o acesso ao resultado do trabalho destas empresas não é de fácil acesso, implica no pagamento de uma assinatura que não é lá muito barata.

Uma essas empresas, bastante conhecida pelas montadoras do mundo todo é a francesa A2Mac1  que atua desde 1997 e á cada ano vem demonstrando uma excelente evolução nos seus trabalhos. 



Então na próxima vez que tiver a impressão de já ter visto uma peça parecida em algum outro veículo, muito provavelmente você estará vendo o resultado do trabalho de Benchmarking.

Parte das fotos desse Post foram retiradas do site da A2Mac1                                  (http://a2mac1.fr/home/automotive-benchmarking.asp)

Tenham todos uma ótima semana e aproveitem bem o seu tempo ao lado daqueles que lhes fazem bem!

O Especialista


Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para nós. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!
Siga nos no Twitter (@CarlosLindner)( https://twitter.com/CarlosLindner), curta a nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/carroceirosdeplantao).