A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

7.7.09

Compartilhar para aprender e melhorar.



Olá muito boa noite!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão.

Gostaria antes de qualquer coisa de agradecer á todos aqueles que me enviaram E-mails manifestando solidariedade pelos atrasos sistemáticos que tenho tido na edição das postagens.

Peço um pouco de paciência aos colegas, pois estou me adaptando, acredito que estou no caminho certo e em breve retornarei á boa e velha pontualidade semanal de sempre.

Hoje gostaria de comentar com os colegas algo muito interessante que tive a oportunidade de conhecer quando morei na Alemanha, chama-se “Tag der Karosserie” ou em bom Português: Dia da Carroceria.

O Tag der karosserie é promovido pela IKA (Institut für Kraftfahrzeug) que pertence á Universidade de Aachen, mas existem outras versões, promovidas por outras universidades da Alemanha.

Num único dia, profissionais do setor automotivo, professores, técnicos e alunos se encontram para falar de Carroceria, Carroceria e como ninguém é de ferro, um pouco mais de Carroceria.

Nesse dia são disponibilizadas várias carrocerias body white (sem qualquer tipo de pintura e vedação), onde o observador mais atento pode vislumbrar o trabalho do projetista e do engenheiro de carroceria.

São carrocerias de Mercedes, BMWs, Porsches, Audis e outros carros produzidos na Alemanha e arredores e o intuito é só um: Compartilhar para aprender e melhorar.

Abaixo o programa do encontro realizado em Outubro de 2007, talvez você não entenda nada do que esteja escrito mas basta olhar os nomes das empresas envolvidas para se ter uma idéia do quão á sério é levado esses encontros.

Nesses encontros são realizadas palestras e apresentações diversas onde o objetivo principal é responder perguntas tais como:

- Quais são as mais recentes soluções para a construção de carrocerias?
- Que materiais inovadores e técnicas de produção serão incorporadas na construção de carrocerias?
- Como pode a segurança passiva dos veículos continuar á ser melhorada?
- Quais conceitos de carrocerias serão viáveis á custos competitivos no futuro?



Nesse momento você deve estar se perguntando, porque cargas da água, O Especialista resolveu falar destes encontros? Os carros montados aqui são projetos vindos de fora em sua maioria e a nossa industria automobilística parece não aceitar muito bem essa coisa de “Compartilhar”.

Certamente foi para colocar uma cocerinha lá no seu cérebro e despertar uma pontinha de inveja deles.

Podemos ser melhores, temos potencial para isso, basta apenas querer!

Um bom resto de semana, um bom feriado á todos e não deixem de curtir á vida ao lado daqueles que lhes fazem bem.


Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos! O Especialista está também no Facebook e no Twitter.