Olá!
Sejam bem-vindos mais uma vez ao nosso encontro
no Blog “Carroceiros” de Plantão para
falarmos sobre Carrocerias Automotivas e assuntos correlatos.
Independente se você trabalha na indústria automotiva,
indústria alimentícia ou eletrônica, certamente você já deve ter sido desafiado
pela sua chefia ou por seu patrão, á gerar propostas de redução de custos.
Mas o que é de fato uma Política de redução de
custos? Se você procurar no Google, certamente encontrará muitas definições.
Aquela que eu mais gostei foi a que encontrei no site Portal Educação, atribuída á Clóvis
Luís Padovese:
“Uma política de redução de custos pode ser
entendida como um conjunto de diretrizes coordenadas pela alta administração da
empresa com o objetivo de reduzir de maneira permanente e geral seus custos e
despesas por meio de enfoques coordenados e integrados, medidas e procedimentos
específicos, para obtenção de ganhos de eficiência e produtividade (Padoveze,2005).
(https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/contabilidade/o-que-e-uma-politica-de-reducao-de-custos/55307)”
Hoje inauguraremos uma pequena serie onde discutiremos
alguns pontos á serem considerados na redução de custos de peças estampadas.
Especificação de Material
Ao selecionar o
material de uma peça, será que seu Engenheiro de Produto considerou mesmo todas
as suas opções disponíveis? Esse material tem outras utilizações dentro da sua
empresa ou da empresa que vai fabricá-la?
Qual a origem do Material? Nacional ou importado? Com a frequente flutuação dos preços do aço, você poderá encontrar economia em um material alternativo que você não considerou anteriormente.
Recentemente, um parceiro local nosso nos contatou para revisar a especificação de material de uma peça existente e em produção há muito tempo. Eles estavam usando aço com acabamento zincado eletrolítico para atender a especificação feita pela matriz de seu cliente. Identificamos um material nacional similar, porém com acabamento zincado á fogo.
Estampamos algumas peças protótipos para verificar como seria o comportamento do material na ferramenta e testamos as peças em laboratório de corrosão alcançando resultados semelhantes ao material original.
Os requisitos da peça mudaram desde então, o aço com acabamento zincado eletrolítico permaneceu, porém, o material alternativo com zincado á fogo figura como opcional para o Brasil.
Como tudo que é produzido localmente é utilizado no mercado local, não houveram grandes objeções.
Em função dos preços praticados pelas usinas ou
revendedores e dos requisitos do componente que será fabricado, fazer uma
alteração na especificação do material pode permitir que sua empresa realize
algumas economias pontuais e rápidas, sem deixar de atender os requisitos
estruturais do componente.
Comunizar espessuras de chapas de aço pode também
ser um caminho; tempos atrás visitamos uma empresa no interior de São Paulo onde
eram estampadas peças em aço SAE 1050 com espessuras que variavam de 1,0mm,
1,25mm, 1,4mm e 1,75mm.
O volume de peças com 1,0mm, 1,25mm e 1,75mm eram bastante
inferiores ao volume de peças com 1,4mm, uma diferença brutal!
Entramos em contato com o cliente dessa empresa
para verificar onde essas peças eram utilizadas e se poderíamos fazer uma
proposta de comunização.
Algumas peças com espessura de 1,0mm, 1,25mm e
1,75mm foram alteradas para espessura de 1,4mm. Peças com espessura de 1,75
foram avaliadas e redesenhadas para espessura de 1.4mm após inserirmos algumas
alterações na estrutura da peça, tais como nervuras, flanges, etc..
Aumentando o volume de consumo do material com
espessura de 1,4mm, a empresa conseguiu atingir o volume mínimo vendido pelas
usinas e consequentemente uma boa redução de preço se comparado ao preço
praticado pelo revendedor. Uma parte dessa redução foi repassado ao cliente. E
o ganho não foi só no volume, houve redução de logística, movimentação de
bobinas internamente.
Tenham todos uma ótima semana, aproveitem bem o seu
tempo ao lado daqueles que lhe querem bem.
Um abraço!
carroceria.2008@gmail.com
Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista.
Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de
Plantão para os seus amigos!