A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

16.1.10

Cinto de Segurança Inflável


Olá muito boa noite!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre carrocerias automotivas.

Sistematicamente tenho aqui comentado sobre a inércia dos nossos governantes, dos fabricantes de automóveis aqui instalados e também (porque não?) de nossa parte, consumidores que somos, sobre a decisão de se ter carros mais seguros andando nas ruas.

Hoje comento aqui sobre um novo dispositivo de segurança desenvolvido pela americana Ford: o cinto de segurança inflável.

Numa ultima palestra que fiz em uma escola técnica no ano passado, eu havia dito aos alunos que uma carroceria propriamente nunca é 100% segura e que parte da segurança oferecida por esta, provém dos dispositivos de segurança nela instalados.
Alguns especialistas duvidam da utilidade do airbag do banco traseiro, pois na sua opinião, a possibilidade do passageiro saltar sobre o volante é quase zero além do fato do passageiro estar situado longe da área frontal de deformação; no caso, seriam muito mais importante airbags laterais e de cortina, desenvolvidos para crashes laterais e há muito tempo já instalados em alguns carros fabricados no exterior.
No cotidiano o cinto inflável funciona como cinto de segurança comum. Segundo a Ford, alguns passageiros sentiram-se mais confortáveis, porque o airbag integrado e dobrado se parece com um tipo de preenchimento. Isso melhorou até mesmo o conforto do passageiro no banco de trás.

Em um acidente, o airbag será preenchido num intervalo de 40 milissegundos:o air bag dobrado é insuflado com ar comprimido que sai de um cartucho sob o assento e após a floração continua inflado por vários segundos antes que o ar escape através dos poros. A bolsa insuflada mantém os ocupantes em posição melhor do que o cinto de segurança normal, além de distribuir a força sobre uma área cinco vezes maior do tórax. Ele pode também, segundo a Ford, reduzir os ferimentos no pescoço e no peito em crianças e idosos que são particularmente mais suscetíveis á estes ferimentos.
Feliz 2010! Vamos mudar!

Uma boa semana á todos e não deixem de curtir á vida ao lado daqueles que lhes fazem bem.

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!
O Especialista está também no Twitter.




11.1.10

Feliz 2010!



Olá muito boa noite!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre carrocerias automotivas.

Começo 2010 chamando os colegas do Blog para fazerem uma reflexão.

Fechamos o ano com um encontro internacional organizado para discutir o futuro do clima do mundo e o que se viu é que nesse mundo que vivemos hoje dificilmente encontra-se clima para se salvar alguma coisa, exceto bancos falidos.

Sabe-se lá por estratégia de marketing eleitoral ou qualquer outro motivo, o Brasil quis dar uma lição de moral anunciando a redução nos desmatamentos da floresta amazônica.

Mas só anunciar a redução dos desmatamentos é suficiente?

Não, não é o suficiente, mas é o caminho mais cômodo e mais fácil embora eu desconfie que nem este e nem outro governo conseguirão atingir.

Se isto fosse sério, talvez fossem anunciadas também pesquisas para o desenvolvimento de motores flex mais eficientes, pesquisas para o desenvolvimento de carros mais leves e seguros e quem sabe fosse também anunciado a produção de Diesel menos poluente e a reconstrução das estradas e ferrovias, mas isto passou longe.

Não se viu nenhum anuncio sequer de melhoria nos transportes públicos, mas é claro transporte público é responsabilidade de uma outra esfera de governo!

A lei 11.910, sancionada pelo presidente Lula em março do ano passado “obriga” as montadoras á adicionar airbags para o motorista e passageiro em todos os veículos leves em produção no país. Essas mudanças deverão ocorrer até o ano de 2014, portanto são 5 anos para as montadoras se...adaptarem? Pra quê cinco anos se com cinco mil reais á mais você coloca estes “opcionais” no seu carro zero? E quanto á proteção quanto á Crash lateral? Proteção ao Pedestre?Airbags de cabeça? De joelhos?

Tudo no mundo tem um ciclo de vida. Carros, governos, blogs. Quando um ciclo termina espera-se que pelo menos uma significativa evolução ocorra, mas infelizmente isso não tem ocorrido.

Culpa das Montadoras? Dos Políticos? Dos Blogueiros?

Não culpa nossa que não exigimos mudanças e não demonstramos descontentamento.

Feliz 2010! Vamos mudar!

Uma boa semana á todos e não deixem de curtir á vida ao lado daqueles que lhes fazem bem.

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!
O Especialista está também no Twitter.