A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

18.4.09

Carro Elétrico

Olá muito bom dia!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas.
Hoje vamos falar sobre veículos elétricos...ué!??? Não era Carroceria Automotiva?

Não, não, o Especialista não mudou o foco do Blog.

Com esta crise financeira que se instalou no mundo e acertou de cheio a Industria Automotiva e com o aumento da preocupação do aquecimento do Planeta, muito tem-se ouvido falar em sistemas de propulsão alternativos.

Projetos antes esquecidos nas gavetas, carros conceitos construídos nas décadas de 80 e 90 e novos projetos começam á ganhar espaço na mídia.

E a tendência de acordo com os estudos é a de que os motores elétricos venham se tornar o grande foco das montadoras nos próximos anos.

Alguns construtores já lançaram até mesmo versões esportivas como é o caso da americana Tesla e outros já lançaram versões híbridas dotadas de um motor elétrico e de um motor de combustão.

Uma recente pesquisa na Alemanha revelou que para o ano 2020 há uma expectativa de venda de 300 mil á 500 mil unidades de veículos elétricos.

Mas o que isso tem á ver com carroceria?

Atualmente os trabalhos de desenvolvimento de veículos com propulsores elétricos tem esbarrado num fator muito importante: Baterias.

Apesar de toda a pesquisa á elas dedicadas, estas ainda ocupam um bom espaço físico no veículo sem falar do seu peso que vai influenciar diretamente na performance do carro.

As montadoras têm trabalhado arduamente na tentativa de solucionar este problema, mas em paralelo na Áustria um novo estudo para o desenvolvimento de um Spaceframe super leve se iniciou recentemente.

O objetivo é desenvolver um Spaceframe de baixíssimo peso, se comparado aos construídos atualmente, utilizando materiais leves como alumínio, magnésio e até mesmo aços de alta resistência.

O trabalho de desenvolvimento não é fácil, uma vez que o conceito de Construção Leve também deve ser aplicado ao propulsor e ás baterias.

Então á cada novo estágio alcançado, os engenheiros alimentam os computadores com os novos dados e fazem simulações de crash com o novo veículo.

Será um trabalho árduo e deveras interessante uma vez que este novo veículo deverá atender as exigências de segurança das normas européias.

Interessante chamar a sua atenção para a preocupação dos engenheiros em construir um carro super leve e ao mesmo tempo seguro, coisa que á primeira vista parecem ser antagônicas.

Tenham todos uma ótimo fim de semana, não deixem de aproveitar o feriado com aqueles que lhes fazem bem.

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!