A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

2.5.20

COVID 19, Redutores, Máscaras, Respiradores e afins




Olá!


Sejam bem-vindos mais uma vez ao nosso encontro no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas e assuntos correlatos.



Reza uma lenda que lá pelos idos dos anos 70, um estrangeiro, dono de uma empresa especializada na fabricação de trefilados de metais não ferrosos do ABC, precisava adquirir sete grandes redutores de velocidade para a construção de uma nova linha de trefila.

Naquela época, não havia no Brasil quem produzisse redutores do porte que ele precisava, por isso foi necessário consultar fabricantes de redutores no exterior.  

O único comprador da empresa então foi mobilizado para a tarefa de encontrar no exterior quem poderia fornecer esses redutores e por fim a empresa que fez a melhor oferta técnica (não de preço), foi chamada para negociações.

Para aquela época os valores para importação de equipamentos eram quase que impraticáveis, e o estrangeiro, após muito negociar, comprou apenas um redutor, salvo engano de uma empresa alemã.

O redutor, era enorme, quase que do tamanho de um carro, foi entregue seis meses depois na fábrica no ABC e o seu fabricante se propôs a ajudar na instalação.

O estrangeiro agradeceu mas disse que não seria necessário, que tinha pessoal para isso.

Passado uma semana após a entrega, o Redutor foi levado para o setor de Ferramentaria onde o mesmo foi desmontado e todos os seus componentes foram analisados, medidos, desenhados e depois fabricados para a montagem de outros sete novos redutores. Um ficou de reserva!

Quem me contou essa “lenda”, disse-me que nos oito meses que se sucederam entre a desmontagem do redutor adquirido, fabricação dos componentes e montagem dos novos redutores, foi uma correria enorme na fábrica, especialmente na ferramentaria, onde tudo aconteceu.

Ao longo da minha vivência profissional, contei essa história para vários colegas de trabalho e pude verificar diversas reações ao longo dos anos; o estrangeiro navegou de “empresário de visão” até o mais baixo nível do tipo “ladrão safado destruidor de empregos”.

No meu entender, ele tomou a melhor decisão para o momento que sua empresa atravessava, talvez sua empresa precisasse de novos produtos para continuar funcionando naquele momento, talvez não tivesse verbas para adquirir os sete redutores, talvez, talvez...talvez.

Fato é que apesar de todas as adversidades da época, ele encontrou uma saída.

Avancemos no tempo.

Estamos em 2020, atravessando uma tempestade perfeita, isolados em casa, por causa da COVID 19.

Estamos assistindo os números de mortes e infectados aumentando todos os dias, todos os dias vemos chamadas de reportagens onde grupos de engenheiros, empresários, alunos de cursos de engenharia, mackers estão heroicamente procurando saídas, tomando iniciativas diversas para a produção de máscaras, manutenção ou desenvolvimento de respiradores alternativos.

Volta e meia ouve-se que pedidos de compra de equipamentos de governos de estados, empresas brasileiras foram canceladas por empresas chinesas que optaram em atender os Estados Unidos ou algum outro país que pode, nesse momento, pagar mais caro.




Estamos no meio de uma crise de saúde mundial, onde muitas pessoas já morreram e outras mais devem morrer até que uma vacina seja desenvolvida.

O número de infectados em estado grave é maior do que o número de leitos disponíveis nos hospitais e não há respiradores mecânicos em número suficiente para atender á todos.

Temos fabricantes locais desses equipamentos, correndo contra o tempo para produzir mais equipamentos para atender a demanda que mais que quadruplicou, mas sabemos que a velocidade da doença é muito maior do a de produção de novos equipamentos.



Não conheço as particularidades para a produção desses equipamentos, não sei se os equipamentos aqui produzidos são superiores ou inferiores aos importados, mas será que alguém já fez esse questionamento? 

Não haverá em algum lugar um PowerPoint, com fotos de um teardown   e um comparativo de custos dos principais componentes?

Será que ninguém não pensou em quebrar a patente dos respiradores produzidos pela China ou outro país qualquer, que já tenha sido de fato testado e qualificados pela ANVISA?

Já fizemos isso com remédios alguns anos atrás. Quebramos patentes e os resultados foram muito benéficos para a população.

Na Segunda Guerra Mundial, sabe-se que muitos países utilizaram empresas da época para a produção de munições, aviões, armas, veículos e outros insumos para a guerra, então porque não o fazê-lo agora?



Porque não requisitar equipamentos, linhas de produção, matérias-primas, transportes, mão de obra especializada? Afinal não estamos em guerra contra um vírus?

Pensando num cenário desses, acredito que o Estado de São Paulo, utilizando a expertise e mão de obra de profissionais disponíveis e a capacidade de produção de cerca de 1500 Ferramentarias e usinagens, poderia em tempo recorde, oferecer uma resposta rápida para replicar um equipamento em larga escala, atendendo primeiro a sua demanda doméstica e num segundo momento, atendendo os outros estados e municípios da união.

Acredito que a hora de mostrarmos perplexidade com as mortes ocorridas e o número de infectados já passou. De certo modo já nos adaptamos á nova realidade imposta pelo COVID 19, está na hora do Estado De São Paulo tomar a frente dessa guerra, se concentrando em encontrar soluções rápidas e moldando essa realidade ao nosso favor.



Tenham todos uma ótima semana e aproveitem bem o seu tempo ao lado daqueles que lhe querem bem.

Um abraço!
carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!





27.4.20

Ventos do oriente


Olá!

Sejam bem-vindos mais uma vez ao nosso encontro no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas e assuntos correlatos.



Semanas atrás uma chinesa postou no Linkedin, umas fotos de uma base de um estampo fundido em sua empresa, com grandes dimensões e obteve 70 reações em pouco menos de quatro dias.


Fiquei curioso e fui esmiuçar esse número: cerca de 70% eram de brasileiros que atuavam direta ou indiretamente no seguimento de ferramentaria ou indústria automotiva e o restante de estrangeiros, também dos seguimentos de ferramentaria e automotivo.


Escolhi aleatoriamente 10 profissionais brasileiros dos que curtiram o post da chinesa e pesquisei as suas atividades no Linkedin:

Vários “likes” para fotos de ferramentas produzidas principalmente na China, “likes” para alguns vídeos sobre tecnologias desenvolvidas e disponíveis no exterior, “likes” para algumas manifestações políticas e religiosas. Vários comentários sobre política, algumas felicitações para contatos que conseguiram recolocação no mercado. Um ou outro “Amém” para uma oração postada na rede.

Zero artigos e muito poucas postagens geradas pelos mesmos, ou seja, muito pouco conteúdo/informação gerado.

 Selecionei quinze ferramentarias de variados portes que sigo na rede e fiz o levantamento da média de “likes” que estas recebem em suas postagens: uma média de 12 “likes” por postagens, mas um detalhe me chamou a atenção: a maioria destas já haviam sido postadas á mais de três meses, já que frequência de postagens é muito baixa

Fiquei intrigado.

Como as pessoas esperam fortalecer o seu negócio e o segmento de Ferramentaria no Brasil se sequer conseguem falar sobre si mesmos ou sobre suas empresas? E se elas não acreditam em si mesmas e nem naqueles que atuam no mesmo setor?

É preciso abandonar o complexo de vira-latas. Não é uma tarefa fácil, principalmente para quem vem carregando esse sentimento há anos. Tem de ser uma meta diária.



O mundo pós Pandemia será outro, e certamente você já ouviu falar que a cadeia produtiva mundial, será uma das mais afetadas. Empresas já começam á realocar suas fabricas em outros lugares, abandonando a China aos poucos.

Se empresários e empregados de pequenas e médias ferramentarias anseiam por fazer parte desse novo cenário, estes precisam implementar mudanças no seu negócio e na forma de prestar os seus serviços.



Algumas posturas precisam ser modificadas e uma nova roupagem utilizada. É preciso colocar a sua expertise á favor do seu cliente, ajudando no desenvolvimento do seu produto, no desenvolvimento do processo de fabricação deste.

E então? Vai começar já ou ainda esperar por um milagre?

Tenham todos uma ótima semana e aproveitem bem o seu tempo ao lado daqueles que lhe querem bem.

Um abraço!
O Especialista
carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!