A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

11.8.11

Peso Pena, Peso Galo.//




Olá muito boa noite.
Obrigado mais uma vez por visitarem o Blog “Carroceiros” de Plantão.
Você já ouviu falar sobre Peso Pena e Peso Galo? Sabe o que é isso?


Segundo a Wikipédia, as Categorias de peso do boxe são subdivisões nas quais os pugilistas são escalados, a fim de tornar as lutas mais equilibradas. A pesagem oficial é realizada um dia antes da luta e, caso um atleta esteja fora do peso mínimo ou máximo, não estará apto a participar do combate.
O padrão de medidas é o inglês, que utiliza como medida de peso a Libras (1 libra = 0,45359237 quilogramas), por isso os valores em quilogramas utilizam casas decimais.
Antigamente a preocupação com o peso de uma carroceria era quase que atípico na Industria Automobilística, definia-se um target que nem sempre era atingido mas com o passar dos anos todas as montadoras passaram á perseguir com mais afinco a Redução de pesos, haja visto a preocupação com o consumo de combustível e emissaõ de gases.


No início vários modelos fabricados em alumínio e em outras ligas, decretavam o fim do aço na indústria automobilística, surgiram então carros fabricados com estruturas híbridas numa combinação de alumínio e Fibra de carbono e quando se pensou que o aço estava por sair de cena, eis que algumas acearias reagiram, lançaram alguns programas de pesquisa e por fim demonstraram que com a utilização de algumas ligas novas de aço era possível também reduzir o peso das carrocerias.
De um estudo recente realizado por seis centros de pesquisa automotiva da gigante da siderurgia, ArcelorMittal, localizados na França, Canadá e EUA, em cooperação com a espanhola Gestamp Automoción, especialista em hot-stamping e a Italiana Magnetto Automotive especialista em Metalforming; desenvolveu-se um Modelo de Estrutura de Carroceria que demonstra que é possível reduzir o peso em mais de 100 Libras (cerca de 45 kilos), no desenvolvimento de um veículo do segmento C, com o uso de materiais e processos avançados sem aumentar o seu custo .
Durante o estudo, foram avaliadas quatro áreas de custo: Amortização de Tooling; Montagem; Processos; Materiais.
Assim, para um carro comum da classe C, as contribuições de cada uma dessas áreas no custo total são os seguintes:
• Amortização de Tooling: 2%
• Montagem: 32%
• Processo: 15%
• Material: 51%

Para o caso da carroceria utilizando o novo conceito da ArcelorMittal:
• Amortização de Tooling: 3%
• Montagem: 34%
• Processo: 18%
• Material: 45%
Ou seja, comparando-se com os métodos atuais de construção, pode ser mais caro para construir, considerando-se o conceito da ArcelorMittal, porém o custo dos materiais em uma base comparativa é menor.
E esta abordagem é "financeiramente racional", na medida em que as carrocerias são construídas com "o peso de alumínio a um custo de aço."

Considerando-se que os aços de alta resistência (AHSS) ou são atualmente disponíveis ou estarão comercialmente disponíveis antes que a solução possa ser ser implementado numa próxima geração de um veículo e que não é algo que precisa ser desenvolvido, o trabalho realizado não foi apenas analítico, mas funcional: foram desenvolvidas 43 peças para o carro do segmento C, incluindo partes do front-end, lateral, traseira e módulos de porta; além de componentes de chassis e peças de escapamento.
Todas as montadoras no mundo, sem excessão, estão lutando para obter reduzir o peso de seus veículos, algumas são bastante ousadas e outras conservadoras.


As mais ousadas têm alcançado um resultado de até 57 kg de redução de peso, distribuídos da seguinte forma:
35 kg nas partes estruturais,
5 kg nos painel do teto, portas, tampas e laterais,
1 kg nos sistemas de carrocerias (fechaduras, levantadores de vidros e etc)
16 kg no chassis.
O desafio de criar de criar novos materiais AHSS, colocam a ArcelorMittal num patamar bem acima da metalurgia tradicional; utilizando-se da nanotecnologia, criando novos processos, aprimorando os já existentes, e agregando um novo valor ao aço nunca antes imaginado.
A ArcelorMittal, é considerada hoje a "número um no mundo das siderurgicas", conta com mais de 287 mil funcionários em mais de 60 países.
Aproveitem as suas horas vagas ao lado daqueles que lhe querem bem!

O Especialista
carroceria.2008@gmail.com

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