A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

10.6.12

Carroceiro sim!




Obrigado mais uma vez por visitarem o Blog “Carroceiros” de Plantão, hoje peço a sua licença para falarmos um pouco do profissional que trabalha no desenvolvimento de carrocerias automotivas.
Não sei se já comentei aqui alguma vez, mas o termo “Carroceiros” surgiu numa conversa animada com um colega de trabalho. Estávamos nós, tarde da noite na área de Protótipos de uma montadora, tentando encontrar uma solução para uma dobradiça trapezoidal da tampa traseira de um sedan que não funcionava direito, quando num acesso súbito, começamos á maldizer todos aqueles que vinham durante o dia nos solicitar mudanças nas nossas peças de carroceria para solucionar os seus problemas.
Detalhe: naquela época eu cuidava do assoalho do carro e o meu colega era uma espécie de coordenador do projeto de Carroceria, estávamos lá por esporte já que nenhum dos dois era responsável pelo desenvolvimento de tampas! Gostávamos daqueles problemas cabeludos que exigiam toda a nossa criatividade para resolver, hora extra era apenas um detalhe á mais... que ajudava muito no final do mês.
Desde que o mundo é mundo, a carroceria além de ser o maior componente do carro, é também aquela que mais interface faz com o maior número de componentes, isso faz do engenheiro de carroceria o profissional mais integrado ao processo de fabricação dentro de uma montadora.


Além de termos a obrigação de saber como nossos subconjuntos são montados, seja na fabrica ou no fornecedor, sabemos como as peças dos outros se “encaixam” na nossa carroceria e por consequência somos os mais encrenqueiros.
O tanque não monta: problema na carroceria, carpete não faz matching com o assoalho: problema na carroceria!
Faltou pino para fixar chicote, precisa de um suporte no túnel, no Dash, o banco soltou no crash o culpado sempre foi o mesmo: a carroceria!
Da Engenharia de Manufatura, passando pelo Interior, Chassis, Elétrica, Powertrain, Qualidade, Compras e ás vezes até Portarias da empresa: nós “carroceiros” somos uma unanimidade e só quem já foi ou é “Carroceiro” compreende isso.
Então temos de explicar (outra sina do “carroceiro”) de que o negócio não é bem assim...
Temos os nossos defeitos também.
Alguns de nós adquirem amor pelo Projeto muito rápido, passam á pensar nele 24 horas do dia, ás vezes vira motivo de briga na família porque tem quem se esqueça de voltar para casa, tamanha é a sua concentração no novo projeto.
Alguns até agem como se o projeto fosse uma criação sua: chamam o carro de “seu”, sentem profunda mágoa por não terem sido consultados quando na definição do Design, opinam sobre uma curva de design ou outra, ficam magoados com aqueles que não estão 100% engajados no projeto e são capazes de até se emocionarem quando no  seu lançamento no mercado.
Uma coisa é certa, ninguém melhor do que o “carroceiro” conhece tão bem a sua criação, só ele sabe onde foi necessário aplicar os adesivos, pontos de solda, cordões MIG e MAG.
Um Designer precisa de boa dose de inspiração para criar um carro com suas curvas, mas um “carroceiro” precisa de três vezes mais  para tornar  a visão do Designer factível e principalmente  manufaturável, obedecendo todos os preceitos de segurança e atendendo as solicitações de todas as outras engenharias.
Não é fácil o trabalho do “carroceiro”, mas sem duvida é preciso gostar daquilo que se faz; deve ser por isso que quando um ou mais “carroceiros” se encontram há tanto assunto para se conversar, tanta experiência, tanta história...

Obrigado á todos que tem acompanhado o Blog ao longo desses anos e que mesmo após os períodos de ausência mantiveram-se fieis em sua leitura.

Convido os colegas que atuam em Montadoras, Sistemistas, Fornecedores de estampados e Ferramentarias  á ingressarem no Grupo Body in White - Brasil no Linked In para dividir suas opiniões e participarem do maior fórum permanente sobre Construção de Carrocerias em Língua Portuguesa do hemisfério Sul.

Desejo á todos uma ótima semana e aproveitem bem o seu tempo ao lado daqueles que lhe querem bem!

carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!
O Especialista está também no Twitter e no Facebook.