Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre carrocerias automotivas.
Em julho do ano passado comentamos aqui no Blog sobre o Projeto Super Light-Car que nasceu na Alemanha fruto da cooperação de montadoras, fabricantes de autopeças e universidades na busca de novos materiais para construção de carrocerias automotivas mais leves.
Hoje aqui no Blog “Carroceiros” de Plantão, falaremos sobre o projeto da EDAG que vai na mesma direção do Super Light-Car.
O Light Car, carro conceito da EDAG foi apresentado no Salão de Genebra no ano passado e trouxe muitas novidades. Com 4,0 metros de comprimento, 2,90 m de entreeixos e 1,70 m de largura esse veículo terá no máximo um peso de 1200kg.
No que diz respeito á Carroceria do Light-Car, a EDAG buscou parcerias com algumas empresas visando utilizar novas tecnologias e materiais inovadores.
Os painéis externos do Light Car foram construídos com fibra basáltica, desenvolvida pela empresa austríaca ASA.TEC. (Asamer Basaltic Fibers GmbH), essa fibra é mais leve, mais barata e quase tão resistente quanto a fibra de carbono ou o próprio alumínio, além do fato de ser totalmente reciclável.
Em cooperação com a alemã Zollern, tradicional empresa fabricante de fundidos e elementos de máquinas, utilizou um novo processo de fundição chamado “thin-walled” que tornou possível a fabricação de peças de aço fundido com paredes extremamente finas. A utilização de um material que tem um alto grau de rigidez, com menos distorções do alumínio propiciou bons resultados estruturais á carroceria.
A também alemã Linde + Wiemann, que fabrica peças e conjuntos de carroceria para montadoras na Europa, desenvolveu Componentes feitos de aço temperado parcialmente, que combinam um alto grau de rigidez com ótima conformabilidade; no Light-Car esta tecnologia foi aplicada na parte inferior da carroçaria, soleira da porta e front-end.
A empresa Honsel, também tradicional no mercado alemão, especializada em fundições de blocos de motores, cilindros, cabeçotes e carcaças de bombas, aplicou algumas das suas tecnologias de processamento(fundição, extrusão e laminação), na fabricação de alguns componentes utilizando alumínio e magnésio.
A Wilhelm Böllhoff GmbH & Co. KG ou simplesmente Böllhoff, neste projeto utilizou um método recentemente desenvolvido (RIVTAC processo ®), que torna possível unir e produzir um bom ajuste entre os materiais de alta resistência composta.
Juntando toda tecnologia de novos processos e novos materiais, o resultado: uma plataforma para veículos á serem fabricados em pequenas séries que pode ser usada para diversos tipos de carroceria: hatch, sedã, perua ou picape.
Para o próximo Salão de Genebra deste ano, a EDAG promete trazer uma versão do Light-Car funcional. Essa nova versão deverá reunir boa parte das tecnologias aqui mencionadas, assim como outras desenvolvidas ao longo do ano e servirá como base para testes funcionais.
Talvez dentro de alguns anos, ao pára no semáforo, você esteja do lado de um carro feito á partir do Light-Car, será???
Feliz 2010! Vamos mudar!
Uma boa semana á todos e não deixem de curtir á vida ao lado daqueles que lhes fazem bem.
Um abraço!
O Especialista
carroceria.2008@gmail.com
Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos! O Especialista está também no Twitter.
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