A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

30.11.18

Série Redução de Custos para peças estampadas - Parte 04

Olá!
Sejam bem-vindos mais uma vez ao nosso encontro no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas e assuntos correlatos.
Hoje continuamos a nossa série Redução de Custos para peças estampadas, comentando alguns itens que podem influenciar no custo da peça.



Mudanças de Design de Produto
Geralmente todo componente estampado que faz parte de um automóvel, equipamento agrícola ou rodoviário, etc. está sujeito a alterações, principalmente na fase de desenvolvimento.
Particularmente me recordo de uma peça desenvolvida na Matriz da empresa onde trabalhava, que recebeu três alterações significativas em menos de um mês, onde foi necessário abandonar o projeto da ferramenta original e literalmente recomeçar do zero. O projeto recomeçou do zero, mas já havia um investimento que certamente influenciou no preço final da nova peça.
Por isso sou de opinião que quando na construção de uma nova ferramenta, devem ser determinadas algumas janelas para implementação de modificações de produto, isso evita atropelos e permite que o técnico responsável pela construção decida qual a melhor ocasião para implementar a modificação.
 Mas e se o componente em produção na sua empresa ou no seu fornecedor sofre uma ou mais mudanças de Design?
Antes de mais nada entenda essas modificações. Se possível compare o modelo matemático da peça atual com o modelo matemático da peça modificada. Revise essas alterações para determinar o que precisará ser feito na ferramenta, se será preciso usinar algum componente, alterar posição ou medidas de punções, instalar gavetas e principalmente como ela afetará na montagem deste componente, seja num subconjunto ou conjunto principal.
Talvez você possa criar uma proposta Alternativa, que altere ligeiramente o design do componente sem modificar drasticamente a ferramenta já construída e ainda oferecer vantagens econômicas, mantendo a função e integridade do componente.
Talvez algumas mudanças permitam que mais peças sejam entregues por remessa.




Componentes Semelhantes ou Designs Quase Duplicados
Sua empresa produz componentes que são muito semelhantes? Isso implica em manter o seu pessoal sempre atento para que não ocorram enganos desastrosos.
É possível criar um componente único que atenda duas ou mais condições. As grandes empresas frequentemente se mantêm atentas para identificar essas oportunidades.
Recentemente numa montadora tínhamos duas peças (direita/esquerda) utilizados em quatro veículos de uma mesma família. Dois veículos utilizavam peças importadas da Ásia e os outros dois utilizavam peças nacionais.
A qualidade das peças asiáticas e das peças nacionais eram idênticas.
A diferença física entre as peças era apenas a posição de dois furos quadrados e claro o preço já que uma era paga em dólar.
Criamos uma terceira peça (direita/esquerda) que contemplava as duas furações e modificamos o ferramental nacional aumentando o volume de produção da peça. Essa pequena mudança, aumentou os lucros do fornecedor local e propiciou a montadora uma ótima economia.
Minha sugestão: Fique sempre atento, conheça bem as peças que são produzidas tanto na sua empresa como nos seus fornecedores de estampado e use esse conhecimento a seu favor.
Combinar os designs de dois componentes em um, atender às necessidades de projetos diferentes pode gerar uma redução de custos significativa.



Número de prestadores de Serviços Secundários
Há alguns dias nos chegou o caso de um fornecedor de uma empresa fabricante de equipamentos agrícolas estampava um componente, depois o enviava para uma contratada para soldar cinco porcas, depois encaminhava para uma outra empresa para fazer a pintura do conjunto e depois trazia de volta para a sua planta onde montava num subconjunto e a entregava para o seu cliente.
Se um dos seus componentes atualmente requerem serviços de vários fornecedores, como nesse caso, sugiro que você repense urgentemente esse processo. Além de economizar nos custos de logística, você terá novamente o processo de fabricação deste em suas mãos.
No caso citado acima, sugerimos a aquisição de uma máquina de soldas por indução e pôr fim a empresa acabou comprando a pequena linha de pintura do fornecedor que trocou de atividade.
Talvez seu fornecedor possa ter um posto avançado dentro da sua planta, com isso além de economizar na logística poderia economizar também no investimento. As possibilidades são muitas.




Não abra mão da Automação
Conheça bem as maquinas disponíveis na sua empresa e nos seus fornecedores. Talvez uma peça que esteja sendo estampada dentro de casa possa ser melhor aproveitada na planta de um fornecedor externo.
Talvez seu fornecedor tenha equipamentos mais modernos que permitam reduzir o número de tarefas na produção combinando a criação de recursos.
Ao reduzir o número de passes, ajustando as configurações de ferramentas, de acessórios e eliminando ou reduzindo o uso de operações manuais, o custo de seu componente tende á diminuir.


E com isso encerramos nosso Post de hoje.
Tenham todos uma ótima semana e aproveitem bem o seu tempo ao lado daqueles que lhe querem bem.

Um abraço!


carroceria.2008@gmail.com

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Aços para construção de Carrocerias - Duvidas




A biblioteca do Especialista




27.11.18

Nosso jeito "Zappos"​ de ser


Olá!

Sejam bem-vindos mais uma vez ao nosso encontro no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas e assuntos correlatos.
Hoje transcrevo um texto publicado originalmente no Linkedin. (https://www.linkedin.com/pulse/nosso-jeito-zappos-de-ser-carlos-lindner/)
O objetivo aqui não é de ser repetitivo mas de trazer aos nossos seguidores um pouco de nossa filosofia de trabalho de nosso promissor negócio.


"
Sempre que atuava nas empresas e recebia visitas de fornecedores e vendedores, procurava nunca deixar que os mesmos ficassem muito tempo me aguardando na recepção, pois achava a espera algo chato.
Se havia uma crise para resolver naquele exato momento, tratava de ir ou ligar para a pessoa na recepção, explicar a situação e pedir a sua compreensão pelo atraso.
Raras foram as vezes que atrasamos demasiado, cancelamos ou remarcamos para um outro dia.
Bom, o fato é que mudamos de lado e agora somos uma bela vidraça!






Dia desses marcamos uma visita num potencial parceiro para uma rápida apresentação, coisa de meia hora. Tinha decorado meu script, prospecto impecavelmente impresso e chegamos na porta da empresa cinco minutos antes do horário.
Aguardamos pacientemente ser atendidos pela recepcionista que nos anunciou ao telefone e já nos avisou:
“ Sr. Fulano está no chão de fábrica, com uma outra visita, pediu para que aguarde que em breve irá recebe-lo”
Quantos minutos duram um “em breve”? Depende do tamanho do “abacaxi” que os caras precisam descascar lá no chão de fábrica.
A espera de todo não é ruim, você pode colocar a leitura dos e-mails em dia, fazer pesquisas no Google, reidratar-se, atualizar-se das notícias na TV muda, se houver uma na Recepção, mas começa a ficar um pouco desesperador quando você nota que pessoas que chegaram muito depois de você já estão indo embora e você nem da Recepção para dentro passou!
Um Gottes willen!!! (Pelo amor de Deus!!!)
Então o Menor Aprendiz aparece; um garoto com quase um metro e oitenta de altura, magro como um palito, com uma sombra de bigode debaixo do nariz, segurando o celular numa mão, digitando no WhatsApp com o dedão (não sei como eles conseguem!) e a outra mão no bolso da calça.
“Sr. Fulano não vai poder atendê-lo mas pediu para o Sr. Beltrano que vai lhe receber agora. Me acompanhe por favor”
O Sr. Beltrano devia também estar descascando um outro abacaxi, nos atendeu numa sala de reunião, nem nos convidou para sentar. Tratei de entregar-lhe o nosso prospecto, resumi nossa apresentação em dez palavras e ele tratou de nos colocar rapidamente na mesma direção que viemos.


Por uma dessas coincidências uma porta se abriu e de lá saíram algumas pessoas em passo apressado, o Sr. Fulano puxava a debandada, talvez não tenha me visto ou fez que não me viu, mas eis que alguém do bando, o Sr. Ciclano, olhou para trás, me reconheceu e esperou para me cumprimentar.
- Tudo bem com você? Faz tempo hein? – disse estendendo a mão
- Tudo joia e você? –Respondo.
- Cara estamos aqui apanhando que nem gente grande, dispositivo não está funcionando, muitos problemas de matching...um pesadelo!
E então num estalo ele me pergunta:
- Você está com tempo? O conjunto que estamos com problemas é parecido com aquele que tínhamos na...você sabe! Parece até que que copiaram de lá! Quer dar uma olhada?
- Claro que sim! Estamos aqui para ajudar!
- Pelo menos mudaram os números das peças e do conjunto? – Perguntei malicioso.
Concordei em acompanhar o Sr. Ciclano, meio que a contragosto do Sr. Beltrano que esperava na porta a frente; de fato conjunto era mesmo semelhante a um outro que fui responsável anos atrás.


Na ferramentaria o Sr. Ciclano me mostrou os componentes, seus relatórios dimensionais, posicionou as peças no dispositivo e pediu para que executassem a operação de solda do conjunto.
Colocou o conjunto soldado no dispositivo de medição e reprovou com a cabeça.
- Está morto!
Ficamos por lá quase que duas horas. Pedi para montarem mais alguns conjuntos para observar melhor os movimentos do robô na solda e por fim declarei ao Sr. Ciclano:
- Acho que está acontecendo o mesmo que acontecia na...você sabe! Quando o robô aplica a sequência de pontos de 3 chapas acaba movimentando as peças, porque o número de apalpadores é insuficiente.  Mas não tem espaço físico aqui para inserir mais apalpadores então acho que vai precisar de um dispositivo para aplicar esses pontos numa operação anterior como fizemos lá na...você sabe! No final vocês ainda vão ter ganho na qualidade da carroceria e dos pontos de solda.
Depois de puxar pela memória, o Sr. Ciclano concordou comigo.
O Sr. Beltrano fez olhar de reprovação, obviamente não queria gastar mais dinheiro com um novo dispositivo, uma operação á mais, mas na sequencia iniciou-se uma sessão de Brainstorming para não dizer uma Discussão acalorada com perguntas do tipo:
Quem vai custear isso? Porque não foi visto na simulação? Quem vai falar para a Diretoria?
Pedimos licença, nos despedimos e nos retiramos.
Dias depois, nem sinal do Sr. Fulano e do Sr. Beltrano, tentamos ligar várias vezes, mas sem sucesso, para remarcar a apresentação e verificar se podíamos ajudar mais em algo. Ora estavam em reunião, ora em visita externa...chão de fábrica...que pena!
Em compensação viramos parceiros do Sr. Ciclano que sempre que os seus clientes e parceiros tem um issue para resolver, não hesita em nos indicar.
E a gente vai de boa, afinal de contas o propósito de nosso promissor negócio é acima de tudo, ajudar nossos parceiros, seus clientes e fornecedores ou quem quer que ele nos indique, a encontrar Soluções de Engenharia Personalizadas, Sustentáveis e Inovadoras.
A Engenharia não precisa ser um lugar tóxico,  prova maior é essa galera descolada que volta e meia solta uns foguetinhos pro espaço!


Estamos sempre à disposição!

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Tenham todos uma ótima semana e aproveitem bem o seu tempo ao lado daqueles que lhe querem bem.

Um abraço!


carroceria.2008@gmail.com

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