Olá!
Sejam bem-vindos mais uma vez ao nosso encontro
no Blog “Carroceiros” de Plantão para
falarmos sobre Carrocerias Automotivas e assuntos correlatos.
Hoje peço sua licença para responder ao email de um
novo seguidor do blog que pede a nossa ajuda.
“ ...
Trabalho
com reciclagem na região da Grande Porto Alegre. Nossa cooperativa recolhe material
reciclável em vários prédios do centro, classifica-os num galpão na periferia e
depois os revende.
Para isso
precisamos de um veículo para transporte.
Nosso
primeiro veículo foi um Chevete que cortamos parte do teto e laterais,
transformando ele numa pick up, esse carro durou cerca de oito meses.
Depois
compramos uma VW Kombi, ano 75 que já estava muito surrada e que acabou
sofrendo um acidente (atropelada por um caminhão de areia!).
Nossa
terceira viatura foi um Santana duas portas que também cortamos a carroceria,
transformando o mesmo num pick up, rodamos com ele por quase um ano, mas o
assoalho traseiro acabou rachando, fizemos um remendo com solda e estamos
usando ela receosos de uma hora ficarmos parados na rua.
Como não
podemos ficar sem um transporte, nos antecipamos juntamos algumas economias
para comprar um novo veículo, até pensamos em comprar uma pick up dessa vez,
mas o dinheiro não chegou á tanto e acabamos por comprar um outro Santana
quatro portas que está com a pintura desgastada, com alguns amassados, mas a
mecânica está em ótimo estado.
Encontrei
o seu blog por acaso e lendo alguns posts percebi que tem certa experiência com
carrocerias. Gostaria de saber se você poderia nos orientar em como transformar
o nosso Santana numa pick-up? Seria possível?
Minha resposta:
Antes de mais nada agradeço pelo seu e-mail.
Particularmente sou meio que contra essas transformações mal
planejadas de veículos de passeio em veículos de carga.
Aqui em São Paulo, principalmente nas periferias é comum encontrar
veículos transformados com o uso do maçarico e serra tico-tico.
Percebe-se claramente que a base dessas transformações são a retirada
de peças estruturais de carroceria sem a preocupação de como esta vai se
comportar quando em serviço e isso pode ser muito perigoso para os ocupantes e
para quem está ao redor.
Mas a transformação de veículos também pode se dizer que é uma arte,
algumas pessoas tem o dom de mudar o visual de veículos fora de produção ou mesmo
em produção e ainda assim conservar um pouco da estrutura inserindo alguns
reforços com bom senso.
Encontrei dois vídeos no youtube que mostram um
Santana Quantum transformado em Pick up () ()
e que acredito pode ser a base para
transformação do seu Santana.
Minha dica: arrume pessoas com bons conhecimentos
de funilaria e soldagem para fazer o serviço e que se comprometam a começar e
terminar o serviço. Combine o valor do trabalho total e divida o pagamento em
fases, conforme a evolução do serviço.
Estou lhe enviando via E-mail, um arquivo em PDF com o passo a passo
de como imaginei fazer essa transformação, onde colocar o Santo Antonio, soldar
reforços, como fazer fechamento com
chapas do cockipt e “caçamba”, construção de uma gaiola para transporte
de material reciclado, fixação desta á carroceria e etc. Use esse arquivo para explicar ao funileiro o
projeto e combinar o valor do serviço.
Não se esqueça de
verificar também no DETRAN local as regras para Alteração de Características do
Veículo e procure na medida do possível andar sempre legalizado, para não
correr o risco de perder o veículo.
Tenho certeza que se o
trabalho for bem feito, observando qualidade de solda, assentamento de peças e
etc., vocês terão um carro para um bom tempo de uso, basta não exagerar na
carga.
Tenham todos uma ótima semana e
aproveitem bem o seu tempo ao lado daqueles que lhe querem bem.
Um abraço!
carroceria.2008@gmail.com
Alguma sugestão ou
crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens?
Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!