A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

14.11.18

Transformação


Olá!
Sejam bem-vindos mais uma vez ao nosso encontro no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas e assuntos correlatos.

Hoje peço sua licença para responder ao email de um novo seguidor do blog que pede a nossa ajuda.



“ ...
Trabalho com reciclagem na região da Grande Porto Alegre. Nossa cooperativa recolhe material reciclável em vários prédios do centro, classifica-os num galpão na periferia e depois os revende.
Para isso precisamos de um veículo para transporte.
Nosso primeiro veículo foi um Chevete que cortamos parte do teto e laterais, transformando ele numa pick up, esse carro durou cerca de oito meses.
Depois compramos uma VW Kombi, ano 75 que já estava muito surrada e que acabou sofrendo um acidente (atropelada por um caminhão de areia!).
Nossa terceira viatura foi um Santana duas portas que também cortamos a carroceria, transformando o mesmo num pick up, rodamos com ele por quase um ano, mas o assoalho traseiro acabou rachando, fizemos um remendo com solda e estamos usando ela receosos de uma hora ficarmos parados na rua.
Como não podemos ficar sem um transporte, nos antecipamos juntamos algumas economias para comprar um novo veículo, até pensamos em comprar uma pick up dessa vez, mas o dinheiro não chegou á tanto e acabamos por comprar um outro Santana quatro portas que está com a pintura desgastada, com alguns amassados, mas a mecânica está em ótimo estado.
Encontrei o seu blog por acaso e lendo alguns posts percebi que tem certa experiência com carrocerias. Gostaria de saber se você poderia nos orientar em como transformar o nosso Santana numa pick-up? Seria possível?



Minha resposta:

Antes de mais nada agradeço pelo seu e-mail.




Particularmente sou meio que contra essas transformações mal planejadas de veículos de passeio em veículos de carga.



Aqui em São Paulo, principalmente nas periferias é comum encontrar veículos transformados com o uso do maçarico e serra tico-tico.



Percebe-se claramente que a base dessas transformações são a retirada de peças estruturais de carroceria sem a preocupação de como esta vai se comportar quando em serviço e isso pode ser muito perigoso para os ocupantes e para quem está ao redor.




Mas a transformação de veículos também pode se dizer que é uma arte, algumas pessoas tem o dom de mudar o visual de veículos fora de produção ou mesmo em produção e ainda assim conservar um pouco da estrutura inserindo alguns reforços com bom senso.




Encontrei dois vídeos no youtube que mostram um Santana Quantum transformado em Pick up () () e que acredito pode ser a base para transformação do seu Santana.




Minha dica: arrume pessoas com bons conhecimentos de funilaria e soldagem para fazer o serviço e que se comprometam a começar e terminar o serviço. Combine o valor do trabalho total e divida o pagamento em fases, conforme a evolução do serviço.




Estou lhe enviando via E-mail, um arquivo em PDF com o passo a passo de como imaginei fazer essa transformação, onde colocar o Santo Antonio, soldar reforços, como fazer fechamento com  chapas do cockipt e “caçamba”, construção de uma gaiola para transporte de material reciclado, fixação desta á carroceria e etc.  Use esse arquivo para explicar ao funileiro o projeto e combinar o valor do serviço.



Não se esqueça de verificar também no DETRAN local as regras para Alteração de Características do Veículo e procure na medida do possível andar sempre legalizado, para não correr o risco de perder o veículo.




Tenho certeza que se o trabalho for bem feito, observando qualidade de solda, assentamento de peças e etc., vocês terão um carro para um bom tempo de uso, basta não exagerar na carga.

Tenham todos uma ótima semana e aproveitem bem o seu tempo ao lado daqueles que lhe querem bem.

Um abraço!


carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!