A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

18.7.10

Questao sobre materiais estruturais

Olá muito boa noite!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre carrocerias automotivas.

Hoje aqui no Blog “Carroceiros” de Plantão, responderemos á dois emails enviados ao Especialista.



O primeiro email é:

“ ... Atualmente estou desenvolvendo meu trabalho de conclusão de curso relativo a substituição dos aços tradicionalmente utilizados em estruturas automotivas pelos aços avançados de alta resistência (AHSS) desenvolvidos durante o programa ULSAB visando principalmente economia de peso-combustível e melhoria da segurança dos ocupantes.Atualmente estou na busca de encontrar uma lista dos materiais tradicionalmente utilizados em estruturas automotivas, porém tenho tido dificuldade em encontrar quais ligas exatamente são utilizadas.O Sr. conheceria alguma referência que eu pudesse buscar? Ou mesmo as principais ligas que são utilizadas nas partes estruturais do veículo? Pode ser tanto dentro do contexto nacional quanto em contexto internacional.Gostaria de parabenizá-lo pelo blog, que contém informações muito interessantes nessa área! Continue com o excelente trabalho!

Minha resposta:

Alguns anos atrás o foco da indústria automotiva mundial era a segurança dos ocupantes, com o passar dos anos, pelo menos no exterior, a preocupação com a segurança evoluiu, tornou-se uma constante dos projetos e agora o novo foco da Industria tem sido a redução de emissão de CO2.
Parabéns pela escolha do tema!



Normalmente existem poucas referências, sobre os aços utilizados nas construções de carrocerias, você encontra mais informações nos simpósios e encontros que acontecem na Europa e em outros países.
Você pode usar como referência, o trabalho do Doutor Engenheiro Markus Pfestorf da BMW AG que está disponibilizado na seguinte URL:

http://www.autosteel.org/AM/Template.cfm?Section=PDFs&CONTENTFILEID=3632&TEMPLATE=/CM/ContentDisplay.cfm

Um outro caminho, seria você solicitar catálogos para as usinas de aço aqui no Brasil instaladas:
Aços Villares Visite o Site
ArcelorMittal Aços Longos Visite o Site
ArcelorMittal Inox Brasil Visite o Site
ArcelorMittal Tubarão Visite o Site
Companhia Siderúrgica Nacional – CSN Visite o Site
Gerdau Açominas Visite o Site
Gerdau Aços Especiais Visite o Site
Gerdau Aços Longos Visite o Site
Usiminas Visite o Site
Siderúrgica Norte Brasil – SINOBRAS Visite o Site
V&M do BRASIL Visite o Site
Villares Metals Visite o Site
Votorantim Siderurgia Visite o Site

O segundo email:

“... Meu marido possui um carro e a parede corta fogo com o tempo acabou.... e não estamos encontrando para efetuar a troca.
Poderia por favor nos dar algum tipo de informação de como adquirir esta peça.... ou como fazer algo similar, pois está entrando muita no carro.


Minha resposta:

A maioria dos carros tem a parede corta-fogo soldada á carroceria, em alguns casos ela é uma peça aplicada ou seja parafusada e colada como é o caso do VW Polo e VW Fox. Normalmente a peça é cheia de nervuras para ser melhor estruturada, se a parede corta-fogo do veículo de vocês, está danificada á ponto de entrar água no carro, como você comenta, sinto informar-lhes mas já chegou a hora de você trocarem de carro porque a estrutura do carro também está comprometida.
Uma outra saída é procurar essa mesma peça nas concessionárias Volkswagen pois se eu não estiver enganado, a plataforma do Escort é a mesma do Logus e do Pointer

Feliz 2010! Vamos mudar!

Uma boa semana á todos e não deixem de curtir á vida ao lado daqueles que lhes fazem bem.
Um abraço!
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