A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

5.10.23

Como a Eletrificação Está Transformando o Design dos Veículos

 

Olá!

Sejam Bem-vindos de volta ao Blog Carroceiros de Plantão.

Hoje, vamos falar como a Eletrificação está transformando o Design dos. Em um mundo onde as preocupações ambientais e as regulamentações sobre emissões estão em constante evolução, os fabricantes de veículos estão enfrentando desafios sem precedentes para manter a eficiência e atender às demandas dos consumidores por tecnologia de ponta.



Os veículos de passageiros movidos a combustíveis fósseis sempre foram sinônimo de desempenho e conforto, mas há um dilema em jogo. À medida que os consumidores desejam carros maiores e repletos de recursos como sistemas de infoentretenimento e assistência ao motorista, o peso desses veículos está aumentando. E, claro, isso não combina bem com os padrões de quilometragem e emissões cada vez mais rigorosos.

Em todo o mundo, a indústria automobilística está se voltando para a eletrificação como resposta a esses desafios. Os veículos movidos a eletricidade oferecem uma solução para atender a padrões mais rígidos de emissões e proporcionar uma experiência de condução eficiente. No entanto, essa transição não é tarefa fácil.



Não se trata apenas de trocar motores a combustão interna por motores elétricos. Envolve uma revisão completa do design dos veículos. Isso inclui a integração de baterias e componentes elétricos de alta tensão, bem como avanços na tecnologia de assistência ao motorista em direção à autonomia total.

Uma das mudanças mais notáveis é a crescente demanda por alumínio. Ele está sendo usado em condutores elétricos, invólucros de baterias, estruturas internas e muito mais. O alumínio oferece uma combinação única de leveza, resistência e condutividade, tornando-o essencial na construção de veículos elétricos eficientes.



A indústria automotiva está se esforçando para encontrar o material certo para a aplicação certa, o que levou ao desenvolvimento de arquiteturas de materiais mistos. Isso não apenas otimiza o desempenho, mas também reduz o peso e os custos.

As pessoas costumam citar como um exemplo notável, o uso de extrusões de alumínio em componentes de proteção contra colisões, mas é nosso dever lembrar que tanto a Audi como a Volvo já usavam componentes confeccionados em Alumínio nos veículos com motores á combustão.

Mas vamos dar um passo adiante.

Para alcançar com sucesso uma estratégia de utilizar um mix variado de materiais e progredir no desenvolvimento de veículos elétricos de alto desempenho e segurança, os fabricantes reconhecem a importância da colaboração com desenvolvedores e fornecedores de materiais inovadores.

Sim, é isso mesmo! A eletrificação está mudando o jogo no design de veículos. À medida que enfrentamos os desafios ambientais e tecnológicos do século XXI, os carros elétricos se destacam como uma solução promissora. O alumínio e outras inovações em materiais estão desempenhando um papel fundamental nesse processo, permitindo que os designers naveguem por formas antes consideradas proibidas.



Continue acompanhando o nosso Blog Carroceiros de Plantão para mais informações sobre o emocionante mundo dos automóveis e da tecnologia automotiva.

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!

Estamos no caminho para uma revolução na indústria automobilística, e os apaixonados por carros têm muito a esperar. Fiquem ligados para mais atualizações emocionantes sobre o mundo dos veículos elétricos e a evolução contínua do design automotivo.

Até a próxima!

 

 

 

 

 

 

3.10.23

A Terceira Geração do Lexus GX: Mais Poderosa e Moderna do Que Nunca!

 


Olá, amantes de automóveis e entusiastas do Carroceiros de Plantão! Hoje, temos uma notícia emocionante para compartilhar com vocês - a chegada da terceira geração do Lexus GX! Este SUV de luxo icônico está de volta, e ele não está para brincadeira. Vamos dar uma olhada nas atualizações e inovações que fazem do Lexus GX 2024 um verdadeiro destaque.



Tradição Mantida com uma Nova Plataforma

Uma das características mais queridas pelos fãs do Lexus GX é a sua estrutura de carroceria sobre chassi tipo escada. E adivinhem só? Essa tradição permanece intacta na terceira geração. No entanto, há uma grande novidade: o GX agora se baseia na plataforma GA-F, uma mudança notável, já que esta é a primeira vez desde o lançamento do GX em 2002 que a Lexus lhe deu uma nova plataforma.

A plataforma GA-F pertence à família de plataformas modernas TNGA da Toyota, e ela tem se destacado desde 2016, sendo utilizada em diversos produtos da marca. Foi introduzida com sucesso no Toyota Land Cruiser 300 em 2021 e também é a base do quarto-gen Lexus LX, que estreou no mesmo ano. Esta plataforma oferece uma rigidez estrutural aprimorada e um desempenho aprimorado na estrada.