Olá!
Sejam bem-vindos mais uma vez ao nosso encontro
no Blog “Carroceiros” de Plantão para
falarmos sobre Carrocerias Automotivas e assuntos correlatos.
Após algumas semanas sem postar no nosso blog,
por conta de um trabalho que estávamos desenvolvendo, minha intenção hoje pela
manhã era escrever um pouco sobre o Lean Manufacturing para pequenas e médias
empresas.
Não sou nenhuma autoridade no assunto, tem
muita gente fera por aí que poderia discorrer sobre o assunto com os dois pés amarrados
nas costas e mordendo a ponta da própria língua.
Mas então decidi mudar o assunto, achei melhor
falar sobre Oportunidades.
As pessoas falam de Industria 4.0, Lean
Manufacturing, Design Thinking, Storytelling e Agile Transformation, ficam
repetindo mantras e mais mantras capturados na Internet na esperança de que
isso mude a realidade dos seus empregos e de suas empresas.
Fico imaginando quantas oportunidades são
desperdiçadas diariamente pelas pessoas e consequentemente como isso afeta as
empresas que elas representam.
É quase que um Firewall humano, você liga numa
empresa qualquer, seja para se apresentar profissionalmente ou mesmo para se
informar sobre um serviço ou produto que por ela é vendido mas precisa atravessar
uma série de barreiras: ou é um porteiro mal informado, ou uma recepcionista
com pouca boa vontade, um comprador que acha que conhece (tuuuuudooo!), um
vendedor que não quer saber das suas necessidades reais mas quer empurrar
qualquer coisa e fechar um pedido contigo de qualquer jeito.
E ás vezes você pacientemente consegue
ultrapassar todas essas barreiras e pensa que vai falar com quem pode te ajudar
ou tem a palavra final, mas aí vem a decepção: o cara, fantasiado de Meu
Malvado Favorito, mal te ouve e ainda por cima dispara em você o famigerado
raio congelante.
Isso aconteceu conosco quatro semanas atrás, contatamos
uma empresa para nos apresentamos e oferecer nossos serviços, falamos com pelo
menos cinco pessoas (uma delas o faxineiro inclusive) que simplesmente não
sabiam dizer quem era o responsável pela engenharia deles, nem que tipo de
software gráfico utilizavam.
Por fim conseguimos falar com o “CEO” porque um
contato do LinkedIn em comum, nos forneceu o número do seu celular.
Desastre total! A pessoa nos atendeu aos berros
e depois de nos identificamos disse que estaria entrando em uma reunião e nos deu
cinco minutos apenas.
Quem consegue passar uma informação em cinco
minutos sabendo que do outro lado a Boa vontade passou longe? Catástrofe!
Muito bem tentamos! Informação anotada na
planilha de prospecção, empresa classificada como “sem interesse”, toca o barco...
No início disse que estávamos desenvolvendo um
trabalho e por conta disso não pude postar no blog, pois bem parte desse
trabalho era auditar e homologar um grupo de 15 empresas escolhidas por nosso
cliente que pudessem prestar serviços e eventualmente oferecer suporte caso
algum imprevisto ocorresse em suas instalações.
Todas as visitas foram agendadas pelo nosso
cliente, exceto uma que estava impresso em vermelho, que só de bater o olho já
identifiquei de quem se tratava: nossa velha desconhecida.
-E essa última aqui? – Perguntei a pessoa
responsável pelo trabalho.
- Ah estou tentando falar com alguém da empresa,
mas não consigo, até mandei email para o dono, mas nem recebi resposta. Deixe
estar, vou substituir por outro nome e assim o fez.
Quando se fala em aumentar a receita gerada por
um negócio, primeira coisa que vem a cabeça do dono, diretor, líder é bolar e implementar
um daqueles programas milagrosos: reposicionar máquinas e armários, deslocar pessoas, inventar novos nomes para
coisas velhas.
Tudo que é novo salta aos olhos com certeza.
As pessoas falam de Industria 4.0, Lean
Manufacturing, Design Thinking, Storytelling e Agile Transformation, tudo isso
com certeza trará melhorias aos negócios mas nenhum deles servirá de nada se antes conexões interpessoais não forem estabelecidas.
Procure observar como andam os relacionamentos
de sua empresa com o mundo externo. Como funciona o seu Firewall? Será que sua
empresa não está perdendo oportunidades e você ainda nem percebeu?
Tenham todos uma ótima semana e aproveitem bem
o seu tempo ao lado daqueles que lhe querem bem.
Um abraço!
carroceria.2008@gmail.com
Alguma sugestão ou
crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens?
Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!