A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

10.10.09

CONCEITO DE PRODUÇÃO MODULAR



Olá muito boa tarde!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre carrocerias automotivas.

Conforme havia postado nas duas ultimas semanas, tomei a decisão de cancelar as versões em inglês e espanhol do Blog Carroceiros de Plantão e do Processo de Produção.

Hoje transfiro a ultima postagem do Blog Carroceiros de Plantão (Processo de Produção), falaremos CONCEITO DE PRODUÇÃO MODULAR.

Na indústria automotiva, o sistema modular é aplicado mais especificamente, na fase de montagem final, onde alguns componentes como bancos, sistema de combustível, eixo dianteiro e traseiro e painel são fornecidos pelos chamados “sistemistas”.

Algumas montadoras já aplicam também este conceito na produção de carrocerias, é o caso da PSA , consórcio francês formado pelas montadoras Renault, Peugeot e Citröen que compartilham a mesma plataforma para alguns de seus modelos. Neste caso, alguns conjuntos soldados, como longarinas dianteiras e traseiras, portas, assoalhos são montados externamente, restando á montadora fazer a montagem da carroceria.




Decompondo o veículo em conjuntos pré-montados de peças e componentes, os chamados módulos, as montadoras têm a oportunidade de realizarem diferentes combinações de acabamentos e assim atender as necessidades específicas de cada mercado em que atua, como por exemplo montar veículos com direção á esquerda ou á direita.



A modularização tem também de certa forma mudado o perfil do Fornecedor/Sistemista, assumindo este atividades e responsabilidades sobre o seu produto e em alguns casos participando também do desenvolvimento ou adaptação dos conjuntos destinados á novos projetos.


E fica aqui uma dica de curso para quem é construtor de máquinas, dispositivos, etc. e que sabe mais do que nunca o quanto é importante saber dimensionar um parafuso.






A Acument Global Technologies oferece um Treinamento de Juntas Rigidamente Aparafusadas.


Aos interessados entrar em contato com Marcos Torres pelos telefones (11) 3837-4032 / (11) 9230-2988 para verificar quando novas turmas serão iniciadas.


Uma boa semana á todos e não deixem de curtir á vida ao lado daqueles que lhes fazem bem.

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

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4.10.09

Estampagem

Olá muito boa tarde!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre carrocerias automotivas.

Conforme havia postado na ultima semana, tomei a decisão de cancelar as versões em inglês e espanhol do Blog Carroceiros de Plantão e do Processo de Produção.
Como havia dito, se eu não fizer isso, corro o risco de não fazer nenhum deles com a qualidade de antes e isto acho que vocês não merecem.

Por isso estou transferindo algumas postagens para este blog na tentativa de preservar a informação.

Hoje vamos falar sobre ESTAMPAGEM.


A estampagem é um processo empregado na fabricação peças metálicas com um formato específico, pode ser feito em metais como o alumínio, zinco, aço, níquel, bronze, cobre e outras ligas.


É um processo de produção em massa, com custo relativamente baixo e de ciclo curto, tornando economicamente atraente, assim, é amplamente utilizado na fabricação produtos com grande volume de trabalho.


O processo de estampagem utiliza matrizes e punções para corte e conformação de metais na forma requerida.As matrizes são feitas de aço temperado, tem um contorno que corresponde a forma final do produto e é montado sobre a mesa da imprensa. O punção, feito de aço ou carboneto endurecidos, também tem o mesmo contorno do produto, mas ligeiramente menor para permitir uma folga.
Projeto e fabricação de matrizes e punções é um processo altamente qualificado e que requer muita. Para perfis/formas mais complexos é usada a estampagem progressiva.


Neste processo, o perfil é cortado em uma série de medidas com diferentes tamanhos e combinações.. Metais utilizados nos processos de estampagem são:

Os metais ferrosos - aço inoxidável estampadas, à base de ferro e outros metais ;

Metais não-ferrosos - estampadas latão, bronze estampadas, estampadas zinco e outros metais que não são à base de ferro;

Metais Exóticos - cobre berílio, berílio níquel, nióbio, tântalo, titânio e estampadas;

Metais preciosos - ouro, prata, platina, que muitas vezes são utilizadas para decoração estampadas.

Há muitos produtos que utilizam peças obtidas através da Estampagem: peças de engenharia, automóveis, aparelhos elétricos e etc..
E nesta semana acontecem na cidade de São Paulo dois eventos deveras interessantes para você que é aluno de algum Curso de Engenharia ou que trabalha no ramo automobilístico.
Em ambos os eventos acontecerão em paralelo congressos com apresentação de trabalhos, clique nos links abaixo para saber da programação:

Tubotech : V Feira Internacional de Tubos, Conexões e Componentes

CCM: Corte e Conformação de Metais

Uma boa semana á todos e não deixem de curtir á vida ao lado daqueles que lhes fazem bem.
Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

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