A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

15.3.09

Caixa da água

Olá muito boa tarde!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas.


Hoje começo pedindo a compreensão de todos aqueles que visitam o Blog pelo fato de não ter postado na ultima semana e também por não ter mantido a assiduidade de antes.


Eu e minha esposa entramos no sétimo mês de gestação e literalmente nossa vida virou de pernas pro ar! São roupas, fraldas, meias, cobertores, berço, exames médicos, visitas á médicos, nossos cursos... bem eu espero que todos compreendam esta nossa fase.

É o nosso primeiro Baby e queremos curtir cada momento. Obrigado á todos!

E hoje falaremos da Caixa da água.


Diferente do que alguns possam pensar não se trata de um reservatório de água, mas sim de uma região situada na frente do carro que geralmente é isolada do compartimento do motor onde basicamente a sua função é a tomada de ar para o habitáculo do automóvel, tanto que esta região é coberta por uma espécie de grelha o chamado Call Top.



O bom funcionamento do sistema de arrefecimento e do ar condicionado de um veículo depende basicamente do bom dimensionamento da caixa da água.

Assim como a parede corta-fogo há dois tipos de construções: soldada á carroceria (normalmente utilizada em veículos de médio e grande porte) ou parafusada (utilizada em veículos de pequeno porte).

Nesta região é montado o acionador do limpador do pára-brisa, alguns chicotes e em alguns veículos são montados algumas ECUs e baterias também.

As caixas da água geralmente tem diferentes tamanhos, variando de montadora para montadora e também de modelo.Alguns modelos de carros tem caixas da água que vão de uma caixa de roda á outra, outros modelos possuem caixas de roda de dimensões reduzidas situadas no lado contrário da do motorista e outras são situadas bem no centro da carroceria, como é o caso do Fiat Uno

Outra função da caixa da água é a capitação da água que escorre do pára-brisa evitando que os componentes do motor sejam danificados, as caixa da água possuem vários pontos de escoamento que direcionam a água para o solo

Embora não seja muito comum, algumas vezes a caixa da água também tem função estrutural, neste caso estas são soldadas á carroceria e são estampadas com materiais estruturais.

Apesar do Call Top estar situado na parte superior da caixa da água, ás vezes é possível ocorrer o acumulo de folhas na região da caixa da água, propiciando o aparecimento de pontos de corrosão.


Aproveitem bem o seu domingo com quem lhe faz bem e tenham todos uma ótima semana.

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com
Alguma sugestão ou crítica? Mande um Email para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!