A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

19.11.18

Série Redução de Custos para peças estampadas - Parte 03


Olá!

Sejam bem-vindos mais uma vez ao nosso encontro no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas e assuntos correlatos.


Hoje continuamos a nossa série Redução de Custos para peças estampadas.



Imagine que você trabalhe numa montadora de veículos, num fabricante de carrocerias de ônibus, numa empresa fabricante de Eletrodomésticos ou fabricante de implementos agrícolas e num belo dia você recebe a incumbência de gerar propostas de redução de custos para peças estampadas.



E pior: essas propostas precisam dar um saving de algumas dezenas ou centenas de milhares de reais” para os próximos 12,24 ou 36 meses.

Então onde procurar propostas? E agora?




Com certeza um bom início seria na produção de componentes dos produtos que já estão em série, ou seja, que já são produzidos há mais tempo na sua empresa ou no seu fornecedor.

É sabido que com o passar do tempo as exigências de qualidade para alguns componentes vai paulatinamente decrescendo em função do desgaste de ferramentas, dispositivos, pedidos de modificações e etc.

Ás vezes por conta de um investimento necessário para se fazer uma correção numa ferramenta, opta-se por alterar a especificação do componente.

Muitas vezes a empresa pode estar na eminência de lançar um novo produto e uma redução de custo nos produtos já em produção ajudariam no suporte desta tarefa.

Abaixo alguns pontos que acreditamos, devem ser periodicamente revistos em busca de uma possível redução de custo.



Especificação do Produto:
Se o componente em produção foi projetado para atender uma especificação determinada por sua Matriz ou por seu Cliente, procure a versão mais recente para determinar quaisquer alterações que possam ser vantajosas para seu projeto ou processo de produção e faça uma revisão.

Se a nova especificação foi alterada, aumentando as exigências e caso não seja aplicável ao seu projeto, crie um novo componente para uso local, faça as alterações aceitáveis ​​para reduzir custos e aumentar a produtividade, submeta então aos seus parceiros da Engenhara de Produção e Qualidade. Após o Ok dos seus parceiros, apresente a sua sugestão á Matriz ou ao seu Cliente e esteja munido de dados que comprovem a redução.



Desempenho do produto

Seu componente está em produção há algum tempo e você tem uma grande quantidade de dados que comprovam o seu desempenho confiável. Talvez você possa reduzir os requisitos de carga  da prensa ou o tempo de ciclo de produção e obter a mesma peça? Ao analisar o desempenho atual do projeto, junto com o memorial de calculo das ferramentas, você pode identificar algumas propostas de modificação que certamente podem ajudá-lo a reduzir seus custos.

Fator de segurança de projeto
Qual foi o fator de segurança utilizado pelo projetista da ferramenta no projeto original?  Será que estava condizente com os requisitos?
Se a carga do projeto durante a sua execução foi alterada ou acabou sendo menor do que o projeto originalmente requeria, há aqui uma boa oportunidade de modificar seu projeto atual para reduzir custos.

Intervenções no Processo e Retrabalhos manuais
Há partes do seu processo que atualmente exigem intervenção manual dos operadores de produção ou retrabalhos? Em caso afirmativo, revise essas áreas para identificar possível automação ou eliminação.
As operações de retrabalhos manuais são caras e demoradas. Qualquer coisa que você possa fazer para reduzir isso, terá um impacto imediato no custo de seu componente.



Tenham todos uma ótima semana e aproveitem bem o seu tempo ao lado daqueles que lhe querem bem.

Um abraço!

carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!