Olá,
esta semana O Especialista está meio "enrolado" porque resolveu estudar para as provas que devem começar já no final do mês de maio. Dedicação?! Não, desleixo mesmo! Estou correndo atrás do prejuízo. Afinal não é fácil vencer uma inércia de quase 10 anos e colocar os neurônios para funcionarem.
Procurando manter a mesma linha das outras Postagens, hoje eu descrevo brevemente como ocorre a fabricação de uma Carroceria.
É claro que para quem é da área, será facil notar algumas diferenças do que ocorre na sua empresa, mas a essência é a mesma.
No geral as grandes montadoras costumam produzir os paineis laterais externos, paineis de Tampas e Portas e Teto e algumas peças ditas de segurança, como longarinas, deixando á cargo de outros fornecedores a fabricação de peças menores e até mesmo a montagem de pequenos conjuntos.
Tudo começa com chegada de grandes rolos de chapa de aço (ou alumínio) que são acondicionadas .
O material é então desenrolado e cortado em pedaços chamados de Blanks:
Os grandes paineis são estampados nas famosas LINHAS TRANSFER que na verdade são várias prensas dispostas uma ao lado da outra, providas de robôs ou outros dispositivos de tranposte que carregam a chapa de uma ferramenta pára outra. Algumas Linhas podem ter quatro estágios ou mais, dependendo é claro do tamanho da peça á ser estampada. O tamanho da peça, também influencia no tamanho das ferramentas.
Depois de produzidas as peças são acondicionadas em Racks e encaminhadas para o estoque e de lá para a linha de produção:
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Cada estágio da linha Transfer corresponde á uma operação diferente realizado na chapa. A seguir veja os vários estágios de produção de um painel lateral. Note que isto corresponde somente á um lado do carro, portanto se para um lado forem necessários quatro ferramentas, para o outro lado também serão necessários outras quatro ferramentas, resultando num total de oito ferramentas:
Depois de produzidas as peças são acondicionadas em Racks e encaminhadas para o estoque e de lá para a linha de produção:
As peças e subconjuntos são recebidos e a primeira parte á ser montada é a Plataforma:
Na sequência os paineis laterais e teto são montados na Plataforma:Depois as Tampas e Portas são montadas e ajustadas:
E então a carroceria é encaminhada para a Pintura onde receberá diversos tratamentos e será pintada na sua cor final e de lá será encaminhada para a Montagem Final onde serão montados motor, rodas, tanque de combustível, sistema de freios, chicotes eletricos, farois, lanternas, vidros, bancos, carpetes e etc..
Espero que com este breve relato, as pessoas possam ter uma idéia do quão complexo é a construção de uma Carroceria. São cerca de 350 á 500 peças envolvidas e cada uma delas tem a sua função: seja ela estrutural ou de apenas dar forma ao veículo.
Até a próxima Postagem daqui á 15 dias.
O Especialista
carroceria_2006@yahoo.com.br
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