Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão.
Espero que todos tenham aproveitado bem esse nosso período de descanso e que todos estejam ansiosos para falarmos sobre Carrocerias Automotivas.
Você deve ter notado que o Blog sofreu alterações: trocamos o Template, inserimos algumas propagandas do Google, inserimos um espaço para você dar a sua opinião sobre as ultimas postagens.
Hoje falaremos sobre o Super-Car Light.
Por quatro anos, montadoras e fornecedores de autopeças, oriundos de nove países europeus, participaram do projeto "Super-Car Light" (SLC).
O projeto europeu nasceu ambicioso, com a meta de uma redução do peso da carroceria em 30 por cento em relação ao peso da carroceria do Golf V, utilizado como referência no projeto.
O trabalho de redução de peso de uma carroceria deve ser feito com constante segurança, tendo em conta as diferentes necessidades específicas de cada veículo, tais como elevada rigidez e segurança e apresentar um custo razoável para a produção diária de 1000 veículos.
Depois de quatro anos, os participantes do projeto celebram os resultados dos trabalhos e apresentam um protótipo de uma carroceria super leve.
Uma carroceria leve implica em menos consumo de combustível e menores emissões de CO2. O projeto foi focado sobre o chamado Multi-Material Design: O emprego de materiais leves como magnésio, alumínio, aço, plástico reforçado com fibra - no lugar certo. Com uma redução de peso da ordem de 35 por cento ou 180 kg em relação à carroceria do Golf V, o primeiro protótipo traz á equipe, após quatro anos de trabalho, a sensação de meta superada.
Um dos pontos que contribuiu para a superação da meta foi o novo conceito desenvolvido pelo DLR Institute of Vehicle: a estrutura dianteira do veículo feita em magnésio e alumínio que proporcionou 32 por cento de redução de peso, cerca de 24 kg.
Este resultado só foi possível graças à utilização de diferentes materiais compostos. Mas Magnésio e Alumínio usadas em alta quantidade afetam diretamente o comportamento do veículo quando numa colisão frontal, por isso são exigidas vários loopings de otimização.
Apesar da redução do peso na parte frontal do veículo, os engenheiros do DLR obtiveram um excelente comportamento em crash.
Os resultados das simulações mostram um comportamento bastante melhorado em vários aspectos, por exemplo, no quesito intrusão em crash frontal, o conceito da DLR foi bem melhor em comparação á carroceria de referência. Os resultados do trabalho do consórcio SLC estão reunidos em um protótipo já apresentado ao público e podem dar impulso significativo para o desenvolvimento de futuras estruturas de carroceria.
A Construção Leve é uma tecnologia-chave para o futuro do automóvel, não só para unidades convencionais como motores á combustão, mas também para os futuros veículos elétricos.
Mais informações sobre o SLC:
Um bom fim de semana á todos e não deixem de curtir á vida ao lado daqueles que lhes fazem bem.
Um abraço!
O Especialista
carroceria.2008@gmail.com
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