Olá muito boa tarde!
Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas.
Hoje continuo respondendo ao e-mail do colega Ricardo, mas antes vamos á uma breve explicação do que é o Air Bag:
O Air bag é um componente de segurança para ser usado em conjunto com o cinto de segurança, que funciona da seguinte maneira: quando o carro sofre um grande impacto, vários sensores dispostos em partes estratégicas do veículo são acionados emitindo sinais para uma unidade de controle que por sua vez checa qual sensor foi atingido e assim aciona o air bag mais adequado, tudo isso em poucos segundos.
Você pode aprender mais sobre o Air Bag e o seu funcionamento visitando as páginas abaixo:
http://ensinofisicaquimica.blogspot.com/2008/01/funcionamento-do-airbag.html
http://www2.uol.com.br/bestcars/cons-bag.htm
http://www.estradas.com.br/materia_air_bag/materia_air_bag.htm
Vamos ás respostas do Ricardo:
...
Por que os air bags laterais e do tipo cortina funcionam do mesmo modo que o air bag frontal? Inequívoco afirmar que estas bolsas foram projetadas, a exemplo do air bag frontal, para esvaziar em milésimos de segundo?
...
É um engano afirmar que tanto o Air bag frontal como o Air bag de cortina funcionam da mesma maneira.
Na verdade esse sistema é mais rápido, mais sensorizado do que o Sistema Air bag Frontal, pois como você sabe a dinâmica das colisões é totalmente diferente.
...
Dado que a dinâmica de uma colisão lateral é bastante diferente de uma frontal e outras forças são envolvidas, estes air bags específicos não deveriam permanecer cheios para proteger melhor os ocupantes? Afinal, o que separa ocupantes dos veículos nestas batidas laterais é, em geral, apenas uma porta com alguns centímetros de espessura e barras de proteção lateral, das quais também desconheço a real eficiência, já que até o momento não obtive resultados em crash-tests específicos.
...
Não necessariamente pois se a bolsa continuasse cheia esta seria uma barreira que poderia ferir os ocupantes do veículo, por isso a mesma dispõem de um sistema que vai liberando o gás aos poucos. Isto ajuda á amortizar ainda mais os golpes sofridos no impacto.
A eficiência dos carros quanto aos Side Crash você pode averiguar no site da Euro NCAP (www.euroncap.com), aqui no Brasil a legislação para Crash lateral ainda não está em vigor por isso poucos são os carros que tem este tipo de proteção, somente aqueles desenvolvidos para outros mercados e que são importados tem esse tipo de proteção.
Mas é importante dizer que muitas montadoras tem trabalhado no desenvolvimento de novos sistemas que na eminência de um impacto lateral, em segundos acionam dispositivos que melhoram a eficiência da carroceria neste tipo de solicitação.
Eu já comentei aqui o sistema “Multi load pass Structure” desenvolvido pela Toyota e atualmente utilizado no Toyota Camry:
http://carroceria.blogspot.com/2008/07/crash-lateral-verdades-e-mitos.html
Espero que as minhas respostas tenham lhe atendido satisfatoriamente.
Um abraço!
O Especialista
carroceria.2008@gmail.com
Alguma sugestão ou crítica? Mande um Email para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!
É um engano afirmar que tanto o Air bag frontal como o Air bag de cortina funcionam da mesma maneira.
Na verdade esse sistema é mais rápido, mais sensorizado do que o Sistema Air bag Frontal, pois como você sabe a dinâmica das colisões é totalmente diferente.
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Dado que a dinâmica de uma colisão lateral é bastante diferente de uma frontal e outras forças são envolvidas, estes air bags específicos não deveriam permanecer cheios para proteger melhor os ocupantes? Afinal, o que separa ocupantes dos veículos nestas batidas laterais é, em geral, apenas uma porta com alguns centímetros de espessura e barras de proteção lateral, das quais também desconheço a real eficiência, já que até o momento não obtive resultados em crash-tests específicos.
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Não necessariamente pois se a bolsa continuasse cheia esta seria uma barreira que poderia ferir os ocupantes do veículo, por isso a mesma dispõem de um sistema que vai liberando o gás aos poucos. Isto ajuda á amortizar ainda mais os golpes sofridos no impacto.
A eficiência dos carros quanto aos Side Crash você pode averiguar no site da Euro NCAP (www.euroncap.com), aqui no Brasil a legislação para Crash lateral ainda não está em vigor por isso poucos são os carros que tem este tipo de proteção, somente aqueles desenvolvidos para outros mercados e que são importados tem esse tipo de proteção.
Mas é importante dizer que muitas montadoras tem trabalhado no desenvolvimento de novos sistemas que na eminência de um impacto lateral, em segundos acionam dispositivos que melhoram a eficiência da carroceria neste tipo de solicitação.
Eu já comentei aqui o sistema “Multi load pass Structure” desenvolvido pela Toyota e atualmente utilizado no Toyota Camry:
http://carroceria.blogspot.com/2008/07/crash-lateral-verdades-e-mitos.html
Espero que as minhas respostas tenham lhe atendido satisfatoriamente.
Um abraço!
O Especialista
carroceria.2008@gmail.com
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