A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

21.9.23

STILRIDE: A Revolução do Origami Industrial na Fabricação de Veículos Elétricos

 


 

Olá!

Sejam Bem-vindos de volta ao blog Carroceiros de Plantão.

Hoje, vamos falar sobre uma startup sueca que está transformando a maneira como enxergamos a fabricação de motocicletas e scooters elétricas.

A STILRIDE é uma startup de tecnologia e design que arrecadou £2,5 milhões para produzir motocicletas e scooters elétricas sustentáveis usando um processo inovador chamado 'origami industrial'. Esse método revolucionário envolve robôs capazes de dobrar folhas únicas de aço reciclável em estruturas intricadas, leves e duráveis, reduzindo significativamente o impacto ambiental da produção.

Essa tecnologia está sendo usada para criar o chassi e a carroceria de uma frota de próxima geração de e-motos, que em breve estará disponível para consumidores na Europa. Essa abordagem não apenas resulta em veículos mais duráveis e esteticamente distintos, mas também requer menos matérias-primas, reduz os custos trabalhistas e diminui a pegada de carbono.

Comparado a modelos de scooters tradicionais, o veículo da STILRIDE requer 70% menos componentes, reduz os custos de mão de obra em 25% e os custos de material em 20%. Isso representa uma mudança significativa em direção a uma fabricação mais eficiente e sustentável.

Origami Industrial: Uma Dança entre Robôs e Aço

A STILRIDE está no cruzamento da tecnologia, mobilidade e design. A tecnologia STILFOLD é melhor descrita como uma dança entre robôs e aço, criando produtos de mobilidade pessoal de alto desempenho, sustentáveis, duráveis, leves e desejáveis. O primeiro produto da empresa, o Sport Utility Scooter One (SUS1), é apenas o começo.

Para reduzir ainda mais o impacto ambiental, a STILRIDE está trabalhando para criar um processo de produção que permita que as folhas de aço sejam enviadas em forma plana para fábricas locais em toda a Europa, onde serão dobradas e equipadas com um motor de cubo e pacote de bateria. A pegada de carbono do desenvolvimento do chassi do SUS1 já é 50% menor do que a das scooters tradicionais.

O Futuro da Mobilidade Sustentável

A STILRIDE planeja expandir para outros mercados internacionais após o lançamento na Europa e está ansiosa para fazer sua marca no espaço de mobilidade verde. Com tecnologias como o origami industrial, podemos esperar uma revolução na fabricação de veículos elétricos, tornando-os mais acessíveis, sustentáveis e eficientes.

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!

 

19.9.23

O Futuro da Indústria Automotiva Brasileira

 


Olá!

 

Sejam Bem-vindos de volta ao Blog Carroceiros de Plantão.

Hoje, vamos explorar o fascinante mundo da fabricação automotiva, onde a inovação e a tecnologia estão constantemente moldando o futuro da indústria automotiva.

Você já ouviu falar do termo "Body in White (BIW)"? Se não, não se preocupe. Vamos desvendar todos os detalhes desta etapa crucial na produção de automóveis.

O acrônimo BIW se refere à "Body in White," uma fase crucial no processo de fabricação de automóveis. Nessa etapa, a estrutura da carroceria do veículo é montada, incluindo portas, capô, porta-malas, para-choques e luzes do convés. Todos os componentes do chassi são soldados antes da pintura, criando a espinha dorsal do veículo.

A indústria automotiva é uma das mais desafiadoras e competitivas do mundo, impulsionada por avanços tecnológicos contínuos. Um dos principais desafios é encontrar materiais que sejam leves e resistentes. O uso de materiais como alumínio, fibra de carbono e polímeros na fabricação de BIW se tornou comum. Por exemplo, um chassi de alumínio pode reduzir o peso do veículo em até 30% sem comprometer a resistência.

Se você sonha em se tornar um designer ou engenheiro especializado em BIW, há alguns requisitos essenciais:

·         Experiência em softwares de superfície, como CATIA.

·         Conhecimento em dinâmica veicular.

·         Habilidades em dispositivos de design.

·         Conhecimento em processos de fabricação.

·         Proficiência em projeto de chapas metálicas.

·         Habilidade em projetos 2D e 3D, bem como Unigraphics.

A estética é fundamental para criar um veículo com aparência agradável, superfícies de alta qualidade e detalhes consistentes. Além disso, o veículo deve suportar tensões mecânicas de várias fontes, levando em conta o peso dos passageiros, carga transportada e peças mecânicas essenciais.

Oportunidades de Carreira no Mundo BIW.

A boa notícia é que o mercado de BIW está em constante crescimento. Os designers e engenheiros BIW encontram oportunidades em fabricantes de equipamentos originais (OEMs), Design Houses, fornecedores Tier 1 na indústria automotiva e até mesmo em empresas de tecnologia que oferecem serviços de engenharia e design.

De acordo com as projeções, o mercado de BIW na indústria automotiva deve crescer de US$ 77 bilhões em 2019 para US$ 91 bilhões em 2027. O aumento na produção global de veículos de passageiros, veículos elétricos, veículos comerciais leves e veículos comerciais médios e pesados, juntamente com a busca por veículos mais leves para atender aos padrões de economia de combustível e emissões, impulsionará esse crescimento.

 


Outro fator de destaque é o aumento das vendas de veículos elétricos, que requerem soluções leves em termos de materiais e métodos de fabricação para alcançar maior autonomia da bateria.

Se você está interessado em seguir uma carreira empolgante e em crescimento na indústria automotiva, o BIW pode ser o seu caminho. E lembre-se, o aprendizado contínuo e a paixão por inovação são as chaves para o sucesso nesta área dinâmica.

Esteja atento às oportunidades que o mercado de BIW oferece e, quem sabe, você pode ser a próxima mente brilhante a moldar o futuro dos veículos automotivos.

Gostaria de deixar aqui, dois artigos interessantes escritos pelo colega Daniel Perez, um respeitado Engenheiro de Carrocerias Brazuca que hoje está atuando na INEOS Automotive GmbH na Alemanha. Aproveitem!

https://www.thefabricator.com/thefabricator/article/bending/design-tips-techniques-for-stamping-biw

https://www.thefabricator.com/thefabricator/article/bending/there-is-no-just-in-body-in-white-vehicle-structure-design-and-engineering

Continue acompanhando o nosso Blog Carroceiros de Plantão para mais informações sobre o emocionante mundo dos automóveis e da tecnologia automotiva.

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!