Olá muito boa tarde!
Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas.
Gostaria de agradecer á todos que me enviaram os seus comentários da ultima postagem por e-mails, sinceramente não imaginei que tantas pessoas estivessem tão interessadas em carros elétricos.
Algumas pessoas escreveram ao Especialista para perguntar se seria possível mesmo construir uma estrutura ultraleve e resistente e perguntaram ainda se estes veículos pequenos teriam uma zona de deformação.
Aproveitando o gancho: vocês sabem o que a Zona de Deformação?
Primeiro vamos esclarecer o que é deformação: deformação é quando uma tensão ou variação térmica aplicada á um corpo, altera a forma do mesmo.Existem três tipos de deformações por tensão, são elas: deformação elástica, deformação plástica e ruptura.
O conceito de Zona de Deformação foi patenteado pela Mercedes-Benz no início dos anos 50 e utilizado pela primeira vez em 1959.
Através da Zona de Deformação o projetista consegue gerir a queda da energia para que esta seja absorvida no interior da seção frontal do veículo, ou seja, a energia é transformada pela deformação em vez de ser diretamente transmitida aos ocupantes, além disso, serve também prevenir a intrusão ou deformação do habitáculo da carroceria.
Equivocadamente algumas pessoas acreditam que as zonas de Deformação de um veículo reduzem a sua segurança, é comum você encontrar pessoas que acham que um carro antigo oferece mais segurança do que os carros atuais por usarem chapas com espessuras maiores.
A melhoria significativa ao longo das últimas duas décadas, em crash tests de alta velocidade e os resultados de acidentes na vida real desmentem esses credos.
A única desvantagem das Zonas de Deformação são os custos mais elevados em reparação, mas este é um pequeno preço a pagar em relação à redução do número de mortes e invalidez.
No caso dos Micro-Cars devido ao tamanho reduzidos de suas carrocerias, a zona de Deformação em geral é bem pequena em relação aos outros veículos maiores, nestes casos, o habitáculo precisa ser reforçado e o seu interior precisa ser provido de equipamentos de segurança (cintos de segurança, airbags de cabeça, de joelho, laterais e etc) mais eficientes.
Tenham todos um ótimo fim de semana, não deixem de aproveitá-lo com aqueles que lhes fazem bem.
Um abraço!
O Especialista
carroceria.2008@gmail.com
Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!
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Algumas pessoas escreveram ao Especialista para perguntar se seria possível mesmo construir uma estrutura ultraleve e resistente e perguntaram ainda se estes veículos pequenos teriam uma zona de deformação.
Aproveitando o gancho: vocês sabem o que a Zona de Deformação?
Primeiro vamos esclarecer o que é deformação: deformação é quando uma tensão ou variação térmica aplicada á um corpo, altera a forma do mesmo.Existem três tipos de deformações por tensão, são elas: deformação elástica, deformação plástica e ruptura.
O conceito de Zona de Deformação foi patenteado pela Mercedes-Benz no início dos anos 50 e utilizado pela primeira vez em 1959.
Através da Zona de Deformação o projetista consegue gerir a queda da energia para que esta seja absorvida no interior da seção frontal do veículo, ou seja, a energia é transformada pela deformação em vez de ser diretamente transmitida aos ocupantes, além disso, serve também prevenir a intrusão ou deformação do habitáculo da carroceria.
Equivocadamente algumas pessoas acreditam que as zonas de Deformação de um veículo reduzem a sua segurança, é comum você encontrar pessoas que acham que um carro antigo oferece mais segurança do que os carros atuais por usarem chapas com espessuras maiores.
A melhoria significativa ao longo das últimas duas décadas, em crash tests de alta velocidade e os resultados de acidentes na vida real desmentem esses credos.
A única desvantagem das Zonas de Deformação são os custos mais elevados em reparação, mas este é um pequeno preço a pagar em relação à redução do número de mortes e invalidez.
No caso dos Micro-Cars devido ao tamanho reduzidos de suas carrocerias, a zona de Deformação em geral é bem pequena em relação aos outros veículos maiores, nestes casos, o habitáculo precisa ser reforçado e o seu interior precisa ser provido de equipamentos de segurança (cintos de segurança, airbags de cabeça, de joelho, laterais e etc) mais eficientes.
Tenham todos um ótimo fim de semana, não deixem de aproveitá-lo com aqueles que lhes fazem bem.
Um abraço!
O Especialista
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