A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

25.4.09

Zona de Deformação

Olá muito boa tarde!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas.

Gostaria de agradecer á todos que me enviaram os seus comentários da ultima postagem por e-mails, sinceramente não imaginei que tantas pessoas estivessem tão interessadas em carros elétricos.

Algumas pessoas escreveram ao Especialista para perguntar se seria possível mesmo construir uma estrutura ultraleve e resistente e perguntaram ainda se estes veículos pequenos teriam uma zona de deformação.

Aproveitando o gancho: vocês sabem o que a Zona de Deformação?
Primeiro vamos esclarecer o que é deformação: deformação é quando uma tensão ou variação térmica aplicada á um corpo, altera a forma do mesmo.Existem três tipos de deformações por tensão, são elas: deformação elástica, deformação plástica e ruptura.
O conceito de Zona de Deformação foi patenteado pela Mercedes-Benz no início dos anos 50 e utilizado pela primeira vez em 1959.

Através da Zona de Deformação o projetista consegue gerir a queda da energia para que esta seja absorvida no interior da seção frontal do veículo, ou seja, a energia é transformada pela deformação em vez de ser diretamente transmitida aos ocupantes, além disso, serve também prevenir a intrusão ou deformação do habitáculo da carroceria.

Equivocadamente algumas pessoas acreditam que as zonas de Deformação de um veículo reduzem a sua segurança, é comum você encontrar pessoas que acham que um carro antigo oferece mais segurança do que os carros atuais por usarem chapas com espessuras maiores.

A melhoria significativa ao longo das últimas duas décadas, em crash tests de alta velocidade e os resultados de acidentes na vida real desmentem esses credos.

A única desvantagem das Zonas de Deformação são os custos mais elevados em reparação, mas este é um pequeno preço a pagar em relação à redução do número de mortes e invalidez.

No caso dos Micro-Cars devido ao tamanho reduzidos de suas carrocerias, a zona de Deformação em geral é bem pequena em relação aos outros veículos maiores, nestes casos, o habitáculo precisa ser reforçado e o seu interior precisa ser provido de equipamentos de segurança (cintos de segurança, airbags de cabeça, de joelho, laterais e etc) mais eficientes.

Tenham todos um ótimo fim de semana, não deixem de aproveitá-lo com aqueles que lhes fazem bem.

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

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