A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

27.11.18

Nosso jeito "Zappos"​ de ser


Olá!

Sejam bem-vindos mais uma vez ao nosso encontro no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas e assuntos correlatos.
Hoje transcrevo um texto publicado originalmente no Linkedin. (https://www.linkedin.com/pulse/nosso-jeito-zappos-de-ser-carlos-lindner/)
O objetivo aqui não é de ser repetitivo mas de trazer aos nossos seguidores um pouco de nossa filosofia de trabalho de nosso promissor negócio.


"
Sempre que atuava nas empresas e recebia visitas de fornecedores e vendedores, procurava nunca deixar que os mesmos ficassem muito tempo me aguardando na recepção, pois achava a espera algo chato.
Se havia uma crise para resolver naquele exato momento, tratava de ir ou ligar para a pessoa na recepção, explicar a situação e pedir a sua compreensão pelo atraso.
Raras foram as vezes que atrasamos demasiado, cancelamos ou remarcamos para um outro dia.
Bom, o fato é que mudamos de lado e agora somos uma bela vidraça!






Dia desses marcamos uma visita num potencial parceiro para uma rápida apresentação, coisa de meia hora. Tinha decorado meu script, prospecto impecavelmente impresso e chegamos na porta da empresa cinco minutos antes do horário.
Aguardamos pacientemente ser atendidos pela recepcionista que nos anunciou ao telefone e já nos avisou:
“ Sr. Fulano está no chão de fábrica, com uma outra visita, pediu para que aguarde que em breve irá recebe-lo”
Quantos minutos duram um “em breve”? Depende do tamanho do “abacaxi” que os caras precisam descascar lá no chão de fábrica.
A espera de todo não é ruim, você pode colocar a leitura dos e-mails em dia, fazer pesquisas no Google, reidratar-se, atualizar-se das notícias na TV muda, se houver uma na Recepção, mas começa a ficar um pouco desesperador quando você nota que pessoas que chegaram muito depois de você já estão indo embora e você nem da Recepção para dentro passou!
Um Gottes willen!!! (Pelo amor de Deus!!!)
Então o Menor Aprendiz aparece; um garoto com quase um metro e oitenta de altura, magro como um palito, com uma sombra de bigode debaixo do nariz, segurando o celular numa mão, digitando no WhatsApp com o dedão (não sei como eles conseguem!) e a outra mão no bolso da calça.
“Sr. Fulano não vai poder atendê-lo mas pediu para o Sr. Beltrano que vai lhe receber agora. Me acompanhe por favor”
O Sr. Beltrano devia também estar descascando um outro abacaxi, nos atendeu numa sala de reunião, nem nos convidou para sentar. Tratei de entregar-lhe o nosso prospecto, resumi nossa apresentação em dez palavras e ele tratou de nos colocar rapidamente na mesma direção que viemos.


Por uma dessas coincidências uma porta se abriu e de lá saíram algumas pessoas em passo apressado, o Sr. Fulano puxava a debandada, talvez não tenha me visto ou fez que não me viu, mas eis que alguém do bando, o Sr. Ciclano, olhou para trás, me reconheceu e esperou para me cumprimentar.
- Tudo bem com você? Faz tempo hein? – disse estendendo a mão
- Tudo joia e você? –Respondo.
- Cara estamos aqui apanhando que nem gente grande, dispositivo não está funcionando, muitos problemas de matching...um pesadelo!
E então num estalo ele me pergunta:
- Você está com tempo? O conjunto que estamos com problemas é parecido com aquele que tínhamos na...você sabe! Parece até que que copiaram de lá! Quer dar uma olhada?
- Claro que sim! Estamos aqui para ajudar!
- Pelo menos mudaram os números das peças e do conjunto? – Perguntei malicioso.
Concordei em acompanhar o Sr. Ciclano, meio que a contragosto do Sr. Beltrano que esperava na porta a frente; de fato conjunto era mesmo semelhante a um outro que fui responsável anos atrás.


Na ferramentaria o Sr. Ciclano me mostrou os componentes, seus relatórios dimensionais, posicionou as peças no dispositivo e pediu para que executassem a operação de solda do conjunto.
Colocou o conjunto soldado no dispositivo de medição e reprovou com a cabeça.
- Está morto!
Ficamos por lá quase que duas horas. Pedi para montarem mais alguns conjuntos para observar melhor os movimentos do robô na solda e por fim declarei ao Sr. Ciclano:
- Acho que está acontecendo o mesmo que acontecia na...você sabe! Quando o robô aplica a sequência de pontos de 3 chapas acaba movimentando as peças, porque o número de apalpadores é insuficiente.  Mas não tem espaço físico aqui para inserir mais apalpadores então acho que vai precisar de um dispositivo para aplicar esses pontos numa operação anterior como fizemos lá na...você sabe! No final vocês ainda vão ter ganho na qualidade da carroceria e dos pontos de solda.
Depois de puxar pela memória, o Sr. Ciclano concordou comigo.
O Sr. Beltrano fez olhar de reprovação, obviamente não queria gastar mais dinheiro com um novo dispositivo, uma operação á mais, mas na sequencia iniciou-se uma sessão de Brainstorming para não dizer uma Discussão acalorada com perguntas do tipo:
Quem vai custear isso? Porque não foi visto na simulação? Quem vai falar para a Diretoria?
Pedimos licença, nos despedimos e nos retiramos.
Dias depois, nem sinal do Sr. Fulano e do Sr. Beltrano, tentamos ligar várias vezes, mas sem sucesso, para remarcar a apresentação e verificar se podíamos ajudar mais em algo. Ora estavam em reunião, ora em visita externa...chão de fábrica...que pena!
Em compensação viramos parceiros do Sr. Ciclano que sempre que os seus clientes e parceiros tem um issue para resolver, não hesita em nos indicar.
E a gente vai de boa, afinal de contas o propósito de nosso promissor negócio é acima de tudo, ajudar nossos parceiros, seus clientes e fornecedores ou quem quer que ele nos indique, a encontrar Soluções de Engenharia Personalizadas, Sustentáveis e Inovadoras.
A Engenharia não precisa ser um lugar tóxico,  prova maior é essa galera descolada que volta e meia solta uns foguetinhos pro espaço!


Estamos sempre à disposição!

 "

Tenham todos uma ótima semana e aproveitem bem o seu tempo ao lado daqueles que lhe querem bem.

Um abraço!


carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!
.

Convidamos á todos lerem outros  posts em nosso Blog: 

Série Redução de Custos para peças estampadas - Parte 03



Transformação