Olá!
Sejam bem-vindos mais uma vez ao nosso encontro no Blog “Carroceiros” de Plantão para
falarmos sobre Carrocerias Automotivas e assuntos correlatos.
Semanas atrás uma chinesa postou no Linkedin, umas fotos de uma base de
um estampo fundido em sua empresa, com grandes dimensões e obteve 70 reações em
pouco menos de quatro dias.
Fiquei curioso e fui esmiuçar esse número: cerca de 70% eram de
brasileiros que atuavam direta ou indiretamente no seguimento de ferramentaria
ou indústria automotiva e o restante de estrangeiros, também dos seguimentos de
ferramentaria e automotivo.
Escolhi aleatoriamente 10 profissionais brasileiros dos que curtiram o
post da chinesa e pesquisei as suas atividades no Linkedin:
Vários “likes” para fotos de ferramentas produzidas principalmente na
China, “likes” para alguns vídeos sobre tecnologias desenvolvidas e disponíveis
no exterior, “likes” para algumas manifestações políticas e religiosas. Vários
comentários sobre política, algumas felicitações para contatos que conseguiram
recolocação no mercado. Um ou outro “Amém” para uma oração postada na rede.
Zero artigos e muito poucas postagens geradas pelos mesmos, ou seja,
muito pouco conteúdo/informação gerado.
Selecionei quinze ferramentarias
de variados portes que sigo na rede e fiz o levantamento da média de “likes”
que estas recebem em suas postagens: uma média de 12 “likes” por postagens, mas
um detalhe me chamou a atenção: a maioria destas já haviam sido postadas á mais
de três meses, já que frequência de postagens é muito baixa
Fiquei intrigado.
Como as pessoas esperam fortalecer o seu negócio e o segmento de
Ferramentaria no Brasil se sequer conseguem falar sobre si mesmos ou sobre suas
empresas? E se elas não acreditam em si mesmas e nem naqueles que atuam no
mesmo setor?
É preciso abandonar o complexo de vira-latas. Não é uma tarefa fácil,
principalmente para quem vem carregando esse sentimento há anos. Tem de ser uma
meta diária.
O mundo pós Pandemia será outro, e certamente você já ouviu falar que a
cadeia produtiva mundial, será uma das mais afetadas. Empresas já começam á
realocar suas fabricas em outros lugares, abandonando a China aos poucos.
Se empresários e empregados de pequenas e médias ferramentarias anseiam
por fazer parte desse novo cenário, estes precisam implementar mudanças no seu
negócio e na forma de prestar os seus serviços.
Algumas posturas precisam ser modificadas e uma nova roupagem utilizada.
É preciso colocar a sua expertise á favor do seu cliente, ajudando no
desenvolvimento do seu produto, no desenvolvimento do processo de fabricação
deste.
E então? Vai começar já ou ainda esperar por um milagre?
Tenham todos uma ótima semana e aproveitem bem o seu tempo ao lado
daqueles que lhe querem bem.
Um abraço!
O Especialista
carroceria.2008@gmail.com
Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está
gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de
Plantão para os seus amigos!