A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

27.4.20

Ventos do oriente


Olá!

Sejam bem-vindos mais uma vez ao nosso encontro no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas e assuntos correlatos.



Semanas atrás uma chinesa postou no Linkedin, umas fotos de uma base de um estampo fundido em sua empresa, com grandes dimensões e obteve 70 reações em pouco menos de quatro dias.


Fiquei curioso e fui esmiuçar esse número: cerca de 70% eram de brasileiros que atuavam direta ou indiretamente no seguimento de ferramentaria ou indústria automotiva e o restante de estrangeiros, também dos seguimentos de ferramentaria e automotivo.


Escolhi aleatoriamente 10 profissionais brasileiros dos que curtiram o post da chinesa e pesquisei as suas atividades no Linkedin:

Vários “likes” para fotos de ferramentas produzidas principalmente na China, “likes” para alguns vídeos sobre tecnologias desenvolvidas e disponíveis no exterior, “likes” para algumas manifestações políticas e religiosas. Vários comentários sobre política, algumas felicitações para contatos que conseguiram recolocação no mercado. Um ou outro “Amém” para uma oração postada na rede.

Zero artigos e muito poucas postagens geradas pelos mesmos, ou seja, muito pouco conteúdo/informação gerado.

 Selecionei quinze ferramentarias de variados portes que sigo na rede e fiz o levantamento da média de “likes” que estas recebem em suas postagens: uma média de 12 “likes” por postagens, mas um detalhe me chamou a atenção: a maioria destas já haviam sido postadas á mais de três meses, já que frequência de postagens é muito baixa

Fiquei intrigado.

Como as pessoas esperam fortalecer o seu negócio e o segmento de Ferramentaria no Brasil se sequer conseguem falar sobre si mesmos ou sobre suas empresas? E se elas não acreditam em si mesmas e nem naqueles que atuam no mesmo setor?

É preciso abandonar o complexo de vira-latas. Não é uma tarefa fácil, principalmente para quem vem carregando esse sentimento há anos. Tem de ser uma meta diária.



O mundo pós Pandemia será outro, e certamente você já ouviu falar que a cadeia produtiva mundial, será uma das mais afetadas. Empresas já começam á realocar suas fabricas em outros lugares, abandonando a China aos poucos.

Se empresários e empregados de pequenas e médias ferramentarias anseiam por fazer parte desse novo cenário, estes precisam implementar mudanças no seu negócio e na forma de prestar os seus serviços.



Algumas posturas precisam ser modificadas e uma nova roupagem utilizada. É preciso colocar a sua expertise á favor do seu cliente, ajudando no desenvolvimento do seu produto, no desenvolvimento do processo de fabricação deste.

E então? Vai começar já ou ainda esperar por um milagre?

Tenham todos uma ótima semana e aproveitem bem o seu tempo ao lado daqueles que lhe querem bem.

Um abraço!
O Especialista
carroceria.2008@gmail.com

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