A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

16.1.10

Cinto de Segurança Inflável


Olá muito boa noite!

Bem vindos mais uma vez ao nosso encontro semanal no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre carrocerias automotivas.

Sistematicamente tenho aqui comentado sobre a inércia dos nossos governantes, dos fabricantes de automóveis aqui instalados e também (porque não?) de nossa parte, consumidores que somos, sobre a decisão de se ter carros mais seguros andando nas ruas.

Hoje comento aqui sobre um novo dispositivo de segurança desenvolvido pela americana Ford: o cinto de segurança inflável.

Numa ultima palestra que fiz em uma escola técnica no ano passado, eu havia dito aos alunos que uma carroceria propriamente nunca é 100% segura e que parte da segurança oferecida por esta, provém dos dispositivos de segurança nela instalados.
Alguns especialistas duvidam da utilidade do airbag do banco traseiro, pois na sua opinião, a possibilidade do passageiro saltar sobre o volante é quase zero além do fato do passageiro estar situado longe da área frontal de deformação; no caso, seriam muito mais importante airbags laterais e de cortina, desenvolvidos para crashes laterais e há muito tempo já instalados em alguns carros fabricados no exterior.
No cotidiano o cinto inflável funciona como cinto de segurança comum. Segundo a Ford, alguns passageiros sentiram-se mais confortáveis, porque o airbag integrado e dobrado se parece com um tipo de preenchimento. Isso melhorou até mesmo o conforto do passageiro no banco de trás.

Em um acidente, o airbag será preenchido num intervalo de 40 milissegundos:o air bag dobrado é insuflado com ar comprimido que sai de um cartucho sob o assento e após a floração continua inflado por vários segundos antes que o ar escape através dos poros. A bolsa insuflada mantém os ocupantes em posição melhor do que o cinto de segurança normal, além de distribuir a força sobre uma área cinco vezes maior do tórax. Ele pode também, segundo a Ford, reduzir os ferimentos no pescoço e no peito em crianças e idosos que são particularmente mais suscetíveis á estes ferimentos.
Feliz 2010! Vamos mudar!

Uma boa semana á todos e não deixem de curtir á vida ao lado daqueles que lhes fazem bem.

Um abraço!

O Especialista

carroceria.2008@gmail.com

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