A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

28.10.18

Série Redução de Custos para peças estampadas - Parte 01


Olá!
Sejam bem-vindos mais uma vez ao nosso encontro no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas e assuntos correlatos.



Independente se você trabalha na indústria automotiva, indústria alimentícia ou eletrônica, certamente você já deve ter sido desafiado pela sua chefia ou por seu patrão, á gerar propostas de redução de custos.

Mas o que é de fato uma Política de redução de custos? Se você procurar no Google, certamente encontrará muitas definições.

Aquela que eu mais  gostei foi a que encontrei no site Portal Educação, atribuída á Clóvis Luís Padovese:

Uma política de redução de custos pode ser entendida como um conjunto de diretrizes coordenadas pela alta administração da empresa com o objetivo de reduzir de maneira permanente e geral seus custos e despesas por meio de enfoques coordenados e integrados, medidas e procedimentos específicos, para obtenção de ganhos de eficiência e produtividade (Padoveze,2005).   
(https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/contabilidade/o-que-e-uma-politica-de-reducao-de-custos/55307)

Hoje inauguraremos uma pequena serie onde discutiremos alguns pontos á serem considerados na redução de custos de peças estampadas.



Especificação de Material
Ao selecionar o material de uma peça, será que seu Engenheiro de Produto considerou mesmo todas as suas opções disponíveis? Esse material tem outras utilizações dentro da sua empresa  ou da empresa que vai fabricá-la? Qual a origem do Material? Nacional ou importado?

Com a frequente flutuação dos preços do aço, você poderá encontrar economia em um material alternativo que você não considerou anteriormente.

Recentemente, um parceiro local nosso nos contatou para revisar a especificação de material de uma peça existente e em produção há muito tempo. Eles estavam usando aço com acabamento zincado eletrolítico para atender a especificação feita pela matriz de seu cliente. Identificamos um material nacional similar, porém com acabamento zincado á fogo.



Estampamos algumas peças protótipos para verificar como seria o comportamento do material na ferramenta e testamos as peças em laboratório de corrosão alcançando resultados semelhantes ao material original.

Os requisitos da peça mudaram desde então, o aço com acabamento zincado eletrolítico permaneceu, porém, o material alternativo com zincado á fogo figura como opcional para o Brasil.

Como tudo que é produzido localmente é utilizado no mercado local, não houveram grandes objeções.

Em função dos preços praticados pelas usinas ou revendedores e dos requisitos do componente que será fabricado, fazer uma alteração na especificação do material pode permitir que sua empresa realize algumas economias pontuais e rápidas, sem deixar de atender os requisitos estruturais do componente.

Comunizar espessuras de chapas de aço pode também ser um caminho; tempos atrás visitamos uma empresa no interior de São Paulo onde eram estampadas peças em aço SAE 1050 com espessuras que variavam de 1,0mm, 1,25mm, 1,4mm e 1,75mm.

O volume de peças com 1,0mm, 1,25mm e 1,75mm eram bastante inferiores ao volume de peças com 1,4mm, uma diferença brutal!



Entramos em contato com o cliente dessa empresa para verificar onde essas peças eram utilizadas e se poderíamos fazer uma proposta de comunização.

Algumas peças com espessura de 1,0mm, 1,25mm e 1,75mm foram alteradas para espessura de 1,4mm. Peças com espessura de 1,75 foram avaliadas e redesenhadas para espessura de 1.4mm após inserirmos algumas alterações na estrutura da peça, tais como nervuras, flanges, etc..

Aumentando o volume de consumo do material com espessura de 1,4mm, a empresa conseguiu atingir o volume mínimo vendido pelas usinas e consequentemente uma boa redução de preço se comparado ao preço praticado pelo revendedor. Uma parte dessa redução foi repassado ao cliente. E o ganho não foi só no volume, houve redução de logística, movimentação de bobinas internamente.

Tenham todos uma ótima semana, aproveitem bem o seu tempo ao lado daqueles que lhe querem bem.

Um abraço!


carroceria.2008@gmail.com

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