A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

31.8.08

Teto Solar - um pedaço do céu só seu!

Olá boa tarde!
Mais uma vez nos encontramos no Blog Carroceiros de Plantão para falarmos de carrocerias automotivas.
E mais uma vez O Especialista se sente na obrigação de se desculpar com os colegas por não ter postado no dia certo; acontece que a frente fria que estacionou em São Paulo na ultima sexta-feira, trouxe alguns contratempos, a chuva que caiu na madrugada, provocou algumas avarias na fiação de telefonia da rua e ficamos sem Internet.

E hoje vamos falar sobre Teto Solar.

O Teto-solar é um equipamento importante que ajuda a controlar a temperatura e o conforto dentro do interior do veículo. Eles podem ser originais de fábrica ou adaptados depois que o veículo já saiu da fabrica.
O teto solar foi inventado nos anos 30 pelos alemães Wilhelm e Otto Baier.
Naquela époça os veículos mal atendiam as exigências básicas de segurança e o conforto para motorista e passageiros quase não existiam: os carros não dispunham de ventilação no verão e não havia como aquecê-los no inverno.
Pensando em inovar nesse sentido eles desenvolveram em 1932 uma solução caseira: uma tampa deslizante de tecido grosso para o teto do veículo, assim durante o verão ela poderia ser aberta para ventilação e no inverno poderia ser facilmente fechada mantendo o carro aquecido.
Em 1937 a Daimler-Benz tornou-se a primeira montadora á fornecer o teto solar em seus veículos.
Os Tetos solares estão disponíveis em diversas formas, tamanhos e estilos, e são conhecidos por diversos nomes. Em geral os tipos mais comuns são:
•Manual : neste modelo o vidro abre basculante oferecendo um respiro ao veículo e o vidro é geralmente removível. É um modelo que pode ser instalado na maioria dos veículos e é de preço relativamente acessível.

•Elétrico – Spoiler: combina a característica de inclinação do pop-up e também desliza o vidro para trás e por cima do teto. Esse modelo não tem uma abertura muito grande.Tem características opcionais como tapa sol integrado e fechamento automático. Dá uma aparência esportiva para o veículo, é ideal para carros de pequeno porte.
•Embutido – Inbuilt: modelo que tem um painel de vidro ou metal que desliza entre o forro e o teto, ele baixa o teto de 5 a 10cm, e proporciona a abertura total do teto. Este teto é o teto original de fábrica do Ômega, Vectra, Golf, etc. Tem características como fechamento automático, antiesmagamento, sensor de chuva, entre outras.
•Panorâmico: um novo modelo com um painel grande ou multi painéis que oferece luminosidade também para os passageiros. É elétrico e tem geralmente tapa sol integrado e quebra vento.
Do ponto de vista estrutural o teto solar original de fabrica leva vantagem considerável, pois as carrocerias ganham reforços adicionais que garantem a sua rigidez, o próprio teto já vem com a abertura.


Isto não significa que aqueles instalados em lojas são de qualidade duvidosa, embora haja necessidade de se recortar a carroceria, travessa de teto e etc.
Sendo o Teto solar um dispositivo que ajuda no controle do conforto do veículo, curiosamente ele é original de fábrica para poucos veículos, os carros ditos populares por exemplo, nenhum deles conta com este item original de fábrica.


Cabe aqui mostrar uma curiosidade que é propria da inventividade do Brasileiro; se você não tem dinheiro para comprar um teto solar ou tem pena de cortar o seu carro, você pode usar o pseudo teto solar, uma pelicula adesiva que você cola no teto do carro dando a parencia de que tem um teto solar. Não me causaria espanto se tivesse o selo das Organizações Tabajara...rs

Aproveitem bem o resto do seu fim de semana e tenham uma ótima semana de trabalho.

Um abraço!

O Especialista


Alguma sugestão ou crítica? Mande um Email para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!