A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

13.2.19

Caixa de Ferramentas: FMEA


Olá!

Sejam bem-vindos mais uma vez ao nosso encontro no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas e assuntos correlatos.



Segunda feira mal começou e antes mesmo de você chegar na fábrica, o SQE daquela montadora já te ligou no meio do caminho, querendo marcar o buyoff das ferramentas para essa semana.

Mas como marcar um buyoff se as peças ainda apresentam grande variedade dimensional, superfície ondulada e precisando de alguns ajustes?

Precisa de mais umas duas semanas para resolver esses e outros pepinos e o SQE quer marcar o buyoff para essa semana. Deus nos acuda!

Todos estes problemas, sejam eles isolados ou não, podem causar grandes dores de cabeça ao pessoal de produção que precisa iniciar a produção da peça urgente e claro ao pessoal da ferramentaria também, que vai passar um bom tempo lutando para corrigi-los.

Nessa hora com certeza muitas perguntas e respostas aparecerão do nada. Porque se fez o furo nessa operação? Não está faltando um batente aqui? Poderia ter colocado uma gaveta ali? Esse material é muito duro... springback muito alto.



Mas qual é a melhor hora para resolver os problemas? Com certeza não é quando sai o primeiro produto da ferramenta, ainda que seja algo embrionário mas o melhor momento é antes que eles ocorram.

Antigamente era até que aceitável que após o termino da construção de uma ferramenta, que se levasse um tempo para se “ajustar” as ferramentas, efetuar algumas correções mesmo já iniciada a produção, mas hoje em dia com a concorrência acirrada do jeito que está, independente do tamanho da ferramentaria, isto já não é mais aceitável.

Hoje já dispomos de softwares que conseguem simular todo o processo de estampagem, conseguimos reduzir os problemas de Springback, reduzimos o tempo de tryout.



O cliente hoje quer receber a sua ferramenta 100% funcional, produzindo uma peça livre de defeitos
A Análise de Modos de Falhas e Efeitos ou simplesmente FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) é uma ferramenta utilizada para prevenir falhas e analisar os riscos contidos em um processo.
E através da identificação das suas causas e dos seus efeitos podemos identificar as ações que serão utilizadas para evitar que estas falhas aconteçam.

O FMEA pode ser aplicado em diversas fases: no desenvolvimento do Produto, no desenvolvimento dos meios de produção (ferramentas, dispositivos e etc.) e na produção.

Seja em qual fase for, precisamos identificar qual objetivo estamos tentando alcançar:
·         Um produto, uma peça que atenda as especificações de projeto,
·         Uma ferramenta ou dispositivo que produza peças com qualidade,
·         Uma produção com zero falhas



A intenção aqui não é de descarregar um monte de tabelas e fórmulas matemáticas, para demonstrar conhecimento sobre o assunto, mas de motivar as pessoas a procurarem aprender um pouco mais sobre o assunto e praticarem nas suas empresas, sejam elas de que tamanho for.

Sua elaboração não pode ser vista como o trabalho de uma só pessoa e se assim for tratado, pode ter certeza de que se estará fazendo errado. O FMEA é uma oportunidade de canalizar recursos, alinhar esforços para se antecipar aos problemas que podem acontecer.

Deixo abaixo alguns links onde o amigo leitor poderá obter mais conhecimentos sobre o assunto:




Uma dica: caso tenha interesse em se aventurar no fascinante mundo do FMEA, inicie elegendo assuntos de pouca magnitude e conforme for ganhando experiência e confiança vá aos poucos aumentando a régua.

Lembre-se que a prática leva a perfeição!

Tenham todos uma ótima semana e aproveitem bem o seu tempo ao lado daqueles que lhe querem bem.

Um abraço!
carroceria.2008@gmail.com

Alguma sugestão ou crítica? Mande um E-mail para O Especialista. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!