A grandeza não é onde permanecemos, mas em qual direção estamos nos movendo. Devemos navegar algumas vezes com o vento e outras vezes contra ele, mas devemos navegar, e não ficar à deriva, e nem ancorados.

Oliver Wendall Holmes

1.10.18

Tamanho ou Peso?


Olá! Sejam bem vindos mais uma vez ao nosso encontro no Blog “Carroceiros” de Plantão para falarmos sobre Carrocerias Automotivas e assuntos correlatos.



Primeiro gostaria de agradecer á todos as mensagens que recebi ao longo da semana passada, algumas desejando um bom retorno, outras reclamando pelo extenso período que ficamos afastados e claro algumas já contendo perguntas que responderemos ao longo da semana ou se for o caso, transformaremos em posts.



Anos atrás, no post Zona de Deformação, procuramos explicar como o Engenheiro Projetista de Carrocerias consegue gerenciar as forças geradas quando num impacto, para que estas sejam absorvidas no interior da seção frontal do veículo, sem que essas sejam diretamente transmitidas aos ocupantes, evitando assim a intrusão ou deformação do habitáculo da carroceria.

Recentemente uma discussão se aflorou nos Estados Unidos onde alguns órgãos governamentais afirmavam que os veículos fabricados pelas Montadoras daquele país seriam mais seguros por conta de uma proposta de regulamentação para economia de combustível e padrões de emissão de gases de efeito estufa para veículos leves que forçariam os carros á serem mais leves.

Não demorou muito e uma enxurrada de opiniões contrarias caiu; os principais especialistas em segurança automobilística afirmam que o tamanho (e não o peso!!!), é o fator de segurança mais influente, já que veículos maiores proporcionam aos ocupantes mais espaço em um acidente e as Zonas de deformação podem ser melhor dimensionadas.



Os céticos rebatem dizendo que a utilização de materiais mais leves, mas altamente absorventes conjugados com um design inteligente, produziu exemplos de sucesso como a  pick up F-150 da Ford e o Chevrolet Malibu, classificado com 5 estrelas, sem contar  que há outros inúmeros exemplos de veículos reprojetados  rodando nas estradas americanas hoje, mantendo ou aumentando suas classificações de segurança.

Mas isso não é bem verdade quando se compara o modelo atualizado/melhorado com o anterior nota-se que que não é apenas a redução de peso que conta, muitas montadoras além do upgrade de matéria prima, implementaram novos airbags de acionamento mais rápido, incluíram air bags laterais; sistemas de frenagem automático, sistemas anti crash, etc.,  o fator tamanho é sim importante.




Várias propostas tais como a utilização de materiais leves e de alta resistência no lugar dos materiais convencionais, têm o potencial para reduzir o peso, melhorar performance do veículo e  reduzir a emissão de gases, sem alterar as características do veículo e mantendo ou possivelmente melhorando a força estrutural do veículo, mas as montadoras por ora não estão 100% focadas nos veículos ditos pequenos.

Estima-se que em mais de 95% dos caminhões leves fabricados nos EUA podem ter o peso reduzidos com segurança e consequente conseguir expressiva melhora no consumo de combustível e emissão de gases.



Tenham todos uma ótima semana, aproveitem bem o seu tempo ao lado daqueles que lhe querem bem.

Um abraço!


Alguma sugestão ou crítica? Mande-nos  um E-mail. Está gostando das postagens? Então divulgue o Blog "Carroceiros" de Plantão para os seus amigos!